Comemoração moderada
A denegação do pedido de habeas corpus do criminoso Lula não pode mudar a percepção do brasileiro sobre o STF e seus integrantes.
O STF tem compromisso apenas com o sistema político atual. Não nos daremos por satisfeitos com esta vitória parcial e, provavelmente, temporária.
Temos que continuar ocupando as ruas. A pressão precisa ser total e não há razão para relaxarmos. Não tem nada seguro no Brasil, enquanto o sistema político não for derrotado. Não podemos repetir os erros de 2013.
Eu comemoro com moderação, muita moderação.
A imprensa internacional está surpresa, pois o condenado “provavelmente não poderá disputar a eleição presidencial”.
Bom, a vitória foi grande, mas não devemos nos iludir de forma alguma. Eles tentarão livrar este criminoso da cadeia, o quanto antes. Já adiantaram que no mérito da admissibilidade da prisão em segunda instância, esta só será admitida após o trânsito em julgado - ou seja, com o esgotamento da esfera recursal e contrário ao entendimento atual. Só não fizeram isso agora, pois entendem que no habeas corpus não caberia tal discussão. Em breve, a caterva suprema julgará a ADC e devem, portanto, reverter o resultado em favor dos criminosos no Brasil.
Todavia, o marginal em tela deve passar alguns meses no cárcere. Isso já é fato. Não podemos relaxar, tem muita água para passar debaixo da ponte e nossas 'preclaras excelências' poderão mudar o rumo do Brasil a qualquer momento, afinal, a turma não tem compromisso com o Brasil, sua realidade ou com a Constituição Federal, só com a garantia do sistema atual. Todo cuidado é pouco.
(C.W.)