Reflexão Moral – Direita e Esquerda

Quem não gostaria de ver seu ente mais querido, livre de qualquer problema de saúde, de forma rápida e certa? Acredito que todos. Pois bem, é nessa reflexão que proponho um exercício mental, a fim de verificar uma questão política que há muito tempo nos assola. Mas não vou entrar nessa questão política agora, deixarei essa parte para o “grand finale”.

Imaginem que seu ente mais querido, pai, mãe, marido, mulher, irmão, irmã, tio, tia, enfim, qualquer pessoa que faça parte de seu circulo familiar e que vocês desejam o bem acima de tudo. Imaginaram? Se sim, imaginem agora, que essa pessoa adoeceu em virtude de uma doença muito grave e sua vida corre sério risco. Vocês a levam para o hospital e após uma longa e dolorida bateria de exames o médico lhes apresenta o prognóstico e este não é nada bom. A doença é séria, rara, agressiva, dolorida, enfim, tudo de ruim. Mas nem tudo está perdido.

O médico lhe trás, juntamente com esse quadro drástico e dramático, uma proposta de solução para a doença, de forma que estará em suas mãos a vida desse familiar. O médico lhe diz que atualmente, existem duas possíveis curas, uma delas é um remédio que já foi testado em diversas pessoas e que se tem certeza que funciona e cura sem deixar nenhuma sequela e sem nenhum efeito colateral, porém, esse remédio leva um tempo um pouco inconveniente para fazer efeito, e até que faça, o paciente ficará sofrendo com os males trazidos pela doença, ou seja, sentirá dores e ficará um tanto quanto inabilitado. Mas a cura virá com certeza, apenas levará um tempo um pouco longo, principalmente do ponto de vista do paciente que estará sofrendo. Então, o médico lhe apresenta um segundo remédio que foi criado recentemente, cuja proposta é trazer a mesma cura do primeiro remédio, porém em um tempo bem mais curto. Ora, se o remédio se propõe a curar de forma mais rápida, porque não? Pois bem, o único problema com esse remédio, é que ele nunca foi testado em ninguém anteriormente. Não se sabe com certeza, pois nunca foi experimentado, se ele trará algum efeito colateral ou deixará alguma sequela no paciente.

O fato é simples, vocês tem diante de si, duas opções de remédio para o paciente, um remédio já foi testado anteriormente e se sabe que funcionará, porém vai levar um tempo longo para fazer efeito e o outro remédio promete curar rápido, porém nunca foi testado em ninguém, não se sabe se realmente vai curar e tão pouco se deixará alguma sequela ou se terá algum efeito colateral. Qual desses remédios você escolherá? Lembre-se que esse paciente é seu familiar querido, aquele que você deseja o bem acima de tudo.

Se você escolheu o primeiro remédio, aquele que vai curar com certeza, pois já foi testado e sabe-se que funciona, apesar de demorar um pouco mais, parabéns, seja muito bem vindo à direita do espectro político. Sim, você é de direita e, provavelmente nem sabia, não é mesmo? Pois é exatamente isso. Muitas pessoas acham que ser de direita significa ser capitalista, ser conservador, ser contra o comunismo, ser a favor de religiões, enfim, as características que geralmente são atribuídas ao lado direito do espectro são muitas. Mas a verdade é que todas essas questões econômicas e sociais são medidas tomadas após a reflexão que realmente significa ser de esquerda ou de direita. Esquerda e direita são correntes política que propõem uma reflexão sobre a vida ou sobre a sociedade antes de se tomar qualquer atitude em ralação a qualquer medida que se pretenda tomar. Em suma, essa reflexão é bem simples e muito semelhante à proposta no inicio do texto, com a história do paciente doente. Imagine que esse paciente é a sociedade, e aqui vou considerar que se vocês desejam o bem para seu familiar, também desejam para a sociedade, certo? Sendo assim, aquele que acredita que a sociedade não deve ser exposta a experiências, a medidas que nunca foram tomadas e que não se sabe se realmente farão algum bem, esse cara é de direita. Agora, se você acredita que não tem nenhum problema em usar a sociedade como se fosse um rato de laboratório, expondo-a a medidas não testadas e que não se sabe qual impacto terá na vida social, então você é de esquerda.

Thiago Costa Reis
Enviado por Thiago Costa Reis em 28/10/2017
Código do texto: T6155535
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.