A CORRUPÇÃO VENCEU NO BRASIL
Aqui e ali, há sinais evidentes de que o Brasil perdeu a batalha para a corrupção. Embora ainda se tente camuflar eles são visíveis nos noticiários vindo do mundo político. E da maneira submissa como a sociedade tem encarrado a derrota. Definitivamente decidimos aceitar.
Michel Temer continuar no poder após tudo o que se soube. PMDB, PSDB e PT unirem forças se entrincheirando no Senado para defender o mandato de Aécio Neves. O STF decidir rever a possibilidade de prisão após condenação em segunda estância. O corporativismo instalado nos três poderes. Poderíamos citar ainda vários outros sinais.
Quando nossa história recente for contada pela ótica dos corruptos vencedores, os culpados pelas crises que estamos passando serão finalmente revelados. Se agora dedos já são apontados, ganharão muito mais veemência. E serão os integrantes mais proeminentes da caçada aos corruptos denominada de Operação Lava Jato.
Muitos dirão também, que se existiu uma crise institucional no Brasil. Se num determinado momento houve a necessidade da justicialização da política a culpa foi deles também. Em todos os poderes do Brasil, só existem defensores do combate à corrupção diante dos holofotes, microfones e câmeras de TVs.
Instigados a propor soluções, os analistas políticos e os formadores de opinião têm jogado a responsabilidade para a sociedade, já que estamos a um ano das eleições. Muitos enxergam politização nas redes sociais. Discordo radicalmente dessa visão. O que se vê nas redes sociais são novos modelos de lavagens cerebrais. Politização nunca pode sugerir radicalismo e endeusamento. Criação de bichos de estimação.
A sociedade brasileira costuma olhar para a corrupção do topo da pirâmide e fecha os olhos para a corrupção que desfila como uma moça bonita na base da pirâmide. Se um caminhão de cerveja tombar na sua rua, o que acontecerá com a carga? Se um caminhão com celulares caros tombar na sua rua, o que acontecerá com a carga?
Também é um erro acreditar que a sociedade brasileira é bem informada, ou que gosta de se informar. Redes sociais não informam ninguém. Nem o Jornal Nacional. Claro que os corruptos gostam disto. A corrupção se alimenta da falta de informação.
Muitos poderão discordar usando o seguinte argumento: Como a sociedade não gosta de se informar se uma pesquisa mostrou que 54% dos brasileiros querem ver o ex-presidente Lula na prisão?
Pesquisas também mostraram que o ex-presidente venceria fácil as eleições de 2018 de qualquer adversário. O que coloca um ponto de interrogação na sociedade. Deixamos as cervejas e os celulares para os donos, ou comemoramos a vitória da corrupção?