Comentários sócio-políticos

Comentários sócio-políticos

Comentário abaixo sobre o texto: “Marx estava certo (e errado)”, de Sérgio Malbergier. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/sergiomalbergier/961517-

marx-estava-certo-e-errado.shtml

Karl Marx disse que a economia é o grande bolo, e a educação e a cultura são os confetes desse bolo. Quando na verdade deveria ser o contrário. A educação e a cultura devem ser focado como o principal objetivo dos países, pois só é através da educação e cultura que um povo se transforma num povo melhor. Essa interpretação é da minha

mestra filósofa Lúcia Helena Galvão. Uma interpretação um tanto quanto poética.

Comentário abaixo sobre o texto: “A religião vai acabar?” de Hélio

Schwartsman. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/961100-

a-religiao-vai-acabar.shtml Sugiro que você, Hélio, veja um vídeo no youtube.com que diz que os islamismo será a religião dominante em toda a Europa daqui a algumas décadas. Já a religião na América Latina, mesmo com o crescimento sócio-econômico dessa região, ainda continuará forte a influência da religião sobre a população, em especial o cristianismo. A cultura da América Latina é totalmente diferente da Europa.

Comentário abaixo sobre o texto: “FHC prega apoio tucano a Dilma”, de

Kennedy Alencar. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/kennedyalencar/962251-fhc-prega-apoio-tucanoa-dilma.shtml

Espero que o PSDB opte pelo novo: Aécio Neves, nas eleições presidenciais nem digo de 2014, mas de 2018, por que quem está no poder dificilmente perde uma reeleição. Não sou de direita e nem de esquerda, mas tenho uma simpatia pelo pessoal da esquerda por que geralmente, esse galera é mais idealista. Só que como disse minha

mestra Lúcia Helena Arruda, "o idealista é como o cristal, brilha, mas se quebra com facilidade, e a filosofia vem para proteger esse ideal".

Comentário abaixo sobre o texto: “Quanto vale o que você sabe?” de Gilberto Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/960948-

quanto-vale-o-que-voce-sabe.shtml

Interessante a reportagem, resgatar em nós habilidades adormecidas. Saiba que o mais importante não é ler incansavelmente um assunto, mas dominar o assunto. A leitura, os livros, manuais, são apenas ferramentas do saber. A filósofa Helena Blavatsky chega a dizer que "para cada 5 minutos de leitura, reflete 2 horas." Hoje temos muita informação e pouca formação, já na Antiguidade clássica era o contrário,

derrubando assim a ideologia positivista.

Comentário abaixo sobre o texto: “A era do culto à tecnologia”, de Clóvis

Rossi. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/965692-a-era-do-cultoa-tecnologia.shtml

A ideologia do positivismo diz que por causa do avanço tecnológico de nossa era, diz que somos superiores a outras civilizações do passado. Isso é uma ideologia errada, pois hoje temos muita informação e pouca formação, e na Antiguidade Clássica era o contrário, derrubando assim a ideologia positivista. Quem diz se uma civilização ou pessoa é superior, é sua formação (sua moral) e não o aspecto material. Há quem diga até que os Atlantes eram superior em termos tecnológicos.

Comentário abaixo sobre o texto: “Os milhões de poetas do Twitter”, de Luli Radfahrer. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luliradfahrer/967482-osmilhoes-de-poetas-do-twitter.shtml

Se o twitter fosse criado na época da Grécia Antiga, mas especificamente na cidade militar de Esparta, eterna rival de Atenas, ia ganhar um refúgio muito louvável nesta cidade, Esparta. Pois os espartanos praticavam a filosofia de dizer tudo em poucas palavras. O contrário de Atenas, onde os oradores dessa cidade e o povo em geral

gostavam de se alongar em seus discursos, em seus diálogos. Esparta foi uma timocracia, um governo nos moldes militar mas não uma ditadura.

Comentário abaixo sobre o texto: “Faça você mesmo a sua escola”, de Clóvis Rossi. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/971651-faca-vocemesmo-a-sua-escola.shtml

O governo federal deve investir pesado na educação pública municipal e

estadual. No ensino fundamental deveria existir escolas de tempo integral, em que o aluno teria aulas de arte e educação física no horário oposto as aulas formais, criando complexos esportivos e culturais em cada região da cidade, para atender a demanda de escolas de determinado bairro. Já no ensino médio deveria-se criar escolas técnicas. Platão disse que a arte educa a alma e a ginástica o corpo:

Comentário sobre o texto: “E se o futuro chegasse hoje?” de Gustavo Cerbasi.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gustavocerbasi/973680-e-se-o-futurochegasse-

hoje.shtml O verdadeiro homem é aquele aproveita o melhor do passado, aplica no presente e antecipa o futuro. Se todo brasileiro tivesse a mentalidade de poupar para futuramente

investir no ramo de atividade em que se tem por dom, o Brasil seria outro país. Imagine um país com o vasto território brasileiro mas uma mentalidade japonesa, altamente disciplinada. Seriamos o país líder do mundo. Dizem os profetas que o Brasil será esse país um dia. Aguardamos.

Comentário sobre o texto: “O risco do voluntarismo”, de Kennedy Alencar. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/kennedyalencar/976580-o-risco-dovoluntarismo.shtml Tem que haver uma reforma política no Brasil. Os deputados, ministros, senadores, secretário e até o próprio presidente não devem ganhar salário, devem fazer trabalho voluntário. Imaginem se isso fosse aplicado, afastaria muitos corruptos desses cargos. Ai você leitor se pergunta: "E como eles iriam se sustentar?" Se virando, cargo político não é emprego, mas sim um sacro-ofício, muita gratificante por sinal, mas um trabalho duro. Devem todos se sustentar paralelamente.

Comentário sobre o texto: “Falta contraditório no governo”, de Kennedy

Alencar. Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/kennedyalencar/984722-faltacontraditorio-no-governo.shtml

Ciro Gomes, no programa "É notícia", disse que no início do governo Lula

sempre tinha aqueles com opiniões contrárias que ajudavam a forma e gerar um senso comum no governo Lula. Mas depois, segundo Ciro, faltou essa voz na mesa de Lula e com o tempo todo mundo foi concordando com tudo sem refutar as opiniões do governo Lula. É necessário para governar um país como o Brasil a perspectiva de governo, olhar um assunto sobre vários ângulos e chegar a um senso comum.

Comentário sobre o texto: “Expansão do Universo e a política” de José Luiz Portella. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joseluizportella/986330-

expansao-do-universo-e-a-politica.shtml A história não é uma reta, é cíclica, se repete, mas não da mesma maneira, como

uma espiral. E quando a espiral acaba, surge outra espiral, é o eterno retorno que Nietzsche descreveu. Correntes da história dizem que estamos entrando numa nova idade média: estradas perigosas, excesso de misticismo, condomínios fechados (semelhantes aos castelos na idade média européia) e enquanto na idade média européia a igreja ditava as regras, hoje é a ciência quem dita as regras.

Comentário sobre o texto: “Morador de rua ensina respeito ao livro” de

Gilberto Dismenstein. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/985969-morador-de-ruaensina-respeito-ao-livro.shtml

Existem 2 caminhos para a transformação da sociedade: da guerra, a curto prazo, e da educação, a longo prazo. Esse último caminho, o da educação, tem se mostrado mais eficaz no decorrer da história da humanidade. Já disse que o erro de Karl Marx foi colocar a economia como sendo o grande bolo, e a educação e cultura como sendo os

confetes desse bolo. Quando na verdade devia ser o contrário. Só através da educação e cultura que a sociedade muda, focando os jovens e líderes.

Comentário sobre o texto: “Nem aí”, de Fernando Canzian. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandocanzian/1006223-nem-ai.shtml

Mesmo com a demora do governo em ocupar a Rocinha, eu acho válida a ação do governo, e assim, aos poucos, espero que o governo do Rio ocupe todas as favelas do Rio de Janeiro e cria as UPPs, Unidade de Polícia Pacificadora. E não só isso, que crie praças, anfiteatros, quadras de esportes, que aconteça eventos culturais nas praças e procure manter as favelas do Rio em movimento, culturalmente. E assim os jovens vão

sair das drogas e ocupar a mente com coisas produtivas.

Comentário sobre o texto: “Com a História não se brinca”, de Sylvia

Colombo. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/sylviacolombo/1020389-com-ahistoria-nao-se-brinca.shtml

O fundamento da história está em estudar o passado, para não repetir os mesmos erros no presente, e antecipar o futuro. E também pegando o melhor do passado para aplicar no presente. A história não é uma reta, é cíclica, se repete, mas não da mesma maneira, como uma espiral, e quando acaba a espiral, surge outra espiral, é o eterno retorno que Nietzsche descreve. Diz o filósofo e senador romano Cícero: "Não estudar nossos antepassados é permanecer criança para sempre!"

Comentário sobre o texto: “Depressão e democracia” de Paul Krugman. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/paulkrugman/1020191-depressao-edemocracia.shtml

Platão diz que a democracia só está acima da ditadura. A oligarquia, onde quem governa é quem tem dinheiro, está acima da democracia, e acima da oligarquia está a timocracia, que é um governo militar mas não uma ditadura. Acima da timocracia está a a aristocracia, o governo do mais sábio. A democracia é o governo da maioria, e a maioria não sabe o que é melhor para si e para a maioria. Platão diz que a democracia só

daria certo numa sociedade de sábios.

Comentário sobre o texto: “Minha terapia da humildade”, de Gilberto

Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1027994-

minha-terapia-da-humildade.shtml

Humilde quer dizer: aquele que sabe o que é. Se temos consciência de quem somos e que temos muito o que aprender, é o primeiro passo para está disposto a evoluir: reconhecer a própria ignorância. Disseram a Sócrates que o oráculo disse que ele era o homem mais sábio da Grécia, Sócrates não concordou e saiu pelas ruas fazendo os mais complexos questionamentos para as pessoas e ninguém foi humilde bastante para dizer: não sei. Então Sócrates disse: "Só sei que nada sei!"

Comentário sobre o texto: “Uma longa adolescência”, de Luli Radfahrer. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luliradfahrer/1027652-uma-longaadolescencia.

shtml

Hoje as pessoas tentam antecipar a adolescência e alongar-lá, tentando preservar o corpo ao extremo. E alongar também a vida social adolescente. Perdendo assim, a oportunidade, de viver a magia de cada idade. O filósofo e senador romano Cícero disse: "Não estudar a história dos nossos antepassados, é permanecer criança para sempre!". Hoje, milhões de pessoas vivem uma eterna infância. Não na candura e simplicidade, mas no excesso de infantilismo. Temos que amadurecer.

Comentário sobre o texto: “Wendy Sherman: educação, viagem de Dilma e o

‘Grande Líder’,” de Patrícia Campos Mello. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/patriciacamposmello/1040123-wendy-shermaneducacao-viagem-de-dilma-e-o-grande-lider.shtml

O governo federal deveria criar um programa para segurar os melhores

"cabeças" no Brasil e evitar a chamada "fuga de cérebro" para o exterior. Porém, temos que reconhecer que nossa educação esta longe de atingir um patamar de Oxford, Cambridge, Harvard... e temos que admitir que a experiência no exterior é enriquecedor para o aluno, mas o governo deveria, ao menos, fazer um programa para o estudante, o professor, ficar com um pé aqui no Brasil e outro no exterior.

Comentário sobre o texto: “Extraordinárias aulas de graça” de Gilberto

Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1039668-

extraordinarias-aulas-de-graca.shtml

Aprovo sempre algo de diferente e que se encaixe com a realidade local. Pois cada região desse planeta tem uma identidade própria, e cabe a educação, que etimologicamente quer dizer: "trazer o fogo a tona", fazer esse papel de reacender essa chama que na mitologia grega Prometeu misericordioso com o homem, rouba o fogo de Zeus que simboliza a chispa mental, a ciência, e dar aos homens dando chance ao homem de viver uma vida mais produtiva, melhor e educativa.

Comentário sobre o texto: “Questão em Cuba é como chegar a uma

democracia de verdade”, Claudia Antunes. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudiaantunes/1042716-questao-em-cuba-ecomo-chegar-a-uma-democracia-de-verdade.shtml

Democracia é o governo da maioria, só que a maioria não sabe o que é melhor para si e não sabe o que é melhor para a maioria. Hoje o termo aristocracia não corresponde a sua etimologia; tem-se a ideia que aristocracia é governo de elite, só que etimologicamente quer dizer: o governo do mais sábio ou o governo do melhores. E esse sim seria um sistema de governo ideal. Agora, para mudar de democracia para aristocracia, é necessário um governo de transição.

Comentário sobre o texto: “Crucificar os crucifixos”, de João Pereira Coutinho.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/1060384-crucificaros-crucifixos.shtml

O estado é laico. Porém, a liberdade de expressão religiosa é legítima. Vivemos num mundo com vários povos, várias culturas, várias religiões. Na multiplicidade, temos que encontrar a unidade. Quanto mais nos aprofundamos numa religião, mas nos aproximamos das outras religiões, já que as religiões são galhos de uma mesma árvore, são meios de transportes ido todos ao mesmo lugar. Só que, eu, particularmente, considero o cristianismo o avião das religiões.

Comentário sobre o texto: “Ok, a esquerda venceu. Venceu?” de Sérgio

Malbergier. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/sergiomalbergier/1058847-

ok-a-esquerda-venceu-venceu.shtml

A questão não é se é de direita ou de esquerda, mas também não é ficar em cima de muro, é descer do muro e circular livremente nos dois lados. O que está faltando na política são filósofos - mas não falo de filósofos diplomados, já que a filosofia acadêmica está muito intelectualizada, tem muita teoria e pouca prática - falo dos filósofos por natureza, como na Grécia Antiga, onde fulano era música e filósofo, político e filósofo, artesão e filósofo, e assim vai.

Comentário sobre o texto: “Contra a mediocridade”, de Gilberto Dimenstein.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1061003-contra-amediocridade.shtml

Existem 2 formas de transformação: da guerra, a curto prazo, ou da educação, a longo prazo. O caminho da educação tem se mostrado mais eficaz na história. Porém, a guerra também tem seu valor, como as campanhas de Alexandre, unindo oriente com ocidente, criando a cultura helênica. Não vivemos mais na época da barbárie estrangeira, então o caminho tem que ser da educação e cultura. Mudar as cabeças das pessoas para essas si mudarem e mudarem as pessoas ao redor.

Comentário sobre o texto: “Acabou o papel, não o jornalismo” de Clóvis

Rossi. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/1062770-acabou-opapel-nao-o-jornalismo.shtml

Sou a favor da mudança para os livros digitais, mas também sou a favor de manter ainda os livros no bom e velho papel. O ato de pegar um livro, ligar a luz do quarto, e ler, é um tanto quanto poético, é um ritual, e como todo ritual interiorizado, vai ser difícil de destituir. Acho que num futuro próximo, o livro digital e manual vão conviver juntos. Por que o livro é um amigo, e para dialogamos com um amigo, é necessário quase que um ritual.

Comentário sobre o texto: “Um político dá bom exemplo” de Gilberto

Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1062698-

um-politico-da-bom-exemplo.shtml

Um bom político é aquela que busca a harmonia na diversidade, a unidade na multiplicidade. E procura não só equilibrar as contas, manter em ordem a economia, mas vai além e procura mudar a educação e cultura de um povo, de uma geração, de uma era, para que, esses pessoas, com uma nova mente aberta, ensinem os outros a pescar e não só oferece o peixe, assim, matando a fome espiritual de um povo durante toda a vida, quando se ensina a pescar e não somente dar o peixe.

Comentário sobre o texto: “Educação, ciência e tecnologia já!” de Eliane

Cantanhêde http://www1.folha.uol.com.br/colunas/elianecantanhede/1064832-

educacao-ciencia-e-tecnologia-ja.shtml

Imaginem o Brasil como uma mesa, e para manter o banquete na mesa, é necessário que as 4 pernas da mesa sejam fortes: educação, cultura, saúde e segurança. As outras coisas serão dadas por acréscimos e se não dadas, buscaremos, pois, um povo bem educado sabe reivindicar os seus direitos e fazer seu dever. Não devemos só dar o peixe, matando assim a fome de 1 dia, mas devemos ensinar a pescar, matando assim a fome por toda uma vida, como diz esse ditado chinês.

Comentário sobre o texto: “A felicidade dos ridículos” de Gilberto Dimenstein.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1066969-a-felicidadedos-ridiculos.shtml

Muitos pessoas materialistas, usam justificativas epicuristas para seguir em frente numa busca insaciável pelo prazer. Quando na verdade, a filosofia epicurista busca a felicidade filosófica, em fazer o bem, o belo e o justo, e não um prazer a qualquer preço, um prazer puramente material. É essa felicidade filosófica que temos o direito de ter, e o dever de buscar. Hoje, o cumprimento "Prazer em conhecer" é o reflexo de uma sociedade decadente moldada no prazer.

Comentário sobre o texto: “Ciência do prazer” de Gilberto Dimenstein. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1068314-ciencia-doprazer.shtml

O aluno exemplar, mesmo estudando em uma de má qualidade, vai se dar bem, e vai sair da condição de aluno para discípulo. E o discípulo só aparece quando o mestre desperta. Vai se dar bem devido a força de vontade. Porém, o professor não tem que ser só professor desse tipo de aluno, mas, principalmente, do aluno problemático, é ai que entra o X da questão de cada professor quando consegue transformar esse aluno da água para o vinho, fazendo uma espécie de milagre.

Comentário sobre o texto: “A universidade livre do mundo” de Gilberto

Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1070968-

a-universidade-livre-do-mundo.shtml

Platão quando fundou sua academia, sua universidade, colocou esse nome em homenagem a um herói da região, Academo. Para lembrar aos discípulos despertarem o herói dentre de si. Como diz Nietzsche: "Se não podes ser os santos do conhecimento, sedes ao menos os seus guerreiros. Eles são os companheiros e os precursores dessa entidade". Na Grécia Antiga todo mundo era alguma profissão + filósofo. Sejamos como eles. A filosofia é a mãe de todas as ciências.

Comentário sobre o texto: “Onde estão os cristãos?” de João Pereira Coutinho.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/1073180-onde-estaoos-cristaos.shtml

Espero que num futuro próximo, cristãos, muçulmanos, judeus, e membros de outras religiões possam viver em harmonia. Lembre-se que quando estava acontecendo a idade média na Europa, o oriente médio vivia seu esplendor nas artes, ciências, religião, filosofia e política, e foi nessa época que salvaram e guardaram grandes livros da Antiguidade greco-romana. As religiões são galhos de uma mesma árvore. São meios de transportes indo todos ao mesmo lugar. Tem uma mesma origem.

Comentário abaixo sobre o texto: “Prazer das pequenas coisas” de Gilberto

Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1074362-

prazer-das-pequenas-coisas.shtml

Tem que pensar além, os governantes devem implantar ensino técnico ao ensino médio e ensino integral ao ensino fundamental. Investir pesado na saúde e equiparar nossos hospitais públicos como os particulares. E o mais importante: manter a estrutura de um hospital público, para não haver sucateamento. E na segurança deve colocar os policiais nas ruas e agir com inteligência, fazer um mapeamento de zonas de crimes na cidade, e estado, e agir nesses locais de maneira pesada.

Comentário abaixo sobre o texto: “Virada Digital” de Gilberto Dimenstein. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1084253-virada-digital.shtml

A tecnologia deve ser usada em prol das ciências humanas, artes, medicina. Estamos vivendo na vanguarda da era das telecomunicações, temos muita informação mas pouca formação, e assim, não temos muito o que comunicar. Temos que dar prioridade mais a formação do que a informação. Como na Antiguidade Clássica. Nossa época atual é superior em tecnologia ao passado, mas não é superior em sabedoria, virtudes e valores, derrubando assim, a ideologia positivista.

Comentário abaixo sobre o texto: “Virada educacional” de Gilberto

Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1086006-

virada-educacional.shtml

Pitágoras diz: "Educação não é dar uma carreira para uma pessoa, mas temperar seu caráter para as dificuldades da vida!" Etimologicamente, educação quer dizer: "trazer a tona o fogo". Pois bem, Prometeu, em misericórdia ao homem, rouba o fogo de Zeus e dar aos homens, e por isso é punido por Zeus a ficar acorrentado numa rocha onde uma águia comia seu fígado diariamente que se regenerava. Só foi liberto por Hércules. O fogo é essa chispa mental, ciência, é a mordida da maçã.

Comentário abaixo sobre o texto: “Aqui o céu é só o começo” de Gilberto Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1088838-

aqui-o-ceu-e-so-o-comeco.shtml

Segundo Platão, ele escreve no livro "A República", que devemos primeiro educar a alma, com a arte, música, e depois educar o corpo, com a ginástica. Por que primeiro educa alma e depois o corpo? Por que a alma é mais importante, educamos primeiro o caráter, para depois o corpo. As duas maneiras educacionais são complementares. Já Sócrates, diz que quando formos iniciar qualquer conversa ou estudo, temos que passar por 3 peneiras: da bondade, da utilidade e da verdade.

Comentário abaixo sobre o texto: “O choque ideológico do século 21?” de Moisés Naim. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/moisesnaim/1088707-ochoque-ideologico-do-seculo-21.shtml

Na Antiguidade, a guerra tinha o objetivo de civilizar o mundo, ideal romano. Em Alexandre, uniu ocidente e oriente e nasceu assim a cultura helênica. Mas hoje a guerra não faz mais sentido. Os Estados Unidos fazem guerra por causa da democracia, que não é um sistema de governo ideal. A maioria não sabe o que é melhor para a maioria nem o melhor para si. "Se você quer a paz, esteja preparado para a guerra" Frase romana. Uma casa bem armada dificilmente vai ser invadida.

Comentário abaixo sobre o texto: “O herói está nu” de Gilberto Dimenstein.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1089977-o-heroi-estanu.shtml

Temos que esclarecer algo aqui: muitas pessoas confundem ídolo com herói. Ídolo é aquele que lhe puxa para baixo. Por exemplo: muitos fãs imitam seus ídolos nos seus defeitos, como uso de drogas. Já o herói, etimologicamente falando, é aquele que lhe puxa para cima. Tem os mesmo defeitos de nós, humanos, mas também tem qualidade divinas que no inspiram no dia-a-dia. E lendo sua reportagem lembrei dos heróis anônimos, o herói cotidiano, onde existem vários no Brasil.

Comentário abaixo sobre o texto: “Crise existencial” de Rubens Ricupero.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/rubensricupero/1089756-criseexistencial.

shtml

O existencialismo diz que a existência precede a essência. Mas eu, Nietzsche, e todos os filósofos da Antiguidade acreditam que a essência precede a existência. Como diria Platão, todas as coisas primeiramente existem no mundo da idéias, um mundo espiritual, e depois passam a existir nesse nosso mundo material, sensível, dos sentidos, que é uma sombra do verdadeiro mundo: o mundo das idéias. Ninguém pode matar uma ideia, ela sempre existirá, é eterna.

Comentário abaixo sobre o texto: “O desafio da oposição”, de Sylvia Colombo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/sylviacolombo/1090220-o-desafio-daoposicao.shtml

Na Paraíba, o poder era centralizado num grupo, o PMDB. Depois houve um racha no PMDB e o pessoal dissidente foi para o PSDB. Ricardo Coutinho, era do PT, mas com sua candidatura inviável pelo PT a prefeitura da capital paraibana, ele migrou para o PSB e se aliou com o PMDB e venceu as eleições e fez um bom governo. Depois, se aliou ao PSDB e venceu a eleição para governador e está fazendo um bom governo. Se não existisse oposição forte na Paraíba, Ricardo não se elegeria.

Comentário abaixo sobre o texto: “O milagre da educação”, de Gilberto

Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1091041-

o-milagre-da-educacao.shtml

Jesus disse: "Eu vim ao mundo para servir e não para ser servido." Pois bem, como disse no meus textos, o sentido da vida está em entregar-se a sabedoria e ao próximo, e assim, evoluindo. Temos que ter na porta do nosso quarto esse lema dos filósofos estoicos: "Guia quem consente, arrasta quem recusa." É o amor fati que é: não apenas se acostumar com aquilo que não pode ser mudado, mas amá-lo, como Jesus amou a cruz. Diz a sabedoria popular: "Deus escreve certo por linhas tortas".

Comentário abaixo sobre o texto: “Maconha é liberdade?” de Gilberto

Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1092781-

maconha-e-liberdade.shtml

Liberdade não é sinônimo de libertinagem. Liberdade está associado em

respeitar as leis. Por exemplo, só é livre para circular no trânsito, quem respeita as leis de trânsito. Liberdade tem haver com ordem, e ordem tem haver com divindade. Imagine você perdido numa floresta encontrar um cabana onde tudo está arrumado mas você não ver um morador ali... pela ordem você ver que alguém mora ali, apesar de não vê-lo... essa cabana é a Terra onde seu morador invisível é Deus.

Comentário abaixo sobre o texto: “Deficientes dão aula de eficiência”, de

Gilberto Dimenstein.Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1100438-deficientes-daoaula-

de-eficiencia.shtml

Jesus disse: "Eu não vim ao mundo para ser servido, mas para servir." E eu digo: o sentido da vida está em entregar-se ao extremo a sabedoria e ao próximo, e assim, evoluindo. Sejamos os escolhidos, e escolhido é aquele que se escolhe para melhor servir a humanidade ao máximo. Se todo mundo tiver no mínimo um trabalho voluntário e ajude as minorias, os excluídos, o mundo vai se tornar um mundo melhor rapidinho. Então, caminhemos, rumo ao servir ao próximo.

Comentário abaixo sobre o texto: “Choque de metáforas”, de Hélio

Schwartsman. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/1108327-choque-demetaforas.shtml

A questão não é se é de direita ou de esquerda, mas também não é ficar em cima do muro, é descer do muro e circular livremente nos dois lados. As relações da direita e esquerda no Brasil é o sujo falando do mal lavado. Sem essa de votar no menos pior, num mundo insensato, votar nulo é opção mais sensata, para demonstrar que o sistema de governo vigente no mundo não é a ideal, e é preciso uma revolução no campo da educação, pois só a sabedoria liberta.

Comentário abaixo sobre o texto: “Uma guerra que deveria ser de todos”, de Clóvis Rossi. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/1108876-umaguerra-que-deveria-ser-de-todos.shtml

Eu sou a favor de uma paz, mas uma paz guerreira. Como diz na música "A Minha Alma" da banda O Rappa: "Paz sem voz, paz sem voz, não é paz, é medo!". Já diz uma antiga frase romana: "Se você quer a paz, esteja preparado para a guerra!". Uma casa bem equipada com cachorro, cerca elétrica, alarme, e etc, dificilmente vai ser invadida gerando paz para aquela família, provando assim, a veracidade dessa frase romana. Sou a favor da intervenção do exército nas favelas.

Comentário abaixo sobre o texto: “Brasil tem o dever de liderar”, de Kennedy

Alencar. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/kennedyalencar/1108788-brasiltem-o-dever-de-liderar.shtml

As mudanças, sejam de ordem política, educacional, cultural, econômica e etc, tem que vim a partir dos líderes, de cima para baixo. Eles estudaram uma vida para terem essa responsabilidade nas costas. A vida os levaram até essas condições de liderança certamente por que passaram por outras batalhas menores no passado e tem experiência de liderança. Primeiro o arquiteto idealiza a casa, para depois os engenheiros a construírem.

Comentário abaixo sobre o texto: “O fim do mundo”, de Luiz Caversan. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizcaversan/1109492-o-fim-do-mundo.shtml

O Positivismo diz que vivemos o auge da civilização, e isso não é verdade. Em termos de valores a Antiguidade Clássica é em demasiado superior a nossa civilização. E há quem diga que a tecnologia Atlante era superior a nossa. E foi por causa da corrupção dos líderes da Atlântida ocasionou o desastre causado pelo homem que ocasionou o grande dilúvio que diversas tradições pelo mundo falam. Se continuarmos a crescer tecnologicamente, sem ética, nos auto-destruiremos.

Comentário abaixo sobre o texto: “Por que me sinto privilegiado”, de Gilberto Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1114840-

por-que-me-sinto-privilegiado.shtml

Naquele vídeo do político colombiano diz que uma cidade é rica não quando o pobre tem carro, mas quando o rico anda de transporte público. Na cracolândia de lá ele criou um parque monumental, e o mais importante: dando vida ao parque com atividades culturais. Sem falar nas ciclovias e corredores de ônibus que ele investiu pesado. Temos muito o que aprendermos, é só sair garimpando pelo mundo as melhores ideias e aplicar localmente. Pensar global, mas agir local.

Comentário abaixo sobre o texto: “Jovens não têm futuro a não ser que

quebrem o sistema, diz Francisco de Oliveira” de Claudio Antunes. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/961401-jovens-nao-tem-futuro-a-nao-ser-quequebrem-o-sistema-diz-francisco-de-oliveira.shtml

A mudança na sociedade deve começar por 2 segmentos: os líderes e os jovens. Por que são esses que fazem a humanidade caminhar e que podem fazer uma revolução na sociedade através da educação e cultura. Há que ter mais filosofia nas escolas. Não digo a filosofia atual, que está em decadência e o último filósofo bom de renome foi Nietzsche. Mas falo de uma filosofia clássica que busca estudar o que cada autor e civilização deixou de melhor para a humanidade.

“Fábrica de delinquência” de Gilberto Dimenstein. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1014473-fabrica-dedelinquencia.shtml

O Brasil tem que ter como prioridade 4 áreas que sustentam qualquer governo: educação, cultura, segurança e saúde. Desses 4, a prioridade máxima deve ser a educação, pois um homem bem educado, vai ser ser apreciador da boa cultura e assim saberá transmitir cultura para as futuras gerações, pois um povo culto é um povo inteligente; buscará a prevenção na área de saúde, assim desafogando os hospitais, e lutará por segurança. A educação é a chave para o desenvolvimento.

Comentário abaixo sobre o texto: “A crônica de Natal” de Ivan Lessa. Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1024352-a-cronica-de-natal.shtml

Entre os pagãos era celebrado o dia do Deus solar, e colocaram o nascimento de Jesus no dia 25 de Dezembro para dizer que Jesus é o verdadeiro Deus solar. O boi e o jumento simbolizam os judeus e pagãos, respectivamente. E também que Jesus é o equilíbrio, já que o boi simboliza a impulsividade, e o jumento a passividade. Dos presentes, o ouro simboliza o coração de Jesus, a mirra o sofrimento e o incenso a divindade.

Comentário sobre o texto abaixo: “Filosofia para pobre é luxo?” de Gilberto Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1024384-

filosofia-para-pobre-e-luxo.shtml?mid=55

A questão é dar com qualidade essas aulas, contextualizando e fazendo a interdisciplinaridade. Temos que incentivar a carga horária de tempo integral, com ênfase em disciplinas como arte, educação física, informática, no turno oposto aos das aulas. E claro, se der, incluindo o ensino técnico no ensino médio, para o aluno sair empregado, sem a necessidade de depender de um diploma do ensino superior para conseguir emprego. O mestre só aparece quando o discípulo desperta.

Comentário abaixo sobre o texto:“Alckmin desmoraliza professor” de Gilberto Dimenstein. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1053672-

alckmindesmoralizaprofessor.shtmlskin=colunistas&user=1843&done=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fcolunas%2Fgilbertodimenstein%2F1053672-alckmin-desmoralizaprofessor.shtml Já dizia os antigos que: "O mestre só aparece quando o discípulos desperta no estudante". O papel do professor é fazer educação, e educação etimologicamente querdizer: "trazer a tona o fogo". Temos que usar o método Socrático. Sócrates dizia que fazia coisa semelhante a da sua mãe: enquanto a mãe paria bebês, ele, Sócrates, paria idéias. É a pergunta que impulsiona. O professor tem o dever de deixar o estudante com sede de conhecimento, através da maiêutica.

Comentário sobre o texto: “Conselho da EBC discute cultos religiosos na TV Brasil”.

Fonte: http://etudopolitica.blogfolha.uol.com.br/2012/03/07/conselho-da-ebc-discutecultos-religiosos-na-tv-brasil/

O estado é laico, mas não quer dizer que não possa transmitir programas de cunho religioso. A questão é que não se deve só abrir a grade de programação para o cristianismo, deve-se abrir a grande para a programação de outras religiões. Jesus diz na bíblia: “Na casa do meu Pai há várias moradas.” As religiões são galhos de uma mesma árvore, são meios de transportes ido todos ao mesmo lugar. Sendo o cristianismo o avião das religiões. Tanto que o catolicismo participa de encontros ecumênicos. E o papa João Paulo II disse: “As religiões orientais são sementes da verdade.” E eu digo que toda semente pode se tornar uma árvore grande e frutífera.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

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Victor da S Pinheiro
Enviado por Victor da S Pinheiro em 06/09/2017
Código do texto: T6106073
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