QUANDO VEJO UMA AUTORIDADE PERDENDO TEMPO COM DISCUSSÕES NAS REDES SOCIAIS...
A impressão que me vem à cabeça é de que a autoridade está deixando de fazer algo mais importante do que bater boca com uma legião de imbecis! Quem chamou os internautas de imbecis foi o escritor e filólogo italiano Umberto Eco, logo, quem sou eu para dizer que ele está errado! Eco faleceu no ano passado e era visto como um dos homens mais cultos e competentes da nossa contemporaneidade.
A polêmica e destemida jornalista Rachel Sheherazade afirmou que não tem paciência para ficar discutindo nas redes sociais e que por isso já bloqueou inúmeras pessoas! Logo a paraibana que fala tudo o que pensa!!!
O radialista do programa de notícias mais ouvido na nossa região e que não foge de uma boa confusão, Sérgio Abreu, já revelou várias vezes que não perde tempo com discussões nas redes sociais. No máximo ele utiliza o Twitter para deixar os seus ouvintes, eleitores e amigos mais bem informados.
As três citações anteriores talvez os ajudem a compreender de que as redes sociais realmente não são um lugar muito saudável, apesar de toda a atratividade. Em geral, as pessoas que se escondem atrás de uma tela costuma ter um comportamento bem diferente daquele que tem nas relações presenciais. É como se fosse um mundo completamente diferente no qual elas perdem o medo, a timidez e falam tudo o que pensam naquele momento, sejam adjetivações positivas ou negativas.
O pior de tudo é que as redes sociais viciam. Quanto mais “likes” e interações, mais as pessoas tendem a permanecerem “onlines” e a criarem mais confusões, pois na mesma proporção em que são elogiadas por seus posicionamentos, também são apedrejadas, caluniadas e difamadas por pessoas intolerantes as quais muitas vezes nunca leram um livro na vida!
Precisamos avaliar que enquanto estamos dando máxima atenção a uma máquina, estamos desperdiçando a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas de carne e osso, de receber e dar um abraço, de sentir o seu cheiro, de conhecer novos lugares, de poder ajudar pessoas que não vivem plugadas nesse mundo imbecil, ou de simplesmente lermos um bom livro com aquele agradável cheirinho de papel. Ou ainda, quem sabe, estamos perdendo a chance de ajudarmos nas tarefas domésticas lavando uma pilha de pratos ou as nossas próprias roupas! Eu faço isso de vez enquanto e prometo que me faz muito melhor! Deixo essa dica para todos, inclusive para as nossas autoridades e ditos formadores de opinião! Não é uma crítica, é apenas uma sugestão, pois se serve para mim, talvez sirva para vocês. E não me xinguem, porque eu não tenho tempo para responder e vou bloqueá-los! Se a Sheherazade faz isso, eu também posso fazer!!!
(Ivan Lopes)