POR QUE NÃO OS MILITARES PARA POR ORDEM NESSA DESORDEM?

" Os principais motivos do golpe foram econômicos. Um presidente cujas as propostas ameaçavam privilégios de classe precisava ser detido pela elite".

" O golpe de 1964 foi consequência de várias questões que tomavam conta da nação. Nos anos de 1960, a economia brasileira estava corroída por uma onda de desemprego, inflação e queda de investimentos. Além disso, o populismo entrou em crise ao perceber que reivindicações concedidas aos trabalhadores não poderiam ser impostos sem primeiro atender os interesses das elites. Por ultimo, devemos ainda destacar o apoio logístico e militar dos EUA á ação militar brasileira. "

Esses são segundo os historiadores os motivos que levaram ao golpe de 64. Inflação, que não temos mais da forma que era antes, contudo, desemprego é muito maior em relação ao índice populacional da década de 60.

Tínhamos sim um contexto histórico bem diferente do que temos nos dias atuais. Como o trecho do texto aponta, o populismo estava em estado crítico devido as pressões que sobre caia sobre ele. Tínhamos sim uma elite medrosa de perder seu poder para as classes populares, além disso tínhamos toda uma onda ideológica por trás e que reforçava um turbilhão incertezas das mesma. O socialismo na ex-União Soviética, diante dessa conjuntura era reforçado pelo sistema capitalista em que poderia estar em perigo diante do sucesso revolução russa,cubana,chinesa e alguns outros países. Assim não foi muito difícil os militares se mobilizarem e agirem para tomarem o poder de João Goulart.

E agora? Por que uma junta militar não toma o poder como já foi sugerido por pessoas de cabeças pensantes? Bem, agora volto a repetir, o contexto é bem diferente diriam muitos. No poder jã estão as elites. Pior do que nos anos 60 , temos um caos moral, uma indecência geral, não temos um mar de corrupção, temos um oceano. Temos uma maioria esmagadora no Congresso que não tem condições nenhuma de está aprovando e nem elaborando leis para o país. Os ex-presidentes e o atual sem credibilidade nenhuma para governar o nosso povo. Então? Por que os militares não assumem pelo menos por um curto período de tempo para por em ordem essa bandalheira na qual vivemos? Seria por receio das repercussões negativas a nível internacional?

Será que o juiz Sergio Moro vai dá conta conta de tudo isso? Claro que não, porque ele não tem poder para tanto. Precisa do respaldo do Supremo Tribunal Federal, no entanto, como a imprensa denuncia até ele está contaminado pela ligação de alguns juízes comprometidos com partidos, e envolvidos com a lava jato.

Se os militares assim não quiserem se envolverem, vamos esperar um milagre no sentido de que os mesmos grupos que governaram e os que estão no Congresso Nacional não sejam eleitos.

inclemente
Enviado por inclemente em 18/05/2017
Código do texto: T6002790
Classificação de conteúdo: seguro