Foto - Cláudinho Silva

GREVE GERAL: MOMENTO HISTÓRICO


Após os protestos realizados no dia 15 de março contra a terceirização e as reformas previdenciária e trabalhista, o governo Temer utilizou a estratégia de acelerar as votações na Câmara dos Deputados, com sucesso. Assim, a paralisação nacional convocada para sexta-feira, 28, pelas centrais sindicais brasileiras, será fundamental para a intenção de barrar a reforma da Previdência na Câmara, enquanto a terceirização e a reforma da CLT ainda podem ser alteradas no Senado Federal.

Além de lideranças sindicais e políticas, setores religiosos católicos e evangélicos e até mesmo do Judiciário estão apoiando o movimento paredista, dada sua importância histórica para os trabalhadores do setor público e da iniciativa privada, visto que as reformas repercutirão pelas próximas décadas em prejuízo destes.

Em Charqueadas, um ato acontecerá às 15 horas em frente à Prefeitura, de onde, às 16 horas, iniciará uma caminhada até o Clube Tiradentes. Na cidade, o protesto é organizado pela Frente Parlamentar de Luta Contra a Reforma da Previdência da Câmara de Vereadores e pelo movimento Charqueadas Contras as Reformas, integrado por entidades sindicais e estudantis.

######

REFORMA TRABALHISTA – Açodadamente, a base governista na Câmara dos Deputados votou na quarta-feira a reforma, alterando vários pontos da CLT, prejudicando os trabalhadores e, inclusive, fragilizando o papel da Justiça do Trabalho. Mesmo com a maioria da população, conforme pesquisas, sendo contrária a reforma e mesmo com a classe política estando sob suspeição, ela segue adiante (vai agora para o Senado) com apoio da mídia e dos grandes empresários, que tem seus interesses contemplados pela reforma. As novas gerações de assalariados brasileiros tem seu futuro aviltado, em nome de uma pseudomodernidade liberal, anacrônica e excludente, inspirada no thatcherismo da década de 1980.

######

REFORMA DA PREVIDÊNCIA - Dia 5 de maio, às 19 horas, no auditório da Ulbra São Jerônimo, o senador Paulo Paim participa de audiência para debater as reformas previdenciária e trabalhista. Na quarta-feira o Senado instalou a CPI da Previdência, proposta por Paim.

######

LIVRO HUMANO – Dia 16 de maio ocorrerá nova edição do projeto Biblioteca Humana, na Biblioteca Pública Municipal Profª Vera Gauss, em Charqueadas, atividade aberta ao público. Os interessados em participar do projeto podem se inscrever na página da biblioteca no Facebook ou pelo fone 3958 8401.

######

ROLLO – De luto a comunidade cultural da Região Carbonífera pela perda do pesquisador Cláudio Rollo, falecido na terça-feira, em São Jerônimo.

######

LUCIANO BELGRADO - De passagem pela região, vindo de São Paulo, o cantor, compositor e instrumentista charqueadense realizará uma curta turnê por São Jerônimo (sexta, 21h) e Charqueadas (sábado, 21h30min), no Restaurante Muralha. Imperdível!


Texto publicado no jornal Portal de Notícias, versões online e impressahttp://www.portaldenotícias.com.br