Hierarquia da Roubalheira
Entre os jornais locais, há um de edição semanal, que é mais enfático nas matérias sobre corrupção. Hoje, a sua manchete é “Roubalheira nas Prefeituras”. Até mesmo em pequeninas cidades do interior, onde alegam a escassez de recursos para o atendimento básico, eis que surgem desvios de milhões. E nos vem o questionamento: “se não tinham o mínimo, como tem a sobra para desviar o máximo”?
Tudo isso vem do exemplo dado pela hierarquia da política. Se o prefeito vê que seu governador assim o faz, ele acha que isso é normal. Imagine o segundo Estado mais importante do Brasil, com seu ex-governador preso por corrupção, como pode ter influenciado a hierarquia abaixo, seguindo seu exemplo. E, no Legislativo, o vereador tende a imitar o deputado ou senador, pela constatação dos escândalos em âmbito nacional.
Entretanto, convém frisar que a corrupção não está restrita ao meio político, mas a todos os segmentos da sociedade. Agora chegou a vez de mostrar também o lado negro dos grandes empresários, inclusive os mais afortunados, chegando a figurar entre os maiores do Brasil e até do mundo.
Polícia Federal neles...!!!