Sua Excelência, o corrupto

 

     Corrupção vem do latim "corruptus", que significa quebrar em pedaços. O verbo corromper significa tornar pútrido.

     O papa Francisco, numa pregação esse ano, abordou a diferença que existe entre pecado e corrupção: o corrupto não pede perdão a Deus. "Mas, Senhor, salvai-nos, salvai-nos da corrupção. Pecadores sim, Senhor, somos todos, mas corrompidos, jamais. Peçamos essa graça", disse ele.

     O corrupto geralmente é bem falante, arrogante, egoísta, teatral. Trapaceiro nas pequenas e grandes coisas da vida, adora um atalho e se utiliza da esperteza para satisfazer seus desejos, sente um prazer mórbido em ludibriar o outro em proveito próprio.

     O comportamento doentio do corrupto é incurável. O individuo com essa personalidade vai manifestá-la sempre que tiver oportunidade.

     A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, em seu livro Mentes perigosas, afirma que corruptos são psicopatas. Segundo ela, o psicopata pode ser no máximo controlado, nunca curado.

     Por isso, a única forma de frear o corrupto é utilizar controles externos. No caso de um político, por exemplo, a única saída é privá-lo do direito de se candidatar, desclassificando o predador oportunista no exame do estado mental. Nos Estados Unidos, o candidato a uma vaga na polícia, por exemplo, é avaliado para se descobrir se ele manifesta esse comportamento corrupto.

     O corrupto é um genocida em pontencial. Cada recurso desviado da saúde por esse animal é mais uma criança que deixa de ser assistida e morre à mingua por causa desse infeliz.

     O dinheiro surrupiado por esse predador daria para fazer escolas, hospitais, conservação de estradas, construção de moradias, uma melhor distribuição de renda e melhorias no atendimento público, como saúde, transporte e segurança.

     O então presidente da Transparência Internacional, José Ugaz, foi bem enfático numa entrevista ao Jornal de S.Paulo (Estadão), em fevereiro de 2016: "A corrupção afeta mais agudamente os brasileiros mais pobres. Quando o corrupto rouba dinheiro para benefício próprio, saúde, educação, alimentação, saneamento e outros direitos humanos básicos são negados aos setores mais vulneráveis da sociedade. A corrupção é um imposto pago pelos os mais pobres de nossos países".

     O corrupto tem orgulho de roubar. O corrupto é asqueroso porque produz nojeira, tudo nele dá nojo, até mesmo os parentes que são indiretamente beneficiados pelo o dinheiro do povo. Verme desprezível, sanguessuga dos recursos públicos!

     O verme dos vermes que mata uma criança de inanição, depois de julgado, deveria ser torrado numa cadeira elétrica e, depois de moído, ter as cinzas atiradas nas profundezas do inferno, lugar de origem do qual esse demônio foi expulso exatamente por ser corrupto.

 

Autor Benedito Morais de Carvalho (Benê)