Samba de uma nota só

Não sei se foi o Tom Jobim quem disse que o Brasil não era para principiantes, mas o autor da frase está coberto de razão. Em qual outro país deputados tentariam votar na surdina um projeto que anistia crimes dos quais a maioria deles está sendo acusada (caixa dois)? Até na Somália isso seria um disparate.

Não fosse pelo PSOL e Rede, os deputados teriam conseguido aprovar esse projeto que, em tese, seria contra a corrupção. E o senador Aécio Neves ainda quer acabar com esses partidos, criando uma cláusula de barreira. Mas não só os nanicos que estão ameaçados; há pouco tempo, o Gilmar Mendes queria cassar o PT, e uma ministra queria cassar o PMDB. Desse jeito vai sobrar só o pó - para a felicidade do Aécio.

Agora não há golpista nem petralha; tudo porque o Marcelo Odebrecht pretende fazer a temível delação. Quando não se sabe. Todavia, muitos já batizam esse dia de "Juízo Final". O único partido que não apareceu na tal lista da propina foi o PSTU; proeza da qual eles se orgulham bastante. Mas cá entre nós, até o Partido Comunista do Nepal tem mais influência no Brasil do que o PSTU.

Só mesmo uma questão dessa gravidade para unir partidos da base aliada do Temer (PP, PSDB, DEM, PP) e oposição (PT e PCdoB). Vejo que a divergência ideológica dos nossos partidos consiste basicamente no lado pelo qual eles nos roubam: alguns pelo bolso direito, e outros pelo esquerdo. É como no samba do Jobim "outras notas vão entrar, mas a base é uma só". A diferença é que aqui elas só saem.

No mais, todos os partidos, em maior ou menor grau, estão implicados nesse escândalo. O pacto de salvação nacional do qual o Temer falava foi nesse sentido. Só faltou dizer “ Vinde cá, irmãos! pois a redenção é garantida".

E o Lula ainda diz que a profissão mais honesta é a do político "por mais corrupto que ele seja". Ah! esse Lula! É impossível não amá-lo. Às vezes, imagino ele sendo levado pelo Japonês da Federal. O que me traz outra reflexão: em qual país senão no Brasil um agente da Polícia Federal efetua uma prisão, estando ele mesmo com uma tornozeleira eletrônica?

De fato, este país não é para principiantes.

Estevão Júnior
Enviado por Estevão Júnior em 22/09/2016
Reeditado em 23/09/2016
Código do texto: T5769242
Classificação de conteúdo: seguro