ELEITORES EMOTIVOS E IMPACIENTES
*Sineimar Reis
De 2013 pra cá, diriam por aí que o eleitorado de nosso país se mostraria mais esperto e maduro nas próximas eleições. Sinceramente, não estou confiante no que disseram. É sinal de maturidade ter candidatos liderando pesquisas nos principais Estados brasileiros, tais como Celso Russomano em São Paulo, Marcelo Crivela no Rio, João Leite pela capital Mineira e Vittotrio Mediolli em minha Cidade. Sendo que dois destes lideram entre Rio e São Paulo pelo partido PRB (Partido Renovador Trabalhista) se os eleitores soubessem ao menos pesquisar a Wikipédia saberiam o significado deste “partideco" lá na Wiki afirma que a ideologia do partido é de Centro-Direita, conservadorismo liberal, já em minas não precisa nem indagar aqui sobre a ideologia do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) será? E do PHS (Partido Humanista da Solidariedade), ambos seus candidatos um ex jogador de futebol que vai governar para parte de uma torcida e o outro um mega empresário que está entre o segundo candidato mais rico do país. O que vejo pelo lado de cá é que os eleitores continuam imaturos, observo muitos dizendo que a cidade merece ter prefeitos digno e honesto como eles, aff... Assim não dá, não tem como levar este país a sério, por favor, eleitores, saibam ao menos pesquisar sobre a ideologia dos partidos, pode ser até na Wikipédia.
É sinal de maturidade eleger o Deputado Federal, Francisco Everardo Oliveira Silva “Tiririca” como o 4º mais bem votado nos maiores colégios eleitorais, obtendo mais de 34 milhões de votos. A meu ver, o povo continuou a mesma inocência da velha política ao colocar no palanque com quase meio milhão de votos Clodovil, que afirmou no "Jornal Nacional" que não sabia o que iria fazer lá em Brasília.
É sinal de maturidade reeleger, Eduardo Cunha Deputado Federal que está sendo investigado por irregularidades em vários processos. E Collor, que está de volta, agora como senador que,, por ironia, ocupou a cadeira que antes foi de Heloísa Helena
Poderia aqui, encher este texto com milhões de outros exemplos. E aí os analistas diriam que a prova de que o eleitor está mais maduro é que maioria dos sanguessugas ficou de fora. E eu responderia que o mesmo não aconteceu com os mensaleiros. João Paulo Cunha foi o petista que recebeu o maior número de votos em São Paulo. E Sandro Mabel, José Mentor, Valdemar Costa Neto, só pra ficar nos mais "famosos", estão todos de volta ao Congresso. O perdão a uns e a punição a outros só pode ser porque o brasileiro tem memória curta. O escândalo do mensalão estourou ano passado e o dos sanguessugas é mais recente. Admirável mesmo foi saber que grandes caciques como João Lyra, em Alagoas, e Antonio Carlos Magalhães, na Bahia, foram derrotados. O primeiro diretamente e o segundo, por meio de seu afilhado, Paulo Souto. Nas últimas eleições o melhor foi a surpresa. Ambos, baseados em pesquisas, tinham como certa a vitória e ainda no primeiro turno foram vencidos. Ver os rostos de Pimenta da Veiga e Aécio, após a derrota, não tem preço. Ainda assim, ninguém me convence que o eleitor brasileiro esteja mais consciente.
Acho, sim, que estamos mais tristes. Eu, pelo menos, nunca me senti tão triste relacionado a temas políticos, horrores na câmara ao ouvir aqueles deputados declararem voto de impeachment à própria família e ao ver um Senado despreparado para julgar alguém. Em Outubro, vou votar sem o menor ânimo e o meu sentimento se viu refletido nas ruas deste país, rasgaram a constituição, fizeram canalhice, a política virou politicagem e está sem aquela efusão de alguns anos. No próximo dia 02, estará nublado, melhor se estiver chovendo para ajudar os varredores de ruas, assim os “papeizinhos” de boca de urna não se espalhará, ajudando o clima de desalento generalizado. Até 2002, dia de eleição era de alegria, (ainda não votava) mas sabia o bem para o povo brasileiro, mesmo quando "meu" partido ainda não tinha a menor chance de vitória. Com o passar do tempo e as conquistas obtidas pelo PT, as coisas só melhoraram. O ápice foi a eleição de Lula em 2002. Já deixei claro minha emoção que senti quando o meu candidato (a) de toda a vida conseguiu se eleger presidente da República. E tudo isso acabou em golpe e ditadura. Meu voto não foi respeitado.A esperança de que um político possa fazer algo de realmente bom para este país não existe mais em mim. No domingo dia 02 de Outubro data de meu aniversário, pela primeira vez em 13 anos de eleitor, votarei nulo, ponta a ponta, pois não posso deixar de exercer a cidadania de ir a zona votar, porque sou servidor público e preciso comprovar minha votação para futuros empregos. Sinto que não posso fazer outra coisa, só quero estar em paz com meus sentimentos. Nenhum dos nomes a candidato me diz nada e como, desde meus dezesseis anos, aprendi a votar com consciência, o melhor será deixar ali na urna meu protesto. Não me orgulho, nem me envergonho do que vou fazer. Simplesmente isso. Estarei tranquilo.