Caminho do meio: Socialismo versus Capitalismo
Os princípios mais fundamentais, às vezes, são o fator mais complexo da compreensão do sistema. Definir, em todas suas dimensões - agora no século XXI -, a ideologia socialista ou a ideologia capitalista torna-se, cada vez mais, uma tarefa improvável para especialistas e críticos.
De um lado a utopia poética do comunismo perfeito do outro a estatística desumana do capitalismo selvagem. E, após densa reflexão, o que temos de ponte visível entre esses sistemas ideológicos – não é, nem de longe, o bem estar humano – é, na verdade, a globalização tecnológica natural e o sistema monetário moderno.
Talvez, o socialismo como sonhamos e teorizamos por décadas, não poderia (ou pode) ser executado na estrutura global atual. Talvez, o capitalismo como vemos e repugnamos todos os dias, não pode (ou poderá) continuar dominando o cenário mundial indefinidamente. Não seria interessante, talvez, a partir de agora, pensarmos em um novo modelo ideológico social?
Os extremistas sempre matam e morrem com argumentos distorcidos de reconstrução, no fim, sem exceções, tudo que é fruto da disputa é aniquilado. Por isso, agora, pacificamente e com debates de ideias, é a hora de encontrarmos (ou reencontrarmos) o sensato caminho do meio.