OS PRÓS E OS CONTRAS DO REGIME DEMOCRÁTICO

Na década de 80, durante um período de ditadura militar, o Brasil lutava por um país democrático e conseguiu. Seu espírito guerreiro derrubou Getúlios, Geisels, Médicis e Figueiredos, porque pretendia um país liderado por Neves, Sarneys, Francos, Collors, Cardosos, Lulas e Dilmas. Prevaleceu a democracia, ou seja, o governo do povo pelo povo, mas acredito que o povo brasileiro deseja mais do que isso.

O Brasil está caminhando para se tornar um país capitalista avançado, em que a alternância de poder entre progressistas e conservadores não modifique o substrato básico do que deve ser uma economia capitalista moderna. A disputa pelo poder será de agora em diante algo muito mais maduro. Como jamais foi antes no Brasil. A névoa política parece estar se dissipando. Será?

Hoje, o homem brasileiro comum luta lado a lado com os poderosos. Ainda não temos um regime socialista de governo propriamente dito, porém acreditávamos que aquela governante, uma mulher eleita pelo povo, que pretendia levar todo cidadão trabalhador a conviver com melhores situações de vida, tanto política, como econômica, tentou instalar aqui no país, juntamente com seu parceiro (Lula) o que já está acontecendo em outros da América do Sul, ou seja, o regime socialista.

Poucos são os brasileiros que sabem sobre o Foro de São Paulo, que aconteceu no Brasil lá em 1990. Uma organização política que já existiu no país, reunindo governistas de esquerda deste continente, inclusive Lula e Fidel Castro. "Mas não é uma organização de esquerda como outra qualquer. Ela reúne mais de uma centena de partidos legais e várias organizações criminosas ligadas ao narcotráfico e à indústria dos sequestros, como as Farc e o MIR chileno, todas empenhadas numa articulação estratégica comum e na busca de vantagens mútuas. Nunca se viu, no mundo, em escala tão gigantesca, uma convivência tão íntima, tão persistente, tão organizada e tão duradoura entre a política e o crime" (CARVALHO, 2014, p. 114).

Porém, devidamente, neste país, crimes realizados pelas grandes empreiteiras, estão sendo desvendados, assim como as verbas destinadas aos culpados pelo que vem acontecendo no país estão retornando aos cofres públicos.

Fica aqui, portanto, uma análise: O que aconteceu com as verbas federais ou estaduais que eram propriamente destinadas às escolas, aos hospitais, aos salários dos professores, dos enfermeiros, médicos e aos profissionais ligados à segurança do país? O que acontecerá com diversas obras que deveriam estar concluídas ainda para a copa que já aconteceu no país? E o programa Minha Casa, Minha vida, como está?

Ontem, aqueles brasileiros manifestaram seu repúdio a este sistema de governo que ora impera, assim como sua satisfação pelo trabalho que vem sendo realizado pela justiça do país em relação a estes representantes enganadores. Pouco a pouco a justiça vem mostrando o que realmente querem os brasileiros.

Não há o que temer. Se forem realmente culpados, os mesmos cairão e o país ficará. Ao contrário do que se pensa, o destino do Brasil não está atrelado a nenhum político. O político deve ao Brasil, porém o Brasil nada deve a ele.

Ivonete Frasson
Enviado por Ivonete Frasson em 20/07/2016
Código do texto: T5704140
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.