VELHA POLÍTICA

A política brasileira está de tal modo contaminada pela corrupção que o próprio eleitor sente que erra todas as vezes que vota, independente do candidato escolhido. Aqui a corrupção acontece de modo macro e micro. - O verbo corromper significa “pútrido”, tornar-se podre... A política brasileira está podre. De um lado os cínicos e os corruptos; de outro lado os indiferentes e omissos; no meio os poucos que se indignam com a imoralidade e a canalhice. A falta de perspectivas, mentiras descaradas, ausência de vergonha, falta de ética e falência dos padrões agiganta a indignação do povo

Os velhos políticos, agonizante, ainda respiram; tomara que seja por pouco tempo. Refiro-me a menos previsibilidade, concorrências mais acirradas e o inconformismo do povo com esse modelo viciado.

As velhas raposas não tem mais discurso para enganar o povo e se manter no poder. Já vislumbramos uma erosão das oligarquias. Os partidos e os tradicionais políticos estão se degradando com base no impacto das redes sociais que apontam para essa realidade; não tanto para o desaparecimento, mas para fragmentação, através de um manifesto de esperança...

Um somatório de avanços materiais e sociais tem levado ao progresso civilizatório. O planeta se move; os jovens viajam, estudam, pesquisam e possuem uma ferramenta fantástica nas mãos. A INTERNET.

As plataformas digitais conseguem trazer a política para o dia a dia das pessoas, sobretudo, dos jovens. O que se vê nas ruas é o reflexo de um debate que já estava acontecendo na internet há muito tempo.

Os jovens estão engajados, trocando informações, buscando conhecimentos, se organizando, debatendo e denunciando. E agora vão para as ruas muito bem informados, com questionamentos específicos, ressaltando os atos que evidenciam as discussões on-line. Não tem mais essa, do que é real e o que é utópico. O que acontece na internet é real. São pessoas debatendo, virtualmente, temas reais e necessários.

Difícil não perceber como as redes sociais e os smartphones deixam os políticos vulneráveis. A erosão era um desgaste progressivo e lento, até a chegada do Facebook, que tem o condão de acelerar o processo que corrói a estrutura do poder e desmascara os falaciosos políticos.

O universo virtual se expandiu a uma velocidade maior que o previsto. O resultado é que com mais informação o povo escreve, opina, argumenta e postam suas idéias... O fim da velha política está vinculado à revolução do pensamento que produz a revolta e esperança.

As pessoas simplesmente querem “mais” e percebem que dispõem de “poder” para exigir. O povo tem a força e o direito de acabar com a oligarquia ditatorial e mandar embora esses políticos ultrapassamos, corruptos, desprovidos de ética e que não estejam a serviço da sociedade.

Manoel Lobo.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 27/04/2016
Código do texto: T5618295
Classificação de conteúdo: seguro