DIA DA MENTIRA
No século XVI, foi instituído como brincadeira, o dia 1º de abril para celebrar a mentira. Entretanto, a classe política brasileira resolveu abraçar a mentira por todos os 365 dias do ano, sem trégua...
Quando Napoleão Bonaparte disse que a história é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo, parecia que ele conhecia a história do Brasil "vermelho" dos tempos atuais. A mentira orquestrada pela tropa do Governo, nos remete, também, a polêmica frase, do outro francês, Charles de Gaulle que disse: "Le Brésil n’est pas un pays serieux”. “O Brasil não é um país sério”.
Essa frase, vem muito bem a calhar em momentos recorrentes da nossa história e ganha particular relevo quando formulada hoje, diante de tanta falta de verdade política no Planalto Central.
No dizer do pacifista Mahatma Gandhi, assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida. Os mentirosos estragaram o governo e azedaram a Suprema Corte.
A mentira não aumenta o nariz do político, mas diminui a sua confiança; suas mentiras não confundem nossas verdades, tampouco nossas convicções!..
Felizmente, nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito. As mentiras sobre o Triplex do Guarujá, Sítio de Atibaia, pedaladas da Dilma, mensalão, petrolão, rombo nas contas públicas, fundos de pensões, dinheiro sujo da Odebrecht, e a desvalorização do Real, não triunfaram diante da força tarefa da Polícia Federal e do Juiz Sérgio Moro. - A verdade venceu.
Toda mentira tem um custo: Os mentirosos poderosos desse país foram presos e estão pagando o preço das suas mentiras. Falta o "Pinóquio Lula da Silva" pagar pelas suas mentiras criminosas e, aprender, que o mau pode retardar a punição, mas não a evita. A sua mentira, pode salvar o seu presente, mas condenou o seu futuro; ainda que não haja lei, a consciência será uma punição !..
Que as nossas verdades triunfem sobre todas as mentiras !!!!
Manoel Lobo.