"LIBERDADE, LIBERDADE, ABRE AS ASAS SOBRE NÓS..."

“Por vezes a dama é a Pátria Grande, vexada de injustiças...”

– Ver o texto AGONIAS DO AFETO DE ESCRIBA, de J. Moncks, em 21/11/2006, in http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/297396

A fim de que possamos continuar no paulatino andamento do processo de redemocratização do Brasil iniciado em 1988 com a promulgação da Constituição-cidadã, reflitamos:

O atual momento político nacional não pode ser transformado num impasse institucional. O que está a ocorrer é da natureza da luta política. Parece que, enfim, depois de alguns anos de experimentação dos valores realmente democráticos – mesmo com os resquícios do estado de exceção entranhados nos partidos políticos e em seus próceres – estamos mostrando aos mais jovens que a democracia não é algo estático, definitivo – está sempre a se aprimorar.

Em todo o momento, nos últimos meses, a aplicação concreta da teoria dos “freios e contrapesos” ocorre na vida política da nação, centrando a expectativa nos fatos e ações promanados dos Poderes da República. O que estamos vendo é que os poderes institucionais estão, num jogo de braço, pulsando e fazendo valer o que os seus membros entendem como correto, oportuno e necessário.

É prioritário mostrar às novas gerações que a nação brasileira está derrubando os resquícios do ditatorialismo, que sempre conduz (e conduziu) à corrupção e à negação do exercício dos direitos individuais. É na luta que se aprende a lutar...

Obrigado pela oportunidade de poder anotar algumas considerações sobre o grave momento político, social e econômico que a nação está vivendo.

Que as posições extremadas no âmbito dos Poderes e as manifestações exacerbadas nas ruas não nos levem ao caos. Que os membros do Poder Judiciário votem segundo a prova colhida nos autos frente aos delitos imputados a cada um e se faça justiça. Que os congressistas votem segundo suas consciências e interesses (porque destes não há como fugir na consecução do poder) no processo de impedimento da senhora presidente da República.

Que tudo se faça pelo melhor! Que se cumpra a Constituição!

Sei que deponho os meus desígnios perante o altar da Pátria e da história.

– Do livro A BABA DAS VIVÊNCIAS, 1978/2016.

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5584430