O amargo sabor da manipulação - O PT, a mídia e a crise moral do País
Para início de conversa, não tenho qualquer ligação com o PT e não votei em Dilma Roussef para a Presidência da República. Simpatia por Lula inexiste em meu viés político e acho até difícil escolher algum candidato nos últimos tempos, embora ainda exerça meu dever de cidadão de ir às urnas.
Dito isto, não poderia deixar de uma pequena e rápida análise sobre a cobertura jornalística do grande processo de combate à corrupção que tem abalado o país nos últimos tempos. Corrupção, aliás, que nunca deixou de ser endêmica desde o início da República - ou diríamos herdada já do Brasil Colônia? iInha maior preocupação, como jornalista profissional há quase um quarto de século, é sempre com o péssimo desempenho da imprensa, que prima pelo maniqueismo e parcialidade. Mais do que nunca isto tem ocorrido e o povo, também como jamais na história, tem sido levado de roldão.
Que todos os corruptos devam ser investigados, presos e o dinheiro devolvido aos cofres públicos, é algo que ninguém poderia, em sã consciência, deixar de desejar. Menos, é claro, os próprios corruptos. Porém, quem são os corruptos? Resumem-se a uns poucos políticos, a um partido? Ora, claro que não! Temos demonizado alguns e endeusados outros, quando todos são seres humanos (muito) falhos e com sua parcela (grande) de culpa.
Há como negar que o Sr. Aécio Neves - execrado pela maioria absoluta dos habitantes de seu estado natal -, ou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; sem falar no pior de todos, Eduardo Cunha, não podem ser vistos com exemplos de paladinos da justiça e da moralidade? Ou a podridão que tomou conta das antecâmaras do poder tem apenas a cor vermelha? Senhoras e senhores que ainda têm um pouco de paciência para lerem este pequeno texto, deixemos as ilusões de lado! Alguém acredita que apena tirar Dilma da Presidência da República ou colocar Lula atrás das grades resolverá todas as mazelas do Brasil, por mais que eles mereçam tal destino? Não é óbvio que, passado tal furacão e, "estrategicamente", os podres de muitos outros serão jogados para debaixo do tapete apenas por serem os preferidos de alguns poderosos grupos econômicos? Claro que não! Vamos deixar de ser manipulados! Todos têm de sair! Uma nova Assembleia Nacional Constituinte, com representantes de associações e organizações da sociedade civil e não restrita a partidos políticos seria um caminho radical, mas muito mais democrático e justo. Colocar um playboy envolvido em várias falcatruas, de um partido famoso por roubar merenda em São Paulo, maior estado do País, como heroi das manifestações? Ou são muito tolos ou perderam a decência! Ah, é claro, sempre tem alguma novela da Vênus Platinada ou algum jogo de futebol de algum clube mais popular (e também manipulado, muitas vezes) para adormecerem novamente um povo que ameaça se levantar. Que saiam Lula, Dilma e o PT, mas também PSDB e outros! O que não pode é vermos aqui e ali em algumas manifestações protestos também contra políticos de oposição, mas na manchete do jornal mais poderoso do Rio de Janeiro apenas canhões apontados para uns. Nestas horas, tenho muita vergonha de ser jornalista. Não sejamos focas amestradas, senhoras e senhores! Tenhamos senso crítico e vejamos o que se esconde por debaixo do pano...