E que fim levou o Sikkim?

Em criança eu era um decorador de atlas geográficos, acreditem. Por isso sabia da existência do Sikkim, um pequeno estado no Himalaia, entre a Índia, o Nepal, o Butão e o Tibet.
Creio que foi em 1974 que vi uma notícia minúscula no jornal "O Globo", dando conta de que o exército da Índia havia invadido o pequeno país e sumido (sic) com o rei.
Nunca mais soube de nada a respeito do Sikkim, e fiquei admirado, sim, com a facilidade da mídia em se desinteressar pelos paises pequenos e fracos. Por mais irrelevante que possa parecer um país pequeno e desconhecido, sua população é formada por seres humanos.
Agora, lembrando do assunto, consultei a wikipedia e fiquei sabendo que o Sikkim foi oficialmente anexado em 1975 e que seu último soberano (o tal que havia sido "sumido") faleceu em 1982, nos Estados Unidos. Pelo menos, não o mataram. E o referendo que decidiu tornar-se o Sikkim, um estado da Índia, é tido como suspeito, por ter sido realizado sob coação. Afinal, o lugar havia sido invadido.
Tragédias assim passam despercebidas pela História...