Não acredito em Recuperação, mas Vejo Milagres

Outro dia me perguntaram: "Tassio, vc acredita em recuperação?". Como todo bom positivista (que é um empirista) e de olho nos dados oficiais do Brasil, nas nossas cadeias e nossas escolas (olha que ironia), eu diria que não. O que seria um contrassenso de forma e aparência -- porque todo positivista acredita no progresso.

Mas para haver progresso é preciso haver Amor e Ordem. Bom... nós temos um dos piores sistemas prisionais no mundo. Homens e Mulheres que voltam à sociedade de forma sociabilizada depois de viverem naqueles infernos, não foram recuperados pelo Diabo, Mas antes... houve um milagre individual (não foi o lugar que os recuperou). E como bem sabemos... milagres são milagres porque não ocorrem com frequência na natureza -- pessoas que saem de lá "bem", são agraciadas (por sua própria força de vontade e boa sorte) pelo milagre.

E nossas escolas? Bom... nem os professores sabem direito o que lecionam e muito menos ainda como lecionar (acredite, hoje não se ensina a lecionar nos cursos das federais... com a linda desculpa de que "Cada um tem o seu jeito próprio de dar aula"). Isso porque não vou falar das próprias crenças que os professores "aprendem" nas faculdades e do desgaste que a própria pessoa (aka aluno) passou para chegar até tal "serie". Bons professores e bons alunos, dentro desse sistema disfuncional são assim como os ex-detentos que saem das cadeias recuperados... verdadeiros MILAGRES.

Ora essas... eu como positivista (empirista) não posso acreditar em milagres, posso? Mas à minha revelia os vejo todos os dias. Raros? Raríssimos. Mas os vejo.

E então quando me perguntam -- Você acredita em Recuperação -- a minha resposta é não. HOJE, eu não acredito. Por que? Porque nossos sistemas hoje NÃO Funcionam. Não há ordem, organização, e nem mesmo bem-querer ou boa vontade... Talvez aqui eu esteja enganado... Talvez por haver este "bem-querer e boa vontade" em alguns casos, que hoje, nós consigamos ver esses pequenos milagres individuais.

Rogo pelo dia que não precise haver milagres, e que estes sejam via de regra, graças a um bom sistema organizado, garantindo que tudo funcione da maneira correta, racional e positiva. Hoje quando olho para o Brasil, e percebo que há milagres, penso que temos algum amor, mesmo que pouco, os quais permitem esses "acasos felizes" que chamamos milagres... Mas nenhuma razão, ordem e análise, para que as coisas realmente funcionem e permitam o progresso.

Ah sim... qual é o lema da nossa bandeira mesmo?

E o que mais precisamos?