Dilma e o motivo d'eu estudar Economia Austríaca
 
 
Quando novo, mui leigo era acerca da política, filosofia e teologia. E economia, principalmente economia. Isso mudou há quatro anos quando comecei a ser afetado por uma de nossas políticas internas. Pode parecer besteira, mas eu gosto de beber, e como Noé eu bebo muito, mas nunca para ficar bêbado: mantenho uma cota de álcool por mês. Quando subiram os preços das bebidas eu pirei. Assim como muita gente pirou quando subiram o gás, a energia e a gasolina. Fui atrás de saber o motivo deste e vi que estávamos entrando n'uma crise. Li no blog do Rodrigo Constantino. 

Eu era muito novo, então fui deveras influênciado pela noçãode capitalismo dos livros do MEC. Para o MEC, o mercantilismo era capitalismo. O imperialismo era capitalismo e até mesmo a escravidão fazia parte do capitalismo, porém peguei um livro realmente liberal, do Milton Friedman e aprendi o que era o liberalismo. Hoje eu não defendo esta metodologia; ele era da escola de chicago: não levava em conta os direitos individuais.

Passam-se dois anos  e agora temos uma bolha -se contado  a partir dos quatro anos atrás. Li um comentário de um sujeito sobre uma tal de Escola Austríaca e decidi procurar. Eu já era crente do direito natural, mas a escola de chicago não a reconhecia. Minha transição então fora bem fácil, afinal os austríacos baseavam a economia no direito e não nas consequências de mercado. 

N'um dos tópicos sobre bolhas, um amigo me recomendou um livro do Murray N. Rothbard sobre a crise de 29. A sua teoria me chamou a atenção. O modo de como o Governo tentava lutar contra  a bolha, na verdade só a aumentava. Segundo a Escola Austríaca, como funciona uma bolha econômica? Ela funciona desta forma: 

O Banco Central corta ou abaixa deveras as taxas de juros (O Obama, assim como 10anos antes do Obama, fizeram isso) fazendo muitas pessoas pegarem empréstimos, criando uma inflação: Bolha imobiliária de 2008 nos EUA. A Inflação não é a subida de preços, mas o aumento de dinheiro: Se eu vejo que você tem 5 reais, mas existem 5 sujeitos com 10 reais, e eles querem comprar um cordão, entõ eu vou fazer um preço maior do que seus 5 reais, pois eu lucraria mais. 

1- Como estamos falando da bolha imobiliária: A conseqüência; As taxas hipotecárias se tornam as mais baixas devido ao aumento de dinheiro neste setor: Minha Casa, Minha Vida é o programa responsável por isso. 

2- As taxas baixam, fazeram os empréstimos bombarem. Crédito subsidiado para todos os lados.

3- Todos esses empréstimos aumentaram a demanda por casas e outros ativos (eles irão virar bolhas futuramente). 


Esta é a explicação das bolhas segundo a escola austríaca. Como os governos tratam de uma bolha? Eles injetam mais crédito subsidiádo, mas agora nas empresas da bolha, esperando uma estabilização da economia, Quando se toma essa ação, salvar os que estão falindo no mercado -o preço de mercado está caro e as pessoas quase não compram, levando a falência- uma reação em cadeia é iniciada aumentando ainda mais a bolha: pois crédito que não existe está sendo gastado, criando uma falsa demanda, falindo empresas e pequenos empresários, levando pessoas a comprarem menos etc.

Me orgulho de fazer parte deste corpo. Me tornei um libertário convicto graças aos seus pensamentos sobre liberdade e ética. 
 
Krabat
Enviado por Krabat em 12/12/2015
Reeditado em 12/12/2015
Código do texto: T5478203
Classificação de conteúdo: seguro