Um Breve Resumo Sobre a Era Vargas.
Brasil República (1889): D. PEDRO II
1889 – Período Republicano
República Oligárquica (Coronelismo)
Getúlio chega ao poder via Golpe, e não através do voto
A Era Vargas é dividida em três: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e a Ditadura (1934-1937)
Revolução de 1930: Washington Luís foi o último presidente oligárquico de MG e logo passou a nomear Júlio Prestes para ser o seu sucessor. O rompimento das oligarquias São Paulo e Minas Gerais vai constranger Getúlio Vargas que passou a formar a Aliança Liberal formada por três Estados aliados: Paraíba, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul.
A Revolução de 30 também foi impulsionada pela crise de 1929 em que EUA entrou em crise econômica, passando a não mais importar o café do Brasil. Com isso, houve a cisão entre São Paulo e Minas gerais no que diz respeito à política do Café com Leite.
Getúlio Vargas chegou ao poder com a ajuda das oligarquias gaúchas e dos tenentes.
Em 1933 o Cristo Redentor foi construído, pois a própria igreja católica apoiava, e muito, o Governo Getúlio.
Governo Provisório: o país dos tenentes: muitos tenentes substituem governadores de quase todos os Estados do Brasil, exceto o Governo de MG.
Getúlio era oligárquico, passando a enfraquecer a Polícia Militar, o Estado e passou a investir em armamento bélico.
Em 1931 é assinado o código dos interventores, ou seja, quase todos os governadores, como foi dito acima, foram demitidos e deportados, passando a ser substituídos por interventores tenentistas.
O café continuou sendo o produto mais investido, passando a ser o produto mais exportado de todos.
Políticas Trabalhistas: Criação do Ministério das Indústrias e do Comércio, criação das Juntas de Conciliação, concessão de férias, jornada de trabalho semana no máximo de 8h, criação do voto secreto, voto feminino, eleição de mulheres na política, criação da Justiça Eleitoral (1932).
Em 1928, foi eleita a primeira mulher no RN: Alzira
Minas Gerais e São Paulo irão tentar derrubar Vargas. Apenas SP vai á luta, mas saiu derrotado por Getúlio. Toda a revolta de SP foi em nome da implantação de uma Constituição e a exigência de um novo interventor paulista.
Para apaziguar a revolução paulista, Vargas nomeou um interventor paulista e criou uma nova Constituição em que a nomeação de um presidente da República, eleito, fosse escolhida pelo Congresso. Isso explica porque Vargas ganhou, novamente, em 1934.
Política Constitucional de Vargas: implantação de uma nova Constituição em 1934
Luiz Carlos Prestes vai ser um dos líderes do Movimento Comunista Brasileiro que representou a oposição a Vargas. Foi escolhido para lutar contra políticas totalitárias, como o Nazismo e o Fascismo.
Em abril de 1935, sob o impacto de várias greves, o Congresso aprovou a Lei de Segurança Nacional. Com isso, a ANL foi colocada na ilegalidade e isso significa que foi tramado um golpe. A União Soviética vai ficar de olho nisso e ajudam para derrubar Getúlio numa quartelada: trazer militares para trazer o presidente do Palácio do Catete.
A Intentona Comunista será dirigida pela ANL para tomar o poder de Vargas. Agentes internacionais ajudaram inclusive Olga Benário que ajudou a dar o golpe. O serviço de inteligência britânica avisou a Getúlio Vargas sobre o movimento contra ele e sobre pessoas ligadas a esse movimento.