O REALEJO DA POLITICAGEM

E o realejo diz

Que eu serei feliz, sempre feliz.

Dudu Nobre¹

O povo pensa que todo e qualquer candidato ao apresentar-se para pedir voto tem planejamento para atender as políticas públicas. Ledo engano... a politicagem faz o diabo virar santo e santo virar o diabo...

O sonho do povo nunca acaba, sempre confia, tem esperança e espera o melhor de seus políticos. Fica frustrado porque nem sempre os políticos o lembra depois de eleito.

Ouvi falar que em Santa Rita teve um político que o povo o fez deputado estadual na década de 50. Depois de eleito o povo o procurava para chorar suas mágoas, fazer pedidos de favores, empregos, etc. Aí o deputado se escondia e a esposa dele dizia para o povão: não chame fulano de fulano, chame-o de deputado fulano de tal, povinho atrevido... Quando foi na outra eleição, o povinho atrevido foi as urnas e ele jamais foi eleito para nada. Cavou a sepultura política no ato de desfazer do povo simples e trabalhador.

O eleitor pode dar uma xícara de café a qualquer pessoa, mas, quando é enganado, vira fera e não dar mais o voto, por uma questão de sobrevivência social e coletiva.

Não é um bom negócio brincar com a derrota do povo depois das eleições. O troco nas eleições futuras é retumbante.

Quem faz o povo sonhar com esperança de dias melhores, de cuidar das pessoas em versos e prosas mentirosas está cavando a própria sepultura política. O povo não se deixa enganar duas vezes com a mesma figura.

Quem pratica o vale tudo para ganhar as eleições tem que engolir o vale tudo contra si por parte do povo enganado.

A gestão sem compromisso com as políticas públicas deve ser repudiada pelo povo, seja de centro, de direita e/ou de esquerda.

O cantor Carlos Galhardo tem razão quando diz: “Ficou a saudade comigo a morar; Tu cantas alegre e o realejo; Parece que chora com pena de ti”, por analogia significa o povo esperando pelas benesses do poder político que não vem depois das eleições.

O realejo da politicagem é parecido com o realejo do teatro mágico, onde "Os opostos se distraem. Os dispostos se atraem"³ e o povo continua a esperar pelo que não vem...

........................

¹ Cf.: Dudu Nobre. In.: < http://www.vagalume.com.br/dudu-nobre/o-amanha.html >. Página visitada em, 10/08/2015.

² Cf.: Carlos Galhardo. In.: < http://www.kboing.com.br/carlos-galhardo/1-1055354/> . Página visitada em, 10/08/2015.

³ Cf.: Fernando Anitelli/Danilo Souza. In.: < http://letras.mus.br/o-teatro-magico/361399/ >. Página visitada em, 10/08/2015.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 10/08/2015
Reeditado em 10/08/2015
Código do texto: T5341691
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.