É PRECISO...

É preciso ter uma grande carência de amor-próprio; é preciso não ter o mínimo de senso crítico; é preciso ser muito subserviente; é preciso ser muito lacaio; é preciso ser muito bajulador; é preciso ser muito injusto; é preciso ser muito idiota para continuar defendendo a permanência de Dilma Rousseff na Presidência da República Federativa do Brasil. Um indivíduo que defende o PT na Presidência do Brasil não é digno de se chamar de cristão. Cristão é seguidor de Cristo. Cristo jamais defendeu um grupo político; jamais defendeu os poderosos.

Cristão de verdade não defende nenhum partido político. Cristão de verdade apenas vota. Se defender um partido, e esse partido não fizer o que prometeu, o cristão deixa de apoiar esse mesmo partido, porque os dois projetos – o do partido e o de Cristo – são diferentes e opostos. Cristão de verdade tem uma postura crítica. Cristão de verdade não fecha os olhos para as injustiças. Nem precisa ser cristão para ser justo: basta ter o compromisso com o bem público; compromisso com o respeito a todos os brasileiros; compromisso com a dignidade de todos e o exercício reto do poder.

Político existe para ser trocado. Democracia é exercício do poder; é mudança; é tentativa de melhoria; é optar por outra pessoa no poder, representando o povo. O poder é do povo, e não dos políticos. Aprenda isso! Numa democracia de verdade, os cidadãos não ficam presos a um grupo político. O objetivo deve ser a melhoria da nação, do país, da vida de todos os cidadãos desse país. Numa democracia, escolhe-se e muda-se. Numa democracia, o poder é do povo. Quando alguém não representa bem esse povo, esse mesmo povo troca de representante político; não fica bajulando um grupo, nem um político. A finalidade deve ser o bem de todos, e não a manutenção de um grupo no poder. Se quem for escolhido não for melhor que o anterior, muda-se novamente, até encontrar alguém que respeite o povo.

Mas quem vive à custa dos pais ou dos avós não se preocupa com o preço do arroz, do feijão, do açúcar. Quem vive à custa dos pais ou dos avós não se preocupa com o preço da gasolina, da conta de energia. Quem é beneficiado não se preocupa com os problemas dos outros, nem tem o direito de se chamar de cristão. Quem ganha um salário alto não se preocupa com quem está morando nas ruas. Muitos não precisam de um hospital público. Muitos que precisam de um hospital público não sabem o que é democracia, nem querem deixar de bajular.

Democracia não existe onde os cidadãos estão preocupados com a manutenção de um grupo no poder. O interesse deve ser o bem de todas as pessoas. Político é para ser trocado, ainda que o substituto possa ser pior do que o atual. Se for pior, troca-se por outro. A paixão não deve existir na política. O que deve existir na política é o exercício da razão e da verdade; é mudança; alternância; tentativas; melhoria.

Se alguém – mesmo que não se declare cristão – for justo e bondoso; se fizer o bem e evitar o mal, esse alguém estará sendo cristão; estará agindo de acordo com Cristo. Porém, ainda que o indivíduo esteja na igreja, se esse indivíduo for bajulador e estiver em defesa de um grupo político no poder, esse indivíduo jamais terá o direito de se chamar de cristão.

É hora de acordar. É hora de agir, de reagir. O Brasil está piorando em todos os sentidos.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 08/08/2015
Código do texto: T5339374
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.