Ação integralista brasileira

Foi um movimento fundado em 1932 (SP) pelo jornalista Plínio Salgado, que deu início ao fascismo no Brasil. Esse movimento de influência fascista defendeu um Estado forte, autoritário, nacionalista e recusava a democracia liberal. Era anticomunista. Defendeu ainda uma sociedade baseada na hierarquia, ordem e disciplina social, e o reconhecimento da suprema autoridade política e jurídica do chefe da nação sobre indivíduos, classes e instituições. Alguns de seus membros defendiam a superioridade branca sobre negros, mestiços e judeus.

Seu programa defendia ideias nacionalistas e a defesa da autoridade do Estado diante da "anarquia liberal". Seu lema: "Deus, pátria e família". A AIB teve apoio das oligarquias tradicionais, de centrais sindicais, de empresários conservadores, de alguns militares e de alguns setores elitistas da Igreja Católica. Os militantes vestiam camisas verdes e exibiam com orgulho o sigma como símbolo. Tem mais, saudavam-se com gritos de Anauê! Em pouco tempo o integralismo se espalhou pelo Brasil. Em 1935, o movimento aprovou a repressão à Intentona Comunista, uma insurreição política e militar, que objetivava derrubar Getúlio Vargas e criar um governo socialista no país.

Em seguida, Plínio Salgado lançou-se candidato à Presidência da República nas eleições previstas para 1938. Não houve ante o golpe de 1937, que instalou o Estado Novo varguista, os partidos são extintos e o espaço político do integralismo é reduzido. Desiludidos com Getúlio Vargas, os integralistas promovem o assalto ao palácio presidencial no Rio de Janeiro e pensam contar com a proteção do Exército para tomar o poder. Mas o presidente obtém o apoio da cúpula militar, e o golpe fracassou. Os integralistas são perseguidos e seus líderes, presos. Plínio Salgado é exilado em Portugal, e o movimento é desarticulado. (RS - texto adaptado)

NAS QUESTÕES OBJETIVAS ABAIXO, MARQUE UM X

Lembre-se que ao entregar as respostas das questões abaixo, use letra Maiúscula. Dê uma à outra resposta, deixe espaço de duas (2) linhas. Você pode colocar as respostas no mesmo lado da folha.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 30/07/2015
Reeditado em 05/08/2017
Código do texto: T5328765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.