DO BOLSO...PARA O ROMBO DA CORRUPÇÃO

Talvez o que eu queira expressar nesse texto não possa ser qualificado tecnicamente como um "artigo" propriamente dito, já que quero também externar uma opinião, mais ainda, uma sensação de indignação da tragédia anunciada que sinto decair sobre a cidadania brasileira.

Acredito que sejam poucos os brasileiros que não acompanham nosso estado de coisas, as que colocam nosso estado de Direito de joelhos , vilipendiado, refém de tantos acontecimentos surreais e que não demandam de grandes especialidades científicas para se concluir, como mero cidadão, que as coisas por aqui atingiram uma gravidade insuportável ao bom andamento das instituições que compõem a resultante saudável das forças independentes e co-relacionadas, a do "Check and balance" duma Democracia plena.

Sequer me refiro ao acompanhamento, por parte dos cidadãos, do âmago dos nossos fatos científicos-políticos noticiados daqui para o mundo, mas simplesmente acredito que qualquer cidadão hoje tenha seu crivo sensitivo instigado para a gênese das tantas dificuldades sociais que vivemos simplesmente ao se deparar com os impactos duros na sua dinâmica de vida comunitária cotidiana, ao se deparar com o déficit de todos os serviços que se pressupõe como direito legítimo da cidadania e como obrigação legal do Estado.

Portanto, todos sabemos que fomos vítimas dum estado complexo de "modus operandis corruptivo" disseminado para todos os lados e que drenou a Pátria de todos.

Estamos sangrando em conjunto por todos os poros institucionais e faz tempo.

Tudo noticiado nos jornais e demais mídias nacionais e internacionais, não se tratando de boatos e sim de fatos.

Tentar elucidar a dinâmica dos fatos nos seus âmagos intrínsecos e invisíveis de bastidores, os ocorridos durante tanto tempo, seus meandros, seus atores e suas consequências nefastas para a cidadania brasileira não é tarefa fácil, se é que é tarefa possível.

Mas caminhamos nas nossas lutas pela decência, graças a Deus.

Todavia a recente extradição, da Itália para o Brasil, dum ator do MENSALÃO DE 2O05 hoje se amalgama temporalmente ao presente 2015, ano em andamento das denúncias inacreditáveis do também PETROLÃO.

Em aética política somos sempre "ão" , é o que se demosntra pelos acontecimentos.

Já em cidadania...e Democracia representativa dos nossos mais profundos anseios morais...patinamos.

Portanto, podemos afirmar com muita convicção que há dez anos, ao menos os anos desmascarados pelos fatos descobertos, nós contribuintes pagamos com o nosso suado dinheiro LÍCITO para que nossos representantes descubram por CPIs infindáveis os meandros invisíveis dos desvios do dinheiro do povo pela corrupção.

A pergunta: Que país, por mais grandioso em potencial, cresceria em meio a tudo isso, somando-se a falta notória de investimento na infraestrutura que corroeu a vida dos brasileiros com miséria maquiada desoladora e déficit assustador em educação?

Por que só agora um slogan tão vazio e pleonasticamente redundante de "PÁTRIA EDUCADORA"?

Por que não educaram antes para a cultura da não corrupção, já que em dez anos se esboça uma geração?

Quem paga por tudo isso? Quem responde por tudo isso, inclusive?

Quem é o dono responsável pelos comandos da empresa chamada BRASIL?

Quem responde pelos dividendos negativos duma empresa seja ela pública ou privada?

Um fato muito claro: depois das denúncias do petrolão o dinheiro SUMIU e a engrenagem FALIU.

Ora, o mais estapafúrdio que senti: então, não tem mais verba partidária das empreiteiras e todas quebram? Falta dinheiro da corrupção aos partidos? Muito fácil: o povo paga via cumpra-se!

E em plena era de contenção de gastos públicos, onde seguro desemprego e pensão de viúvas jovens foram a bola da vez da contenção de gastos, num país roubado e por isso em crise econômica, país que se orgulha pelas conquistas e gerência das legendas trabalhistas, e hoje, em pleno e notório ocaso social, onde nos falta tudo das garantias individuais, difusas e coletivas aos cidadãos, então, O POVO BRASILEIRO PAGA MAIS UMA VEZ A CONTA, TRABALHANDO PARA PAGAR ALTOS IMPOSTOS QUE BANCAM A NOSSA RECENTE DOAÇÃO "CASH" LEGALIZADA AOS FUNDOS PARTIDÁRIOS TRIPLICADOS, ORA NITIDAMENTE ESVAZIADOS PELA INTERRUPÇÃO DOS "PROPINOSDUCTOS" DOS INÚMEROS PARTIDOS DUMA DEMOCRACIA PLURIPARTIDÁRIA E INÉPTA, PARTIDOS QUE ABSOLUTAMENTE NADA FAZEM PELO PAÍS, A NÃO SER NOS FURTAR O BOLSO E OS DIREITOS BÁSICOS, INCLUSIVE A PLENA CONSCIÊNCIA SOCIAL DOS FATOS QUE NOS ENVERGONHAM COMO CIDADÃOS DO MUNDO.

Lamentável tudo isso! ATÉ QUANDO?

Eu não sei quem poderia ser por nós, DE VERDADE MESMO, mas no meu parco entendimento de cidadão AINDA amparado constitucionalmente pelo DIREITO DE PENSAR, penso e acredito que o Brasil não aguenta mais TANTO FAZ DE CONTA DISSIMULADO.

Querem virar a página DO TUDO GRAVÍSSIMO que acontece há pelo menos dez anos, fatos revelados pelas CPIs anti corrupção, inclusive se isentarem do furto da nossa dignidade como se AUTORIDADE ALGUMA fosse responsável pelo tudo.

Querem virar as páginas da Petrobras falida, desrespeitada na sua grandeza hegemônica frente à energia que move um país inteiro, vítima da maior história de corrupção de empresas públicas de que se tem notícias pelo mundo; virar a página como se vira as páginas dum belo conto de fadas com final feliz, as dum livrinho para a ingenuidade das crianças desavisadas dos bonzinhos lobos maus...

Como acreditar em lisura diante do tudo?

Nosso país primeiramente parou para depois dar marcha a ré do retrocesso notório!

Quem responde por tudo, meu Deus?

Por analogia empresarial: contrato um mordomo para cuidar do todo da casa, da logística, da infraestrutura, dos funcionários, do telhado, das paredes, da manutenção, enfim, a casa cai progressivamente a olhos vistos, abaixo dos alicerceres seguros da sensatez da razão, e o mordomo manipula informações, receitas, estatísticas, gastos, e depois se auto- vitimiza, se auto-glorifica a procurar heroicamente os culpados, se auto-isenta de RESPONSABILIDADES, nem pede desculpas ao seu patrão e ainda quer continuar mordomo?

Difícil entender...o mordomo.

Daria um bom roteiro para Sherlock Holmes, não acham?

Enquanto isso os corruptos injustiçados negam veementemente suas culpas, recursos egóicos arrogantes e doentios, cheios de seguidores fiéis, que nem Freud explicaria, essa tamanha ambição ideológica tacanha e desmedida por dinheiro e poder, a que mata hediondamente até a esperança, sempre a última a sucumbir diante das tragédias dos Homens maus.

Só Deus para nos mostrar os caminhos...da reconstrução do Brasil.