FÉ, POLÍTICA E A SOCIEDADE
FÉ, POLÍTICA E A SOCIEDADE.
É preciso entender por que a sociedade humana necessita da política, e por que a fé do ser humano tem que fazer parte de tudo isso. A política é universal. Ela faz parte, queiramos ou não, de todos os seguimentos de nossa sociedade. Tudo que planejamos, discutimos, decidimos e colocamos em prática tem um pouco de política. Não estou dizendo aqui as políticas desequilibradas, inconseqüentes e desrespeitosas para com o povo, que vêm sendo praticadas atualmente em nosso país. Dou razão a quem disser que detesta política. Pois para estes que assim falam não vêem nenhuma perspectiva de melhoria a curto ou médio prazo, e estas pessoas com certeza são as maiores prejudicadas na conjuntura atual. E não conseguirão separar na situação em que o mundo se encontra o que é ser política e o que é “politicagem”.
Fazer política é estar em comunhão com o próximo e acima de tudo com Deus. Se nós assumimos um cargo eleito pelo povo, precisamos governar e trabalhar com este povo. Respeitá-lo e agir com a consciência no coletivo, usando de suas atribuições para que a dignidade seja respeitada e mantida no meio de todos. Contribuindo assim para que cada vez mais as melhorias de vida apareçam e se solidifiquem na sociedade. Pois, estaremos dando condições decentes para as pessoas desta sociedade e por que não, estaremos sendo também privilegiados, porque com certeza será uma sociedade harmoniosa e justa.
Quando de posse de um cargo eletivo, o ser humano precisa pensar que não é todo poderoso, mas sim exercer o seu mandato em comunhão com o Todo Poderoso, Criador de todas as coisas. Temos que ser cristãos de verdade, amando ao próximo e a Deus acima de nossos interesses individuais. E não adianta ficar falando aos quatro cantos, que é cristão fervoroso, e que acredita piamente em Deus, se na função que foi colocado como representante do povo para dar a esse povo uma representatividade digna, não o faz.
Nós cristãos principalmente precisamos entender a política, saber que ela faz parte de nosso dia a dia. Temos que buscar uma formação maior para assim criarmos dentro de nós argumentos necessários para lutar por políticos sérios, que se comprometam com a sociedade em geral. Não podemos dar as costas às desmazelas dos maus políticos, pois se assim o fizermos estaremos armando cada vez mais estes políticos, dando-lhes condições de continuarem a praticar a politicagem, em conseqüência: a corrupção desenfreada. O verdadeiro político digno tem que ter humildade acima de suas pretensões individuais que não pode nem existir em sua mente. Tem que amar verdadeiramente a Deus e à Sua Palavra, porque assim terá respeito pelo seu próximo e pelo mundo em que vivemos.
Não só no governo, nas câmaras municipais, nas assembléias estaduais e no congresso, mas também nas associações, conselhos e reuniões em geral em todas as comunidades, precisamos ser discípulos de Jesus Cristo. Amar ao próximo como Ele nos amou, indistintamente. Usarmos da fé para fazermos uma verdadeira política de amor e dedicação à Palavra de Deus.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
Ailton José Ferreira
Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador.
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
Blog: www.literaturaparademinas.webnode.com