O MITO ESTÁ RUINDO
Pauto aqui este meu escrito nas críticas feitas por Cesar Benjamim da revista Piauí (103 -abril).
Cesar Benjamim faz uma análise muito bem construída e ao mesmo tempo isenta de paixão política partidária. Ele apenas se atem ao contexto e a realidade por ele observada que ora vivemos e que muitos petistas se recusam enxergar ou mesmo são incapazes de entender a conjuntura econômica e política do momento.
para Cesar Bonfim o PT tinha como discurso desde 2003 a combinação de desenvolvimento e justiça social, com mercado interno e reformas estruturais. Na verdade, tudo isso foi abandonado par a criação de empregos em setores de baixa produtividade. Deixando apenas para o mercado interno agir em toda em economia, abandonando o desenvolvimento a longo prazo.
Ele toca em outros assuntos referentes a economia, mas me ative a esse ponto.
Outra questão que ele trás a baila é o legado do lulismo a nação brasileira, no seu entender o lulismo deixa uma sociedade mais conservadora do que doze anos atrás. No afã de ascender ao poder Lula fez alianças com personagens políticos dos mais retrógrados possíveis. Assim, no seu entender ficou um tempo de cacofonia.
Pegando a deixa de um outro texto da mesma revista, agora de Fernando de Barros e Silva,onde ele faz um comparativo entre Maluf e sua cria Celso Pitta e Lula com sua cria Dilma, mas deixando claro a distância entre eles. É o que se chama de criadores e criaturas.
Para Fernando de Barros e Silva tanto Celso Pitta quanto Dilma foram caprichos de seus criadores para se perpetuarem ou firmar o poder de chefe.
Como se viu, o objetivo de Maluf malogrou, como bem lembra Fernando de Barros e Silva, Maluf nunca mais conseguiu se eleger a cargo no executivo. Dessa forma vai se delineando para Lula, o mito ruindo