As cruzadas e a expansão do comércio com o Oriente

Cruzadas eram expedições militares e religiosas, financiadas por nobres cristãos na Idade Média (1095 a 1270), com o fim de reconquistar Jerusalém. Seu objetivo era espalhar o cristianismo, combater os muçulmanos – seguidores do islamismo - e cristianizar territórios da Ásia Menor (Turquia) e da Palestina, que eram ocupados por tribos turcas.

As principais motivações econômicas eram: a abertura das rotas terrestres de comércio com o Oriente, a conquista de novos territórios, a formação de alianças para derrotar concorrentes feudais e decidir disputas dinásticas. Tivemos oito cruzadas oficiais.

De outro lado, é fato que primeira cruzada foi convocada pelo papa Urbano II, teve como objetivo tomar do controle muçulmano o Santo Sepulcro – local onde Jesus Cristo teria sido enterrado – em Jerusalém. A campanha termina com a vitória dos cruzados.

Por outro lado, os combates para expulsar os muçulmanos da península Ibérica – formada por Portugal e Espanha - e a luta dos cavaleiros alemães em marcha para o leste também recebem o status de cruzada. É claro que a Igreja tinha os seus interesses.

Assim, em 1118, Hugo de Payens fundou a Ordem dos Templários - uma organização militar e religiosa - cujo objetivo era defender e difundir a fé católica na Terra Santa.

Segundo o historiador Hilário Franco aos participantes das cruzadas, a Igreja concedia privilégios espirituais e materiais: o principal deles, o da indulgência e concedia perdão dos pecados. Tem mais, crime e pecado tinham o mesmo peso nessa sociedade.

A verdade: apesar de não terem alcançado seus objetivos, as cruzadas tiveram consequências importantes: reabriram a navegação do Mediterrâneo aos europeus e intensificaram as relações comerciais do Ocidente e Oriente. Produtos como sedas, tapetes, armas e especiarias foram introduzidos no consumo da Europa pelos cruzados. Pela proximidade geográfica, os comerciantes da Itália, principalmente de Veneza, desenvolveram intenso comércio dos produtos orientais.

(RS – texto adaptado)

NAS QUESTÕES OBJETIVAS ABAIXO, MARQUE UM X

Lembre-se que ao entregar as respostas das questões abaixo, use letra Maiúscula. Dê uma à outra resposta, deixe espaço de duas (2) linhas. Você pode colocar as respostas no mesmo lado da folha.

1. Em 1095, atendendo ao apelo do papa Urbano II para que iniciassem uma guerra contra os muçulmanos, os nobres cristãos, motivados por ideais religiosos e econômicos, organizaram as Cruzadas. Considerando-se o conjunto dessas expedições, que se prolongaram até 1270, pode-se destacar como uma de suas consequências:

A) o enfraquecimento do comércio italiano no Mar Mediterrâneo, em razão da insegurança e dos perigos gerados pelos conflitos militares.

B) o fortalecimento da autoridade dos senhores feudais, cujas finanças foram consolidadas com a exploração dos territórios do Oriente.

C) a difusão e a assimilação da cultura germânica pelo império bizantino, alterando significativamente o modo de viver dos povos orientais.

D) a ampliação do universo cultural dos povos europeus, possibilitada pelo contato com a rica cultura dos povos orientais.

2.(Modificada) Sobre o movimento das Cruzadas, em que a Igreja Católica procurou retomar as “terras santas” dos mouros, que habitavam a península ibérica, assinale a opção correta.

a) As Cruzadas ampliaram as possibilidades do comércio europeu na Ásia.

b) As Cruzadas foram financiadas unicamente com recursos da Igreja e não tinham fins comerciais.

c) Os senhores feudais que financiavam as Cruzadas eram recompensados unicamente com títulos religiosos.

d) Do ponto de vista militar, as Cruzadas obtiveram êxito total contra os mouros, expulsando-os da Europa e da Terra Santa.

3. O movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:

a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida europeia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.

b) em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o começo da propriedade dominante no Extremo Oriente.

c) os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical.

d) os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.

e) as exigências das expedições contribuíram decididamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.

4. “Defronte da porta leste da catedral de Clermont, na França, reunia-se uma multidão. Lá estavam, porque o papa Urbano II comunicou que faria uma grande proclamação de muita importância. Disse aos presentes que seus irmãos da cristandade oriental estavam sofrendo muito nas mãos de uma casta virulenta de infiéis. O sofrimento era tão grande, que eles pediram ajuda ao Ocidente. Até Jerusalém, a sagrada das sagradas, tinha sido profanada pelos pagãos. Não era mais seguro para os seguidores de Cristo visitarem o local onde ele sofreu e morreu pela humanidade. Poderia o mundo cristão observar pacificamente os turcos pagãos rirem por trás das paredes da cidade mais sagrada da cristandade?” (W. B. Bartlett, O Chamado às Armas) O texto remete diretamente para:

a) A Querela das Investiduras, disputa entre a Igreja Católica Romana e o Sacro Império Romano Germânico.

b) Chamada feita pelo Papa Urbano II, convocando os cristãos a participarem da Guerra da Reconquista da Península Ibérica.

c) O Cisma do Oriente e a guerra entre católicos romanos e católicos ortodoxos.

d) Convocação pelo Papa Urbano II dos cristãos para organizarem a Primeira Cruzada.

e) A tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, ação que afetou os interesses cristãos no Mediterrâneo.

5. Caracteriza - se como a trilogia da crise do feudalismo nos séculos XIV e XV:

a) Cruzadas, Monarquias Nacionais e Querela das Investiduras.

b) Tratado de Verdun, Reforma Religiosa e Renascimento Comercial.

c) Guerra dos Cem Anos, Guerra de Reconquista e Guerra das Duas Rosas.

d) Peste Negra, A Grande Fome e guerras.

e) Revoltas dos Jacquers, Guerra dos Cem Anos e Tratado de Verdun.

6. As Cruzadas tiveram consequências importantes, entre elas:

a) a centralização da administração e da justiça em mãos dos senhores feudais;

b) o êxito das expedições em defesa da Terra Santa;

c) o fortalecimento do domínio feudal na esfera econômica;

d) o restabelecimento das rotas comerciais territoriais e marítimas entre o Ocidente e Oriente;

e) decadência da burguesia que não retomou seus investimentos no movimento cruzadista.

7.Com relação às Cruzadas, é correto afirmar que:

a) representam, em última instância, a crise do sistema feudal;

b) a Primeira Cruzada foi convocada por Inocêncio III;

c) a Terceira Cruzada conquistou a cidade de Jerusalém;

d) a Quarta Cruzada foi conduzida por Ricardo Coração de Leão;

e) Dandolo, doge de Veneza, fez um acordo com o sultão Saladino durante a Sexta Cruzada.

8. “Bruscamente, no século XII, o movimento de expansão se acelerou. Um sinal de crescimento é a cruzada, a investida dos cavaleiros de Cristo sobre as riquezas do Oriente, a aventura fabulosa. Há outro sinal, menos evidente, porém mais seguro, inscrito na paisagem (...). Aldeias novas, campos florescentes, vinhedos e esse novo ator que irá se apoderar do papel principal: o dinheiro.” Georges Duby. A Europa na Idade Média . São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 41

O texto acima demonstra que

A) a Idade Média ocidental não conheceu, durante toda sua duração, comércio nem circulação de moeda.

B) as cruzadas tiveram motivação apenas religiosa, embora alguns cavaleiros lucrassem com as conquistas.

C) o ocidente medieval conheceu transformações profundas na sua organização econômica durante o século XII.

D) as relações de suserania e vassalagem, predominantes na Idade Média ocidental, foram rompidas após as cruzadas.

E) a economia do ocidente medieval era baseada na agricultura até o século XII, quando finalmente se tornou industrial.

9. As cruzadas, ocorridas durante a Idade Média, são analisadas por muitos historiadores como um evento “pouco glorioso e condenável”, como ilustra a citação abaixo:

“O cristianismo, tal como era ensinado por Jesus e o Novo Testamento (o Evangelho), era uma religião pacífica. Entre os primeiros cristãos, muitos foram perseguidos pelos romanos porque não queriam ir à guerra. Mas à medida que se tornavam cristãos, os bárbaros introduziram seus costumes guerreiros no cristianismo” (LE GOFF, Jacques. A Idade Média explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007).

Com base nessas informações, assinale a alternativa INCORRETA:

A) as Cruzadas foram grandes batalhas contra os povos não cristãos que habitavam o norte da Europa, numa tentativa de convertê-los ao cristianismo através da força, contradizendo todo o ensinamento bíblico que se pautava numa religião pacífica;

B) o movimento das Cruzadas teve como principal objetivo a conquista de Jerusalém e do Santo Sepulcro, onde Jesus teria sido sepultado;

C) as Cruzadas iniciaram-se no Concílio de Clermont, quando o papa Urbano II convocou os cristãos para partirem rumo a Terra Santa, em um período da Idade Média que durou quase dois séculos;

D) entre os séculos XI e XIII partiram da Europa oito Cruzadas que envolveram milhares de pessoas, desde a nobreza até os mendigos;

E) além do objetivo religioso, de tomar lugares sagrados para os cristãos, as Cruzadas serviram a outros interesses, como a conquista de novas terras pela nobreza feudal e a ampliação das atividades mercantis.

10. As Cruzadas tiveram caráter:

a) exclusivamente religioso, buscando resgatar a Terra Santa das mãos dos árabes e expandir o catolicismo;

b) exclusivamente comercial, buscando novas terras para a agricultura e mercado para os produtos europeus;

c) religiosos e comercial, buscando conciliar a ação expansionista religiosa à abertura de novas rotas comerciais;

d) político e religioso, buscando ampliar o poder do papado e produzir uma fusão entre o catolicismo e o islamismo;

e) político e comercial, buscando expandir o absolutismo monárquico e abrir mercados para produtos do Vaticano.

f) TSV.

11. Apesar de não terem alcançado seu objetivo - reconquistar a Terra Santa -, as Cruzadas provocaram amplas repercussões, porque:

a) favoreceram a formação de vários reinos cristãos no Oriente, o que permitiu maior estabilidade política à região.

b) consolidaram o feudalismo, em virtude da unificação dos vários reinos em torno de um objetivo comum.

c) facilitaram a superação das rivalidades nacionais graças à influência que a Igreja então exercia.

d) uniram os esforços do mundo cristão europeu para eliminar o domínio árabe na Península Ibérica.

e) estimularam as relações comerciais do Oriente com o Ocidente, graças à abertura do Mediterrâneo a navios europeus.

12. As Cruzadas tiveram caráter:

a) exclusivamente religioso, buscando resgatar a Terra Santa das mãos dos árabes e expandir o catolicismo.

b) exclusivamente comercial, buscando novas terras para a agricultura e mercado para os produtos europeus. 

c) religioso e comercial, buscando conciliar apenas a ação expansionista religiosa à abertura de novas rotas comerciais. 

d) político e religioso, buscando ampliar o poder do Papado e produzir uma fusão entre o catolicismo e o islamismo.

e) político e comercial, buscando expandir o absolutismo monárquico e abrir mercados para produtos do Vaticano.

f)TSF.

13. Há novecentos anos, em 1095, o Papa Ur­­bano II convocou todos os cristãos para lu­­tar contra os árabes a fim de reconquistar a “Terra Santa”. Foram duzentos anos em que ondas sucessivas de milhares de peregrinos armados, aventureiros, guerreiros, cavaleiros medievais e exércitos liderados por reis, se lançaram ao Oriente Médio. As Cru­­zadas influíram decisivamente na história da Europa na Baixa Idade Média. A mais significativa de suas consequências foi:

a) A reunificação das igrejas Católica e Ortodoxa, separadas em 1054 pelo Cisma do Oriente.

b) Um novo cisma no Cristianismo com o início da Reforma Protestante no século XVI.

c) A conquista dos lugares sagrados do Cristianismo situados no norte da África.

d) A “reabertura” do Mediterrâneo, o que, possibilitou o comercio das especiarias vindas do Oriente.

e) O declínio do comércio, o desaparecimento da vida urbana e a descentralização política no Ocidente da Europa.

14.(MODIFICADA) Afinal de contas, qual das opções abaixo explica mais claramente o que foram as Cruzadas Medievais?

a) Foram organizações comerciais com objetivo de expandir o comércio entre Ocidente e Oriente na Idade Média.

b) Foram expedições militares europeias, organizada pelos cristãos, que tinha como objetivo principal a conquista de todo continente asiático e africano.

c) Foram organizações de caráter cultural e artístico que tinha como objetivo promover a cultura ocidental cristã na região do Oriente Médio.

d) Foram expedições militares ocidentais (europeias) de inspiração cristã enviadas à Palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém, que havia sido tomada pelos muçulmanos no século XI.

15. Do ponto de vista cultural, as Cruzadas favoreceram a:

a) Criação de obras de arte que valorizavam a cultura islâmica na Europa.

b) Valorização das artes plásticas cujos artistas passaram a criticar a Igreja Católica através de suas pinturas e esculturas.

c) Criação de escolas de artes na Europa, administradas por professores de origem árabe.

d) Literatura conhecida como contos de cavalaria, que relatava os feitos heroicos e conflitos militares entre cristãos e muçulmanos durante as Cruzadas.

16. Expedições de caráter militar organizadas pela Igreja para combater os pretensos inimigos do cristianismo e libertar a Terra Santa (Jerusalém) das suas mãos. O movimento estendeu-se desde os fins do século XI até meados do século XIII.” Estamos falando das:

A) Invasões bárbaras.

B) Guerras de reconquistas.

C) “Jacqueries”.

D) Revoltas normandas.

E) Cruzadas.

17. Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais consequências econômicas das Cruzadas?

A - O fortalecimento do modo de produção feudal.

B - O renascimento comercial na Europa.

C - A crise do capitalismo em toda a Europa.

D - O início e processo de industrialização na Europa.

18. Qual a principal consequência das Cruzadas do ponto de visa religioso?

A - A paz religiosa entre todas as religiões da Europa, Ásia e África durante toda Idade Média.

B - A conversão de grande parte da população europeia ao islamismo.

C - O aumento das tensões entre cristãos e muçulmanos na Baixa Idade Média.

D - O surgimento de novas religiões cristãs, entre elas as protestantes.

19. Com relação às Cruzadas, é correto dizer que:

(a) foram expedições organizadas para libertar os turcos otomanos que estavam prisioneiros na Palestina.

(b) tinham como principal objetivo catequizar os indígenas das Américas.

(c) eram expedições que cruzavam a Europa exclusivamente em busca de um caminho alternativo para as rotas comerciais que vinham do extremo oriente.

(d) foram expedições realizadas na Idade Média que, embora não realizassem o objetivo inicial de libertar os lugares santos do domínio muçulmano, tiveram importantes consequências econômicas.

(e) é o nome que se atribui ao grande movimento dos árabes, no sentido de divulgar sua doutrina, o islamismo, e expandir seus territórios por todo o Oriente e, posteriormente, em direção à Europa.

20. O cavaleiro é um dos principais personagens nas narrativas difundidas durante a Idade Média. Esse cavaleiro é principalmente um

(A) camponês, que usa sua montaria no trabalho cotidiano e participa de combates e guerras.

(B) nobre, que conta com equipamentos adequados à montaria e participa de treinamentos militares, torneios e jogos.

(C) camponês, que consegue obter ascensão social por meio da demonstração de coragem e valentia nas guerras.

(D) nobre, que ocupa todo seu tempo com a preparação militar para as Cruzadas contra os mouros.

(E) nobre, que conquista novas terras por meio de sua ação em torneios e jogos contra outros nobres.

21. Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra Santa. O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como

(A) Guerra dos Cem Anos.

(B) Reforma Católica.

(C) Procissão das Irmandades Flagelantes.

(D) Cruzadas.

(E) Companhia de Jesus.

22.(Metodista) Sobre o movimento das Cruzadas, é correto afirmar que

I. foi decisivo para a reafirmação política e religiosa da Igreja Católica Ocidental.

II. serviu para consolidar o comércio no Mediterrâneo.

III. a Igreja concedia privilégios espirituais por meio do dízimo e das indulgências, para atrair guerreiros.

IV. o indivíduo que se engajava nesse movimento possuía forte sentimento religioso.

Estão corretas

A) I, II, III e IV.

B) II e III.

C) II e IV

D) III e IV

E) I, II e IV

SAIBA MAIS! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, CADERNO DO ALUNO, ETEC, CURSINHOS E CONCURSOS PÚBLICOS.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 14/03/2015
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T5169957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.