AS PALAVRAS DO JARGÃO ESQUERDOFRÊNICO OBTÊM SIGNIFICAÇÃO OPOSTA CONFORME OS ESQUERDOPATAS ESTEJAM NO PODER OU NA OPOSIÇÃO.VEJAM ESTES EXEMPLOS:
Isto é verdadeiramente curioso: dependendo do ponto de vista do emissor, as palavras podem ter significações opostas.
Constata-se isso particularmente na arena política.
Um dito do Segundo Reinado, no Brasil, "ninguém é mais liberal que um conservador na oposição, nem mais conservador que um liberal no governo", e que tem validade plena no Brasil hodierno, mostra que, raramente um político mantém, quando no poder, sua "convicção" ideológica. São ideias e ideais num canto e práticas noutro, totalmente diferentes. Em geral, nesse campo, só a incoerência tem coerência. Nesse fato está um dos motivos dos conceitos serem tão relativizados pelos que fazem da política uma carreira profissional.
O PT, quando na oposição, tachava de fascista, de reacionário, de elite retrógrada os que estavam no poder e criavam obstáculos às mobilizações sociais. Hoje, essa organização criminosa é quem está governando o país e usa os mesmos termos, agora contra os movimentos populares. Só há uma diferença: o PT usava de seus chavões para chegar ao poder. As mobilizações de hoje não têm essa ambição. Desejam apenas a moralização dos costumes políticos e outras reivindicações legítimas. Mas a truculência com que tratam os cidadãos chega às raias do stalinismo.