Revolução Mexicana não terminou

A origem da Revolução Mexicana, de 1910, é explicada pela existência de uma injusta ordem política, econômica e social herança colonial espanhola ao México independente. Essas injustiças se desenvolveram ainda mais durante os governos o presidente Porfírio Díaz (1877-1911).

Em 1910 Díaz marcou eleições presidenciais, tendo como opositor Francisco Madero. O confronto entre os dois desencadeou a Revolução Mexicana, a primeira grande revolução latino-americana pós-independência. De movimento de contestação política, a revolução se transformou numa luta social, nacionalista, antilatifundiária e popular. Os camponeses entraram na luta contra Porfírio Díaz, liderados por homens como Pancho Villa e Emiliano Zapata.

Em 1911 Madero assumiu o poder, e Zapata lançou o Plano Ayala, declarando que só deporia as armas quando fossem devolvidas aos índios e aos camponeses as terras tomadas latifundiários.

Porém foi no governo de Lázaro Cárdenas (1934-40), por meio de um Estado populista que a Revolução Mexicana conseguiu seus melhores resultados sociais. Hoje, a Revolução Mexicana e seus ideais estão presentes nos murais de José Clemente Orozco, David Siqueiros e Diego Rivera do que na vida do povo mexicano, pois ainda hoje é um projeto inacabado.

Aqueles que não acreditam nisso são os mesmos que foram surpreendidos no dia 1º de Março de 1994, quando o EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional), liderado pelo subcomandante Marcos, surgiu exigindo justiça social. (Por Roberto Nasser)

Abaixo marque um X - Não disponibilizo o gabarito

1. "Como Zapata não conseguiu fazer-se ouvir e ter as reivindicações atendidas por Madero, rompeu o apoio que dava a seu governo e lançou o Plano de Ayala, propondo a reforma agrária imediata, o confisco de 1/3 das terras que estavam nas mãos de grandes latifundiários para serem entregues aos camponeses, a criação de um banco para dar créditos à agricultura e o confisco de bens dos que se opusessem às reformas do Plano. A situação passou por um momento de radicalização das forças sociais, e ao mesmo tempo, fazer reformas destinadas às camadas populares, preservar o latifúndio e garantir os interesses estrangeiros. Esse fato culminou com um golpe desfechado pelo general Victoriano Huerta, apoiado pelos Estados Unidos e empresas estrangeiras, contra Francisco Madero, que foi executado em 1913."

O texto descreve acontecimentos da Revolução:

a) Cubana.

b) Haitiana.

c) Boliviana.

d) Argentina.

e) Mexicana.

2. A Revolução Mexicana de 1910, do ponto de vista social, caracterizou-se:

a) pela intensa participação camponesa;

b) pela aliança entre operários e camponeses;

c) pela liderança de grupos socialistas;

d) pelo apoio da Igreja aos sublevados;

e) pela forte presença de combatentes estrangeiros.

3. Na América Latina, no século XX, aconteceram duas grandes revoluções: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Em ambas, os

a) camponeses sem terra lideraram sozinhos os movimentos.

b) EUA enviaram tropas que lutaram e quase derrotaram os rebeldes.

c) grupos socialistas iniciaram a luta armada, tornando hegemônicas suas ideias.

d) revolucionários derrubaram governos autoritários e alcançaram a vitória.

e) programas revolucionários foram cópias de movimentos europeus.

4. Ao longo do século XX, diversos movimentos sociais eclodiram na América Latina. Dentre eles, destacamos a Revolução Mexicana, iniciada em 1911, que se caracterizou, em suas origens, como um movimento:

a) operário pela implantação de um governo socialista no México.

b) nacionalista contrário à dominação política espanhola.

c) burguês em defesa da industrialização do país.

d) camponês de luta por uma reforma agrária.

e) liberal em prol de uma aliança econômica com os Estados Unidos.

5. A revolução iniciada em 1910 foi um grande movimento popular, anti-latifundiário e anti-imperialista, que foi responsável por importantes transformações no México. Do ponto de vista institucional, oficial, considera-se a revolução como o movimento que derrubou a ditadura e possibilitou a ascensão de Francisco Madero em junho de 1911. No entanto, o movimento revolucionário possuía outra dimensão: os camponeses do sul, liderados por Emiliano Zapata, e os do norte, liderados por Pancho Villa, defendendo a reforma agrária.

Fonte: A Revolução Mexicana. 2000. Disponível em: Acesso em 7 demarço de 2010 (adaptado)

A leitura do texto acima nos permite concluir que:

a) o movimento popular que derrubou a ditadura no México teve como uma de suas manifestações as pressões dos camponeses para a realização de uma reforma agrária.

b) a Revolução Mexicana, apesar de promover a derrubada da ditadura de Madero, apresentou um caráter essencialmente burguês, sem a participação das camadas populares.

c) Pancho Villa e Emiliano Zapata, líderes do movimento camponês da Revolução Mexicana, foram os principais responsáveis pela derrubada da ditadura de Madero em 1911.

d) a ditadura implementada após a Revolução Mexicana de 1910 foi responsável pela efetivação do projeto de reforma agrária defendido por Emiliano Zapata e Pancho Villa.

e) a Revolução Mexicana de 1910, apesar da aparência anti-imperialista, teve total apoio do governo dos Estados Unidos, beneficiado pela ascensão do líder popular Francisco Madero.

6. Em Chiapas, no México, em 1994, ocorre uma rebelião conduzida pela Frente Zapatista de Libertação Nacional que reivindica mudanças na distribuição da terra e benefícios sociais para as populações do campo e indígena. Quanto à utilização do termo "zapatistas", assinale o correto.

a) Uma aproximação à imagem de Emiliano Zapata, um líder da revolução Mexicana que no início do século XX, parecia ser a única esperança para os camponeses do sul do país.

b) Uma clara homenagem ao atual presidente espanhol José Luiz Rodríguez Zapatero, que à época da rebelião, era militante do Partido dos Trabalhadores Socialistas espanhol (PSOE) e porta-voz internacional das minorias mexicanas.

c) Referência a Zapata, território localizado no pequeno estado mexicano Morelos, cuja população de índios e camponeses, há séculos, resiste as violentas expropriações dos fazendeiros sobre suas comunidades.

d) Uma homenagem aos irmãos Emiliano e Eufêmio Zapata, pequeno proprietários de terras, no estado de Morelos, que injustamente tiveram suas terras expropriadas por grandes fazendeiros e foram brutalmente assassinados.

7. A Revolução Mexicana de 1910, que teve em Pancho Villa e Emiliano Zapata duas das suas mais expressivas lideranças, sob o aspecto social, caracterizou-se pela:

a) adesão de militares, operários e estudantes.

b) aliança da Igreja aos revolucionários.

c) ajuda de brigadas estrangeiras

d) grande participação camponesa.

e) destacada influência dos anarquistas.

8. Em 1910 um grupo de agricultores mexicanos rebelou-se contra os rumos que o governo impunha a seu país. A revolta seguiu por nove anos com guerrilhas, sabotagens e cercos continuados aos revoltosos. Um dos líderes do movimento a que o texto se refere foi:

(A) Virgílio Piñera.

(B) Emiliano Zapata.

(C) Simon Bolívar.

(D) José Artigas.

(E) Pablo Escobar.

9. (Modificada) Em 2010, a Revolução Mexicana completou cem anos, e nesse processo revolucionário:

a) o objetivo final era derrubar a ditadura de Francisco Madero e implantar o regime democrático proposto por Porfírio Diaz.

b) o clero católico foi de fundamental importância para a vitória camponesa, liderando as ações que levaram à implantação da reforma agrária.

c) a liderança do proletariado urbano combativo ficou nas mãos de Emiliano Zapata e Pancho Villa, assassinados pelas forças conservadoras.

d) a questão central era solucionar o problema da terra, tomada pelos latifundiários às comunidades indígenas e camponesas.

e) a direta participação dos Estados Unidos foi assistida ao lado das forças conservadoras internas, que acabou por retirar do México cerca de um terço de seu território.

10. No contexto da Revolução Mexicana, na segunda década do século passado, o Exército Libertador do Sul, liderado por Emiliano Zapata, sublevou-se no México. No final do mesmo século, em 1994, no estado sulista de Chiapas, a organização denominada Exército Zapatista de Libertação Nacional iniciou um movimento rebelde. Os dois movimentos referidos têm vários pontos em comum, entre os quais, destaca-se a luta para

(A) tomar o poder e implantar governos inspirados nas ideias agraristas do líder chinês Mao Tse-Tung.

(B) defender os interesses dos operários e trabalhadores fabris, constantemente violados pelo Governo mexicano.

(C) destituir as elites dirigentes e instaurar um Estado socialista inspirado na tradição marxista latino-americana.

(D) resgatar as terras dos camponeses de origem indígena e conquistar melhores condições de vida para eles.

11. O trecho abaixo é a tradução de um fragmento de diálogo entre Demetrio e Luis Cervantes, personagens da obra literária Los de Abajo, de Mariano Azuela, que tem a Revolução Mexicana como tema.

Demetrio - Olha, antes da revolução tinha eu até minha terra pronta para semear e, se não houvesse o choque com don Mônico, o cacique de Moyahua, a estas horas andaria eu com muita pressa, preparando a terra para o plantio [...] Tinha minha casa, minhas vacas [...], ou seja, nada me faltava.

Luis Cervantes - [...] se acaba a revolução, acabou tudo. Lástima de tanta vida segada, de tantas viúvas e órfãos, de tanto sangue vertido! Tudo, para quê? Para que uns quantos velhacos se enriqueçam e tudo fique igual ou pior que antes. Você é desprendido, e disse: ‘Eu não ambiciono mais que voltar a minha terra.’ [...] Enquanto você anda por aqui por don Mônico, o cacique, você se levantou contra o caciquismo que assola toda a nação. [...] Não lutamos [...] senão contra a tirania mesma. Isso é o que se chama lutar por princípios, ter ideais. Por eles lutam Villa, Natera, Carranza; por isto nós estamos lutando. AZUELA, Mariano. Los de Abajo. Edición crítica de Jorge Ruffinelli (Coord.). Espanha: ALLCA XX / Brasil: Scipione Cultural, 1997. p. 42-43.

Sobre a Revolução Mexicana, considere os trechos acima e marque a alternativa correta.

A) Com a vitória das forças camponesas, o controle exercido pelos chefes políticos locais (caciquismo) que usavam esse poder para explorar os camponeses foi extinto, sendo instituído o voto secreto para eleição de prefeitos e câmaras municipais.

B) Os princípios e ideais mencionados por Luis Cervantes referem-se às idéias socialistas que Emiliano Zapata e Pancho Villa tentavam implantar no México, reproduzindo uma aliança operário-camponesa inspirada no marxismo.

C) Sob as lideranças de Emiliano Zapata, no sul, e Pancho Villa, no norte, a luta camponesa foi, paulatinamente, constituindo um movimento revolucionário de cunho popular, que reivindicava a reforma agrária e o fim do latifúndio, do caciquismo e da servidão a que eram submetidos os camponeses.

D) A Revolução Mexicana foi um conjunto de movimentos revolucionários populares e burgueses, unificados sob uma direção comum. Essa direção conduziu a luta contra as oligarquias e o imperialismo norte-americano após a queda de Porfírio Díaz.

12. A Revolução Mexicana iniciou-se em 1910, com os movimentos de oposição ao governo ditatorial de Porfírio Días, institucionalizando-se no governo Lázaro Cárdenas (1934-1939), com a criação do Partido Revolucionário Mexicano (PRM), hoje chamado de Partido Revolucionário Institucional (PRI). Sobre a Revolução Mexicana, todas as afirmativas abaixo são corretas, exceto:

a) Constituiu-se num processo do qual participaram segmentos sociais que reivindicavam a reforma agrária e a democracia política de cunho burguês.

b) Foi apoiada pelo movimento camponês, que reivindicava o direito à posse da terra.

c) Contrapôs-se ao governo ditatorial de Porfírio Días, apoiada pelos latifundiários, comerciantes, banqueiros mexicanos e investidores estrangeiros.

d) Apresentou caráter anticapitalista, acarretando a socialização da terra e da indústria.

e) Acarretou a nacionalização das companhias de petróleo e estradas de ferro, bem como a formação de sindicatos operários e camponeses.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 07/02/2015
Reeditado em 15/12/2019
Código do texto: T5129365
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.