LIDERANÇA E LÍDER AUTÊNTICO.
João Bosco Soares dos Santos
O QUE É E QUEM É UM LÍDER AUTÊNTICO, COM PUREZA DE IDEIAS, SENTIMENTOS, AÇÕES E COMPORTAMENTOS E COM O MAIS ARRAIGADO, INCONDICIONAL, INCONSÚTIL E HUMANIZADOR DOM-PRAZER DE SERVIR, CUIDAR E AJUDAR OS INTEGRANTES DE UMA COMUNIDADE?
VAMOS REFLETIR?
- Líder, etimologicamente, é o que conduz, dirige, guia, persuade, encaminha, encabeça, orienta e ensina, sem limites, tudo o que for possível e de melhor para o bem comum.
- Todo líder é um sábio social que faz resplandecer nas suas ideias, sentimentos, ações e comportamentos a fé, a energia e a luz carregadas de nobreza, justiça, beleza e dignidade.
- Líder é o “PRIMUS INTER PARES”; o primeiro entre os iguais sem imperar, ferir ou humilhar; é quem, por esforço, qualidade e mérito próprio, sem qualquer ajuda externa, assume o comando por inteira e total aquiescência dos seus iguais, com nobreza, justiça, verdade e beleza humanitárias.
- Líderes surgem em todos os momentos históricos.
- O modo de liderar varia no tempo e muito depende da contingência.
- A situação propícia para o surgimento de uma liderança resulta da combinação das expectativas de grupos sociais que formatam e burilam o líder.
- A liderança é a capacidade e poder de inspirar, guiar e atuar sobre grupos, comunidades, organizações e nações, em rigorosa e humanitária obediência às leis, normas e usos civilizados pelos milhares de anos de existência da humanidade.
- Liderança é um processo de estímulo pelo qual, mediante ações recíprocas bem sucedidas, as DIFERENÇAS INDIVIDUAIS SÃO CONTROLADAS E A ENERGIA HUMANA QUE DELAS DERIVA É ENCAMINHADA EM BENEFÍCIO DE UMA CAUSA COMUM; DE UM BENEFÍCIO ESSENCIALMENTE COLETIVO, E TUDO E TODOS, MESCLADOS DE NOBREZA, BELEZA, JUSTIÇA E DIGNIDADE HUMANITARIZANTEMENTE SACRALIZADORA.
- QUAIS FORAM (OU SÃO) OS LÍDERES BRASILEIROS COM ESSE TEOR ÉTICO, COM ESSES PORTES E SELOS DE JUSTIÇA, BELEZA, NOBREZA, DIGNIDADE E HUMANITARISMO?
- HÁ ALGUNS DELES OCUPANDO ALGUMA FUNÇÃO NOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO?
- QUAIS SÃO (OU FORAM)?