O GOVERNO FLÁVIO DINO: expectativas e limites

É MUITO COMUM QUE UM NOVO GOVERNO RECÉM ELEITO CAUSE E DESPERTE INÚMERAS EXPECTATIVAS E MURMURINHOS DE TODA ORDEM NO SEIO DA NOSSA SOCIEDADE, AINDA MAIS EM SE TRATANDO DE UM FUTURO GOVERNO QUE DE FORMA CORAJOSA E HONROSA COLOCOU POR TERRA A MAIS ANTIGA E CORRUPTA OLIGARQUIA DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA; PORÉM, É URGENTE QUE FAÇAMOS ALGUNS E IMPRESCINDÍVEIS ALERTAS QUANTO ÀS QUESTÕES EXTERNAS E ATÉ DE NATUREZA HISTÓRICA QUE PODE DIRETAMENTE INTERFERIR NO FUTURO GOVERNO FLÁVIO DINO.

NA PRESENTE ANÁLISE, É MAIS QUE OPORTUNO MENCIONARMOS ---, mesmo que de forma breve, alguns elementos ainda que de forma introdutória, do que venha a ser o sistema capitalista ---, UM RÁPIDO CONCEITO INTRODUTÓRIO: " O CAPITALISMO É UM SISTEMA ECONÔMICO EM QUE OS MEIOS DE PRODUÇÃO SÃO DE PROPRIEDADE PRIVADA E COM FINS LUCRATIVOS; NESTE CONTEXTO, O GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, EXISTEM COMO INSTÂNCIAS MEDIADORAS PARA BANIR TODA E QUALQUER VIOLÊNCIA HUMANA. EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA, O GOVERNO LANÇA MÃO DE TRÊS ÓRGÃOS OU INSTÂNCIAS REGULATÓRIAS: A POLÍTICA, O EXERCITO E AS CORTES DE LEI ".

COMECEMOS POR ELENCAR OS MOTIVOS HISTÓRICOS E DE NATUREZA ECONÔMICA QUE PODEM INTERFERIR SIGNIFICATIVAMENTE NAS ECONOMIAS DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS ___, INCLUSO AÍ, O MERCADO DE PRODUÇÃO E DE GERAÇÃO DE EMPREGOS, AQUI NO BRASIL. A SABER:

1- A CRISE CAPITALISTA MUNDIAL QUE ACABOU POR INFLUENCIAR NEGATIVAMENTE OS MERCADOS PRODUTIVOS; PRINCIPALMENTE, A EUROPA E A AMÉRICA DO NORTE. ( Diga-se de passagem que essas crises capitalistas são inerentes ao próprio modelo de produção privado dos bens de consumo ).

2- E COMO TAL, ATINGIU E VEM CONSEGUINDO FAZER ESTRAGOS SUBSTANCIAIS NA ECONOMIA DOS PAÍSES LATINOS AMERICANOS, A EXEMPLO DO FEZ COM A ECONOMIA BRASILEIRA.

3- É MAIS QUE NATURAL QUE APÓS 50 ANOS DE MANDARISMOS, DE AUTORITARISMOS E DE EXPLORAÇÃO SISTEMÁTICA PERPETRADOS PELO GRUPO SARNEY CONTRA O ESTADO DO MARANHÃO, EXISTA UM ENORME FOSSO DE IRREGULARIDADES E DESMANDOS ADMINISTRATIVOS-CONTÁBEIS PRATICADOS PELO GRUPO SARNEYSTA , DAÍ, O LEITOR MAIS ATENTO PODER MUITO BEM INFERIR O TAMANHO DO TRABALHO QUE VAI SER COLOCAR TODA A ADMINISTRAÇÃO ESTATAL MARANHENSE EM ORDEM E EM PLENO FUNCIONAMENTO.

DO EXPOSTO, FICA O ENTENDIMENTO IMPLÍCITO DO QUANTO VAI SER CERCADO DE DIFICULDADES EXTERNAS O PRIMEIRO GOVERNO DO COMPANHEIRO FLÁVIO DINO NO DECORRER DE 2015; EMBORA CONSCIENTE E MUNIDO DESSES DADOS, O FUTURO GOVERNO FLÁVIO DINO JÁ TRABALHA E DESENVOLVE MECANISMOS INSTITUCIONAIS E DE PRODUÇÃO COLETIVA NO SENTIDO DE ALAVANCAR A ECONOMIA INTERNA DO ESTADO COMO TAMBÉM, INAUGURAR NOVAS ESTRATÉGIAS COMPENSATÓRIAS CUJO FIM E OBJETIVO SEJA RECOLOCAR O MARANHÃO NOS VERDADEIROS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; MEDIDAS ESSAS IMPRESCINDÍVEIS AO COMBATE EFETIVO À POBREZA E ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS ( que durante mais de meio século muito tem marcado e caracterizado a História social do Maranhão ). SEM NO ENTANTO, SE DISTANCIAR DOS COMPROMISSOS DE RESPEITO AO NOSSO POVO E DE JUSTIÇA SOCIAL INDISTINTAMENTE PARA TODOS.

DIMAS CASSIMIRO: professor, pesquisador, pedagogo, pós-graduado, mestrando em educação, escritor, ensaísta, cronista, poeta, militante e diretor da escola de formação política do PCdoB, SECÇÃO TIMON-MA.

cassimiro1000@hotmail.com xx 86 8892 9892

Dimas Cassimiro
Enviado por Dimas Cassimiro em 18/12/2014
Reeditado em 27/12/2014
Código do texto: T5073702
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.