ARTIGO – Política - Que país é esse! – 05.12.2014
 
ARTIGO – Que país é esse! – 05.12.2014
 
 
Realmente, quando tomei a atitude de não mais escrever sobre esse assunto, isso há uns dois meses, o fiz por conta de não contar com a leitura de muita gente do Recanto das Letras, até por que como dizem pelas ruas “intelectual não aprecia tal assunto”, todavia adora votar em governos corruptos e que lhe tragam algum benefício. Isso é o que dizem as más línguas. No meu caso particular, que me considero uma pessoa comum, sem apelido algum, prefiro acreditar que os nobres colegas ausentes preferem não se pronunciar por conta do medo de ser identificado e, quem sabe, sofrer algum tipo de constrangimento; não deixam de ter suas razões, todavia não há quem possa identificar o cidadão que apenas leu a matéria sem fazer qualquer intervenção por escrito.
            Deixemos isso de lado. Eu nunca havia visto na minha vida, desde que me entendo por gente, medidas tão extravagantes patrocinadas pelo governo, esse que aí está, cujo partido prometeu governar com lisura, transparência e honestidade, e que vem sendo reeleito sucessivamente, inobstante os escândalos imensos que são mostrados quase diariamente ao povo nacional e ao resto do mundo.
            Já nem falo de ”mensalão”, cuja situação afirma ter começado em Minas Gerais, dando como culpado o ex-senador do PSDB, doutor Eduardo Azeredo, que teria sido a causa dos demais, ou seja, do PT do Lula e da Dilma, e do DEM, este com o ex-governador de Brasília, doutor José Roberto Arruda, esse cujo discurso derruba até avião a jato. Claro que isso só pode ser conversa pra bois dormirem, mas o simples fato de terem praticado tal ilícito já é motivo suficiente para a expulsão de seus partidos, providência que se estende ao PT, cujos integrantes tidos e havidos como meliantes chegaram a ser presos por decisão da mais alta corte de justiça brasileira. Quase todos já estão em casa, porquanto no nosso país um ano de cadeia fica reduzido praticamente para um mês.
            O grande e maior escândalo de todos os tempos é o da empresa até pouco tempo tida como modelo, tanto aqui como no mundo, a nossa PETROBRAS, cujo criador Getúlio Vargas está no céu com sua alma morrendo de vergonha. Governo irresponsável, notadamente a partir do Lula, dividiu o poder com diversas cores partidárias aliadas, mas sem primeiro procurar a folha corrida na polícia de cada um dos envolvidos. Isso não é próprio de quem quer governar com honra e dignidade. Essas siglas que formam o bloco de apoio não têm compromisso algum com a verdade e nem com a idoneidade de ninguém, pois qualquer do povo pode chegar e preencher uma ficha de filiação que será aprovado. O que interessa é número e não a qualidade.
            O desvio doloso de verbas que são do povo para propinas, na maioria das vezes incrustadas no pagamento de comissões para contratação de obras públicas superfaturadas, ou mesmo na compra de equipamentos caríssimos em moeda estrangeira (como aconteceu na compra da refinaria de Pasadena, por exemplo, que era um ferro velho e enferrujado), gerando prejuízo de milhões de dólares, exige dos brasileiros uma tomada de posição nas ruas em protesto contra a aprovação do PLN 36, que praticamente deu perdão à presidente por haver infringido a “lei de responsabilidade”, gastando quantias superiores àquelas previstas no orçamento da união, resultando na falta de superávit no ano vertente.
            Como é que uma pessoa, por mais analfabeta que seja em matéria de lei, publica um decreto dizendo que os parlamentares só terão suas emendas liberadas na hipótese de aprovação desse famigerado PLN (isso é uma pergunta que não quer calar), que embora tenha suscitado muita discussão no Congresso não houve quorum suficiente para a oposição derrubar essa excrescência.
            Ao que se comenta, e segundo o doutor Paulo Costa, ex-diretor da estatal vilipendiada, a prática vem sendo adotada desde o governo do doutor Sarney, cujo mandato de senador está quase expirando, homem inteligente e sábio que mandou em todos os governos desde os tempos dos militares, fazendo verdadeiros milagres e aprovando matérias altamente negativas para o Brasil. Sempre teve em ministérios chaves pessoas apadrinhadas, como o doutor Lobão, das Minas e Energia, que foi guindado do senado para esse ministério, também a fim de que o Lobão Filho, seu suplente, assumisse a sua vaga naquela que poderia ser a maior casa de leis do país, todavia não o é por conta das maracutaias que sucedem a cada legislatura. E o que é pior ainda foi a afirmação desse fora da lei, quando declarou alto e bom som que esse esquema de fraude pode existir em quase todos os ministérios e empresas públicas. Vai ser um nunca acabar de escândalos envolvendo BNDES; ELETROBRAS; PAC; MINHA CASA, MINHA VIDA; CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; MINISTÉRIO DOS ESPORTES; FUNDOS DE PENSÃO DAS ESTATAIS; PORTOS; AEROPORTOS; METRÔS; BANCOS FEDERAIS e etc.
            Pra se votar o PLN 31, que oriundo de uma decisão judicial, portanto não precisaria de uma lei, mas sim apenas uma medida provisória, que reservaria R$ 248 milhões de reais para os pobres aeroviários, que viram suas aposentadorias minguarem, foi uma discussão generalizada, todos usando da palavra para falar o que não fizeram em favor desse fundo no passado, e agora se apresentam como salvadores da situação. Quem mais se empenhou durante dez anos em favor da liberação dessa verba foi o senador Paulo Paim, do PT, e mais recentemente a senadora Ana Amélia, do PP, também do Rio Grande do Sul. Claro que o Pedro Simon também o fez, e é uma pena que esteja se despedindo do senado, eis que não fora reeleito, fazendo com que a Casa perca um de seus maiores quadros dos últimos tempos. Mas é bom que se diga que o Paim joga dos dois lados na hora da discussão, porém vota com o governo na hora da onça beber água. Vejam que absurdo: Para aprovação da lei que desobriga o governo de superávit (que seria lucro), tomou o governo dos nossos bolsos a vigorosa quantia de R$ 450 milhões, para os parlamentares, quase o dobro daquela dos aeroviários.
            De uma coisa não posso me esquecer: A truculência dos membros do governo na Câmara e no Senado (no Congresso Nacional), capitaneada pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), que empurrou goela abaixo todas as votações, cortando a palavra dos oradores oposicionistas, resolvendo questões de ordem a sua maneira, ou seja, sempre favorável ao governo que o atura e o banca no comando da Casa de Ruy Barbosa. Esse cidadão teve a ousadia de mandar a polícia de o congresso evacuar as galerias, isso em pleno regime democrático, sendo que na sessão de quarta-feira nem as mandou abrir para o povo ver com os próprios olhos a bagunça que é esse aglomerado de parlamentares, alguns sem qualquer instrução, que nem se pronunciam com vergonha de serem alimentados por gratificações presidenciais.
            Como é que se pode admitir votar uma matéria que ainda não foi discutida? Só mesmo tendo na presidência da sessão, o que vem ocorrendo sempre, um nordestino qualquer, que vive esmolando de pires na mão as benesses da nossa guerrilheira-presidente. Bom lembrar que esse senador andou ameaçado de ser cassado em tempo não muito remoto.
            Tenho em mim que enquanto o grande homem Fernando Henrique Cardoso estiver vivo o PT jamais entregará o governo a alguém, mesmo porque essa aprovação dá ao governo um cheque em branco para fazer o que lhe aprouver. Na última discussão da quarta-feira passada, quando o PT alegou que esse homem das letras também infringiu a lei de responsabilidades, faltou coragem aos oposicionistas para dizer que isso é problema antigo e que o PT não pediu seu “impeachment” porque não o quis, portanto não invalidando um requerimento nessa linha contra a doutora Dilma Rousseff. Mas a lei retroage para beneficiar. No caso do FHC está prescrito, mas no da Dilma ela foi beneficiada, assim como quem crime algum cometera.
            Detalhe importante se é que ninguém observou: O PT já começou a campanha contra o Senador Aécio Neves, do PSDB, que obteve mais de 50 milhões de sufrágios na eleição deste ano, com vistas a queimá-lo perante nossa opinião pública, de sorte que em 2018 ele já apareça aos olhos do povo como uma peça sem valor e sem condições de ser presidente da república. Ou começa logo uma reviravolta ou a “coisa pega”, pois “quem cala, consente”. É preciso dar andamento àquela sugestão que enviei ao grande senador no sentido de tornar o bolsa família não mais um benefício particular de quem exerça a presidência da república, mas uma obrigação constitucional claramente definida por uma emenda no particular.
            Daqui quero mandar os parabéns ao deputado por Pernambuco, doutor Mendonça Filho, o único daqui que teve coragem de subir às galerias e defender da polícia aquela plateia de pouco mais de 40 integrantes, e também por ter votado contra o PLN 36.
            Detalhes: Sou independente, não tenho partido, servi ao governo da oposição e da situação, mas sempre de moral elevada. Quase perdi meu emprego quando sugeri ao presidente do Banco do Brasil, isso nos idos de 1980, que esses empréstimos a pequenos produtores fossem transformados em auxílio para plantio, cujo retorno seria oriundo das vendas e dos impostos arrecadados pelos frutos vendidos.
          Fico por aqui, dizendo por último que quem tem rabo preso não pode fazer oposição, e muito pior, governar.
Ansilgus
 
Marilda Lavienrose interagiu assim: 05/12/2014 17:29.
Boa Tarde! Disse tudo e com clareza. Aqui em seu artigo a indignação de milhões de brasileiros pode ser representada. Infelizmente eles não lerão, mas sabem a verdade e a revolta é grande. As vozes não conseguem unir-se numa só para mostrar ao DESgoverno que ele (ela) não são donos do Brasil. Imoralidade, falta de escrúpulos, incompetência etc. disso são donos e prejudicam a nação, ridicularizando-a perante o mundo. Porém nem ligam para isso, querem apenas o poder e as riquezas. Não amam a Pátria, nem ao povo. Pensam apenas nos $$$$ e poder eterno. Isso enquanto vivos, esquecem-se porém que nada dura tanto tempo e que aqui se faz, aqui se paga -clichês- mas cabem bem na situação.Não posso comentar muito, nem entendo muito de política. Sou apenas uma patriota com vontade de subir a rampa e sacudir a todos. Abçs.

Esther Lessa assim interagiu em 05/12/2014:

Eta cabra bom!Você é o cabra bom, rapaz! A opinião pública é uma analfabeta de pai e mãe, meu filho! Infelizmente a oposição não sabe fazer oposição. Mentes lúcidas como a sua, saberiam dar respostas que a oposição fica analisando pra saber se deve ou não externar, medindo consequências. Só pode ser isso, gente! Sabe-se que a desfaçatez, desrespeito e a entrada de mão nas finanças públicas, tudo isso, atualmente está a atingir (ou brevemente acontecerá) todos os setores. É incrível o povo não entender nada! Parabéns pela lucidez e cidadania, querido poeta! Grata pelas visitas. Deus o Abençoe! Abraços da Esther.
 
Alcir Andrade assim interagiu em 05/12/2014 22:04 horas:
É um tema que chama a atenção de poucos Ansilgus, mas infelizmente faz parte da nossa realidade. Nem tento imaginar qual será o próximo escândalo. Trabalhando no serviço público, tenho a oportunidade de conversar com algumas pessoas que têm acesso a políticos, e tem alguns que contar histórias sobre como as coisas funcionam, como o assessor de um deputado que não foi reeleito, talvez você se lembre de um que apareceu no Fantástico dizendo que em Brasília não tem santo, o moço é de Volta Redonda, por coisas que ouvi, realmente, os santos não sabem o caminho de Brasília. Teu artigo é maravilhoso, obrigado por compartilhá-lo, mesmo achando que poucos se interessam pelo tema, é bom ter alguém que nos esclareça e/ou nos ajude a pensar. Grato também por comentar minha MENINA DE OURO, perdoa minha demora em visitá-lo, estava sem internet em casa, e no trabalho nem sempre dá tempo de vir ao Recanto. Ótima noite e um fim de semana abençoado. Abraços.
 
Guida fez o seguinte comentário em 05.12.2014:
Boa noite meu querido Ansilgus! Primeiro quero me desculpar por tanto tempo de ausência a tua magnífica sala. Por mais que eu tente explicar minha ausência não vou te convencer, tenho certeza disso... Comentando esse magnífico texto seu, confesso que penso tantas coisas a respeito dos políticos, mas acabo sempre com as palavras entaladas em minha garganta. Estamos suportando um governo corrupto que nunca sabe de nada, políticos que deveriam lutar em prol da nação mas a ganância já atingiu suas veias sanguíneas e nenhum deles tem moral pra falar contra o outro. Está aí um governo que pensa ser o dono da nação, acha que entrou no poder e não deverá mais sair, mas isso pq tem o rabo preso e sabe que se saia a bomba vai explodir de uma vez e serão descobertas todas as falcatruas praticadas no governo. O povo por sua vez tem a memória curta, se vende por uma miserável cesta básica, bolsa família e no fim das contas o Brasil todo geme por causa de uma escolha mal feita nas urnas. Seu texto foi escrito com uma sabedoria de quem entende do que está falando. Deveria ser lido por milhões de brasileiros. Eu só posso te parabenizar pelo texto tão bem escrito.Guida.

Fábio Brandão, grande poeta, comentou em  05.12.2014:

Fez sua prestação de serviço e expôs seu ponto de vista em relação aos fatos noticiados pela imprensa com o talento que lhe é peculiar. Um abraço e felicidades...

 
Alfredo D’Alencar interagiu assim em 06/12/14:

E os correios, meu caro Ansilgus? Instituição que foi modelar, hoje se
encontra sem caixa para honrar o 13º salário de seus funcionários, um
empresa rica, que recebe aportes exclusivos de recursos próprios e nãodo Tesouro Nacional, encontra-se ao pé da ruína graças à corrupção que, nela, parece ter-se instalado antes que afetasse outras estatais. Não esqueçamos que foi a imagem de um funcionário da ECT recebendo propina que trouxe a público o escândalo do Mensalão. A mídia internacional já qualifica o chamado Petrolão como o maior escândalo público da História mundial recente. E veja que ainda não fizeram referência aos demais que se encontram em processo de investigação. Os que ocorreram antes de 2003 são um pingo d'água nesse oceano de lama fétida. Parabéns!

 
Magda Crovador interagiu assim em 06/12/2014:
Amigo, meu coração está cansado de levar flechada. A decepção é galopante. Acredito na Justiça Divina, pois estes infelizes não estão isentos de um precipício com uma imensa cratera, que irá devorá-los. Não sei se estarei viva, mas ninguém nesta Terra fica impune de seus atos. Existe a lei de ação e reação que não falha. Pensam que são espertos, querem o poder e o dinheiro numa sofreguidão desenfreada, pois são dignos de pena. A morte é o axioma que está entrelaçada na vida do ser humano. Fiz como você prometendo que não iria ler mais nada, mas infelizmente não consigo me desligar desta lama que me faz mal. Existe tal de "Boliviarismo" que serve de espelho para os detentores do poder. È a cópia fiel da Venezuela, Bolívia e outros países. Esta parte eu temo... È orar e vigiar! O povo há de despertar... Parabéns pelo texto. Beijos de LUZ.
 
Elie Mathias interagiu assim em 07/12/2014:
CONCORDO PLENAMENTO COM SEU BRILHANTE E OPORTUNO TEXTO AO QUAL ASSINO EM BAIXO. INFELIZMENTE NADA PODE SER FEITO ENQUANTO A MISERIA, A POBREZA E FALTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DOMINA BOA PARTE DA POPULAÇÃO, POPULAÇÃO QUE GANHA BOLSAS DE TODOS OS TAMANHOS SEM FAZER NADA NA VIDA, NEM PELO MENOS ENVIAR SEUS INÚMEROS FILHOS PARA ESTUDAR. PARABÉNS AMIGO ANSILGUS. UM FORTE ABRAÇO.
 
Geraldinhodoengenho assim se expressou em 07.12.2014:
A MURALHA DA CORRUPÇÃO TORNOU-SE NUMA REDOMA FORTÍSSIMA PROTEGENDO SEUS PROTAGONISTAS NOSSOS GOVERNANTES QUE COMO CAÇADORES SOLTARAM OS CACHORROS NO MATO DO ERÁRIO DA UNIÃO A CAÇA DOS TESOUROS E VIVEM DIZENDO QUE NÃO TEM NADA VER COM A CAÇADA, VEJAMOS ATÉ QUANDO ELES PERMANECERÃO IMUNES AOS ESTILHAÇOS DESSA GUERRA TRAVADA NO LAMAÇAL VERGONHOSO QUE ENFIARAM NOSSO PAÍS... PARABÉNS MEU AMIGO NÃO SE OMITA NESTA SUA CAPACIDADE DE OPINAR! ABRAÇOS.

Igs comentou assim em 08.12.2014:
Meu amigo poeta um magnífico artigo contendo verdade, só que políticos brasileiros são todos filhos sem mãe, eles amam só eles mesmo, falar de um sem que o outro esteja envolvido está difícil, meus parabéns com uma ótima semana... Israel.
 
Esther Ribeiro Gomes assim comentou em 08/12/2014:
Parabéns pelo lúcido e inteligente artigo, caro Ansilgus, concordo plenamente com vc! Infelizmente, a corrupção está cada vez maior neste país surreal onde os 'políticos profissionais' se locupletam com o dinheiro público e roubam cada vez mais por causa da malfadada IMPUNIDADE! Corrupção existe no mundo inteiro, mas há punição severa para inibir esse hediondo crime contra o povo, o que não ocorre em nosso país que não é sério, como disse há muitos anos o general De Gaulle! Grata por seu carinho, amigo! Luz e Paz, Esther.
 
Meri Viero comentou assim em 08.12.2014:
Que bom que voltou a escrever textos políticos, é preciso muito sabão para lavar toda essa sujeira política e a corrupção que envolve superfaturamentos de contratos empresariais, mas com certeza, a palavra é uma forma de assepsia, que aqui foi bem empregada, parabéns, Ansilgus, bjos e bom dia.
 
J Estanislau Filho assim comentou em 08/12/2014:
Paz selada Ansilgus. Mas vejo que você gosta de política sim. Especialmente a anti=petista. Anti-Lula. Eu espero o desenrolar da história. A justiça é de classe. Conhece o julgamento de Enzo Tortora, o grande erro da justiça italiana e o caso do Irmãs Naves? A Justiça dos homens é falha. Faço o debate, sempre respeitando e ouvindo o contraditório, obviamente deste que o interlocutor aceite. Desculpe-me pelas palavras algumas vezes mal colocadas.
 
Eula Vitória assim se expressou em 08/12/2014:
Ler e pensar é pra poucos! O Brasil se faz da maioria deles! Continues com suas ALERTAS na escrita! Bem feitas, fortes, reais... É por estas e outras que conhecemos de perto o verdadeiro Brasil enlameado, sujo... Quase sem volta! Precisamos muito da sabedoria, inteligência, clareza de ideias, fatos em excelentes textos como os seus! Isto é pra poucos. VC. É um deles poeta Ansilgus. Parabéns! B.noite.
 
Jacó Filho assim comentou em 07/12/2014:
Boa noite nobre poeta, artista plástico e meu compadre o escândalo protagonizado pelos Petralhas só terá sua dimensão conhecida, quando descobrirem com que dinheiro o Foro de São Paulo dirigido por Lula e Fidel, elegeram os presidentes em dezesseis países das Américas do Sul e Central...
 
 Maria Mendes comentou assim em 08/12/2014:
Bom dia peta, um material de grande valor e conteúdo meus parabéns pela bela abordagem de um assunto tão sério, ficou um artigo de primeira, aplauso para vc amigo, boa semana, abraços.

Comendador Marcus Rios comentou assim em 08/12/2014:
Este é o nosso Brasil aonde o dinheiro corre solto e os ladrões continuam andando por aí, de mãos livres, dinheiro fácil, roubado e mensalão, e do lado de fora debaixo da ponte vemos pessoas que passam fome, menino chorando querendo leite e não tem, querendo comida e nada. Enquanto houver safadeza neste pais nada vai para frente, apenas os mais espertos é que levam vantagens, pois roubam e não vão presos, e uma mulher se pegar uma sacola de leite é presa e não sai mais de lá. Marcus Rios.

Paulo Kostella assim comentou em 08/12/2014:

Caro Ansilgus, eu fui um dos que pediu a você que não deixasse de escrever sobre política, lembra? Tu o fazes muito bem e com uma lucidez e espírito de cidadania de fazer inveja! Dizer que estamos num mato sem cachorro é chover no molhado. No entanto estamos sim num mato com muitos LOBÕES, SERPENTES e ANIMAIS PEÇONHENTOS de toda espécie. Parabéns e continue nos presenteando com seus textos. Pena que quem devia ler (e se lesse não saberia se entenderia) artigos como esse não o faz. Forte abraço e ótima semana. Paulo.
 
Jeane Diogo assim se pronunciou em 08/12/2014:
Um excelente artigo, Ansilgus! Muito bom! Aplausos, beijos no coração, fica com Deus, sempre! Tenha uma boa tarde
 
O escritor Ilmar assim o fez em 08/12/2014:
Sua avaliação merece grande respeito, amigo! Parabéns!
 
DILSON POETA assim se expressou em 09/12/2014:
OI ANSILGUS... O PROBLEMA, CARO AMIGO, É QUE AS PESSOAS JÁ SE ACOSTUMARAM TANTO COM AS MÁS NOTÍCIAS QUE NEM LIGAM MAIS PRA ELAS. TAMBÉM, O QUE ELAS PODEM FAZER? AH, NÃO VOTAR NELES! MAS, O PIOR DE TUDO É QUE A MAIORIA PRECISA DESSES "PROGRAMAS" ELEITOREIROS. POR ISSO QUE O PT SE PERPETUA NO PODER. ACOMPANHO POLÍTICA DESDE 1960 E ATÉ HOJE NADA VI MUDAR NO QUE SE DIZ RESPEITO À PUNIÇÃO. AS LEIS SÃO FEITAS POR ELES, PARA AJUDAREM A ELES MESMOS. MUDEM-SE AS LEIS, SENDO MAIS SEVERAS, E ACHO QUE MUDARÁ ALGUMA COISA. SERÁ? PARABÉNS PELO LÚCIDO, OPORTUNO E PROVEITOSO ARTIGO. BOA NOITE E ATÉ LOGO!
 
09/12/2014 19:18 - Luamor
Nossa Ansilgus, seu artigo ficou primoroso ... Infelizmente, tantas verdades que você sabiamente narrou, que nós pobre povo, ficamos mais uma vez nas mãos desses corruptos gananciosos sem limites... Só por Deus. Assino com você se me permite, compactuo com tudo que brilhantemente redigiu... Bravos... Um abraço. Lua

Nativa assim falou em 10/12/2014:
Boa avaliação de toda situação, amigo. Houve o tempo em que fui participante ativa da política, me desgastei... Hoje, a minha saúde é importante, levo a vida Zen. Ao contrário dos políticos corruptos, não quero dinheiro, quero tempo e paz. Bjs.
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 05/12/2014
Reeditado em 10/12/2014
Código do texto: T5059637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.