A IMPORTÂNCIA CAPITAL DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA ADMINISTRATIVA E COMO FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL ÀS REFORMULAÇÕES E IMPLEMENTAÇÕES DE UM MODERNO PROJETO PEDGÓGICO NO FUTURO GOVERNO FLÁVIO DINO
OS MODERNOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO FORMAL SÃO DE UMA MAGNITUDE INQUESTIONÁVEL DENTRO DE UMA MACRO VISÃO DE DESENVOLVIMENTO, OU DE UMA DIMENSÃO PROPOSITIVA E EMANCIPADORA DE DESENVOLVIMENTO, SEJA ECONÔMICO, SEJA TECNOLÓGICA E OU CULTURAL; PARTINDO DESSA PREMISSA BASILAR E LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS INOVAÇÕES E AS NOVAS ESTRUTURAS ORGANIZATIVAS QUE O GOVERNO FLÁVIO DINO E SUA EQUIPE IMPLANTARÁ EM BREVE FRENTE À SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, É QUE NÓS, ESPECIFICAMENTE OS EDUCADORES, PROFESSORES, TÉCNICOS E PÓS-GRADUADOS, NOS COLOCAMOS, DESDE JÁ À DISPOSIÇÃO DAS EQUIPES, TANTO DE TRANSIÇÃO COMO À QUE VAI GERIR OS DESTINOS POLÍTICOS EDUCACIONAIS NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.
NOSSA CONDUTA DE APOIO, DE CONFIANÇA E DE CREDIBILIDADE INCONDICIONAL NO GOVERNO FLÁVIO DINO E NAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS QUE IRÃO NORTEAR AS FUTURAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTADO E NO NOSSO MUNICÍPIO, PODE MUITO BEM SER TRADUZIDO PELA CRENÇA INABALÁVEL QUE DEFENDEMOS NA EDUCAÇÃO COMO UMA DAS FORÇAS CAPAZES DE PROMOVER O INDIVÍDUO EDUCANDO, MAIS TAMBÉM, DE FAVORECER E INTEGRAR ATIVAMENTE SEUS ATORES SOCIAIS NUMA CADEIA INTRÍNSECA DE RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, CULTURAL E HISTÓRICA.
NO PRESENTE MOMENTO, NOSSA ATENÇÃO SE VOLTA ESPECIFICAMENTE, PARA A CIDADE DE TIMON-MA; AQUI, MUITO HÁ O QUE FAZER, DIGO DAS MAIS QUE URGENTES INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, DIGO DO estado DE PENÚRIA, DE CALAMIDADE PÚBLICA, DE DESCASO E DE QUASE TOTAL DESPREZO, QUANDO A TEMÁTICA EM QUESTÃO É, EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE, SE NÃO VEJAMOS:
1- NO ATUAL GOVERNO MUNICIPAL DE TIMON-MA, PAI, MÃE, ALUNOS, PROFESSORES, TÉCNICOS E ADMINISTRADORES ESCOLARES SÃO OBRIGADOS À CONVIVEREM COM UM MODELO ADMINISTRATIVO ESCOLAR IMPOSITIVO E DE PÉSSIMAS QUALIDADES, SEJA DO PONTO DE VISTA QUALITATIVO PEDAGÓGICO, SEJA DAS ESTRUTURAS FÍSICAS DA ESCOLA;
2- A MAIORIA ESMAGADORA DAS ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU, ENCONTRAM-SE DESPROVIDAS DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS, DE MATEMÁTICA, E DE INFORMÁTICA;
3- EM MUITOS CASOS, A EDUCAÇÃO BÁSICA É RESTRITA TÃO SOMENTE ÀS QUESTÕES CONTEUDÍSTICAS, APRESENTANDO AOS EDUCANDOS CONTEÚDOS ACRÍTICOS E POR MUITAS VEZES ALIENANTES;
4- SEM FALAR QUE PARTE SIGNIFICATIVA DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SÃO CARENTES DE CURSOS DE RECICLAGEM;
5- AS ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU DE TIMON-MA, MAIS PARECEM UM DEPÓSITO DE ALUNOS; O CORPO DOCENTE E DISCENTE ESTÃO, SÃO E SE ENCONTRAM DESMOTIVADOS E DESVALORIZADOS POR CONTA DE UMA POLÍTICA PEDAGÓGICA MUNICIPAL DO ATUAL GESTOR TIMONENSE E ESTADUAL ( do grupo sarney ), EQUIVOCADA, DEFICITÁRIA E SEM A ASSISTÊNCIA DEVIDA;
6- UM GRANDE NÚMERO DE EVASÃO ESCOLAR QUE TIMON-MA REGISTRA, QUANDO DA DEBANDADA DE ALUNOS SECUNDARISTAS QUE BUSCAM AS ESCOLAS DA NOSSA VIZINHA CAPITAL TERESINA, ( essa EVASÃO é motivada na sua maioria por falta de QUALIDADE PEDAGÓGICA nas ESCOLS DE TIMO-MA ); TAIS FUGAS TEM REPERCUSSÕES DIRETA E CONSEQUENTEMENTE NEGATIVA NOS PLANOS E PROJETOS DO MEC, UMA VEZ QUE OS RECURSOS DESTINADOS AOS MUNICÍPIOS ESTÃO DIRETAMENTE SUBORDINADO AO QUANTITATIVO DE ALUNOS MATRICULADOS NAS ESCOLAS E SUAS RESPECTIVAS DEMANDAS MUNICIPAIS;
6- APESAR DAS LUTAS DO SINDICATOS DOS PROFESSORES DA NOSSA REGIÃO ( TIMON-MA ), AINDA É VERGONHOSA E VEXATÓRIA O TRATAMENTO QUE O GESTOR MUNICIPAL DE TIMON ( 0 LUCIANO LEITOA ), DISPENSA AO CONJUNTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA NOSSA CIDADE: ARROCHO SALARIAL, PAGAMENTOS ATRASADOS, DESRESPEITO À CATEGORIA DE EDUCADORES PROMOVIDO PELO SEU GENITOR, ETC.
QUE A EDUCAÇÃO GUARDA LAÇOS ÍNTIMOS COM A ECONOMIA E OS DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICOS, TODOS NÓS JÁ SABEMOS; É NESSE CONTEXTO DE NOVAS OPORTUNIDADES DE PRODUÇÃO QUE, MAIS UMA VEZ MENCIONAMOS E DESTACAMOS O PAPEL CRUCIAL QUE TEM A EDUCAÇÃO QUANDO DA PREPARAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO INDIVÍDUO TRABALHADOR QUALIFICADO E TREINADO PELOS PROCESSOS EDUCATIVOS FORMAIS.
HOJE, TIMON-MA, É UMA CIDADE PRIVILEGIADA ECONOMICAMENTE, ME REFIRO ESPECIFICAMENTE AO NOVO PARQUE INDUSTRIAL QUE EM BREVE SERÁ, INEGAVELMENTE, UM POLO GERADOR DE UM NÚMERO CONSIDERÁVEL DE EMPREGOS DIRETOS INDIRETOS, ME REFIRO AINDA, DA SINGULAR IMPORTÂNCIA QUE TEM TAL INICIATIVA PARA A COLETIVIDADE DE JOVENS TIMONENSES QUE SE ENCONTRAM FORA DO MERCADO DE TRABALHO, DISTANTE, PORTANTO, DO MERCADO CONSUMIDOR DE BENS E SERVIÇOS.
SOMOS DO ENTENDIMENTO INARREDÁVEL QUE, SÓ O TRABALHO ALIADA À UMA EXCELENTE E MODERNA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO TÉCNICA VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA AS ATIVIDADES LABORATIVAS, PODERÃO NUM FUTURO PRÓXIMO MINIMIZAR AS DESIGUALDADES E PROMOVEREM A VERDADEIRA JUSTIÇA SOCIAL QUE HA DÉCADAS É OBJETO DE ESTUDO E PREOCUPAÇÃO DE ESPECIALISTAS NESTA ÁREA ESPECÍFICA.
É NO BOJO E NA EFERVERSCÊNCIA DOS CONTEXTOS CITADOS QUE, IGUALMENTE DEFENDEMOS UMA NOVA, DISTINTA E PROPOSITIVA AÇÃO PEDAGÓGICA DIFERENCIADA DA UNIDADE REGIONAL DE ENSINO ( URE ), DE TIMON-MA. TIMON VIVE NOVOS TEMPOS, E, NOVOS TEMPOS, IMPLICAM NECESSARIAMENTE, NOVAS POLÍTICAS, ARROJADAS E MODERNAS PRÁXIS PEDAGÓGICAS; NESTE SENTIDO PROPOMOS A REORGANIZAÇÃO DE UMA NOVA ( URE ), QUE ELA SE INSURJA, SE IMPONHA, FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS QUE SE NOS IMPÕE NO PRESENTE DE TEMPOS MARCADOS PELAS MODERNIDADES TECNOLÓGICAS E DE ECONOMIAS GLOBALIZADAS.
ADVOGAMOS, VEEMENTEMENTE QUE A ( URE ) DE TIMON-MA SE COMPROMETA, DESDE JÁ, EM ASSUMIR MODERNAS POSTURAS DO FAZER PEDAGÓGICO E QUE, DENTRE TANTAS OUTRAS MEDIDAS, ASSUMA UMA POSTURA DEMOCRÁTICA, ADOTE UMA POLÍTICA DE ESTÍMULOS Á INTEGRAÇÃO DA ESCOLA E A COMUNIDADE, E SAIBA ESTABELECER UM CANAL DIRETO DE DIÁLOGO COM A COMUNIDADE ESCOLAR E TAMBÉM COM A COLETIVIDADE ONDE ELA SE ENCONTRA INSERIDA.
DIMAS CASSIMIRO: professor,pesquisador, pedagogo, pós-graduado, mestrando em educação, escritor, cronista, ensaísta, poeta, militante e diretor da escola de FORMAÇÃO POLÍTICA do PCdoB de Timon-ma
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