3 questões para o Brasil para os próximos 4 anos

Como muitos aqui, votei na Dilma. Agora, preciso acreditar que fiz a coisa certa, pois influenciei muita gente que vive perto de mim a votar nela também. E não fiz isso porque confio no PT, mas sim porque eu não queria de maneira nenhuma que Aécio ou Marina ganhassem.

Agora tenho dúvidas quanto aos próximos 4 anos:

Primeiro: Nos últimos 12, o governo do PT fez muito bem ao povo brasileiro. Porém agora, nos próximos 4 anos, essas políticas sociais que melhoraram a vida de muita gente, ajudarão a nossa economia a crescer? O povo brasileiro retribuirá o favor, e vai continuar a ajudar o Brasil a crescer para melhorar? Qual será o plano da Dilma para esses próximos 4 anos? Difícil saber.

Segundo: Este ano, o Brasil quase não cresceu. Em parte foi culpa da ridícula Copa do Mundo, em parte por causa das eleições, que deixam todos nervosos (investidores estrangeiros principalmente). A culpa também foi da recessão internacional causada pela crise econômica de 2008, que está afetando tanto a Europa e os Estados Unidos quanto o Brasil (se você tem dúvidas quanto a isso, veja que os dados do crescimento do PIB da zona do Euro estão praticamente iguais aos do Brasil nos últimos 2 anos, e só não estão mais baixos porque a Alemanha está puxando o índice para cima, enquanto França, Portugal, Espanha e outros países estão puxando o índice para baixo).

A minha pergunta é: A nossa política econômica do Brasil teve alguma coisa a ver com o baixo crescimento? Não sei. O que eu sei é que a nossa política econômica protegeu o Brasil contra o retrocesso. E pelo que eu estudei, o PT sempre teve como plano de governo um crescimento lento e gradual, sempre diminuindo a desigualdade econômica da população. Portanto, acredito que o pequeno crescimento econômico deste é justificado. Porém, fica aqui a minha dúvida quanto ao crescimento nos próximos anos. Eu sinceramente espero que o crescimento, se possível, seja maior.

Terceiro: A China. Lá tem muita riqueza, e 1 bilhão de trabalhadores que trabalham e produzem muito mais do que nós (e ganham muito menos). Milhares de indústrias com tecnologia mais avançada do que a brasileira também já estão estabelecidas por lá. Eles já estão, aos poucos, destruindo e superando a economia européia e norte-americana, causando uma onda generalizada de desemprego por lá.

Minha questão é: O Brasil vai conseguir manter o nível de produção agrícola/industrial, e manter o desemprego baixo, assegurar os direitos dos trabalhadores, e ainda crescer para competir com um adversário tão forte quanto a China? Não sei até que ponto a aliança com a China vai nos ajudar ou nos proteger dela. É difícil saber.

Só sei que estes próximos quatro anos serão muito difíceis para o governo do PT. E rezo a Deus para que o governo e o povo brasileiro trabalhem muito para construir um Brasil melhor, e faze-lo crescer, sem destruir o nosso precioso meio ambiente.

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 27/10/2014
Reeditado em 29/10/2014
Código do texto: T5013796
Classificação de conteúdo: seguro