A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

Durante muito tempo, eu participei ativamente da Igreja Católica. Por onde eu passei, as pessoas simples sempre gostaram de mim. Em Balsas e em São Luís (nas comunidades), eu sempre fui muito bem acolhido pelas pessoas. A presença nas comunidades era sempre uma presença simples e que escutava as pessoas. Eu escutava mais do que falava. Eu decorava o evangelho para proclamá-lo ao povo. Eu cantava com muita satisfação, com muito prazer e amor. Fazia reflexões... Há pouco tempo, um senhor que me acolhia no Maiobão (Paço do Lumiar), chegando a Pastos Bons em decorrência de seu trabalho na Justiça (como motorista), ele saiu pelas ruas me procurando. Veio me visitar. Fiquei muito contente!

Até hoje, algumas pessoas perguntam por que saí da igreja. Simples: porque essa igreja não vive o que ela prega: ela não vive o amor de Cristo. Ela condena algumas pessoas e se posiciona em defesa de outras. Cristo não veio apenas para alguns. Cristo veio “para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.

A Igreja Católica Apostólica Romana é a igreja que se considera a guardiã e defensora dos bons costumes. No entanto, é a igreja que tem os maiores casos de pedofilia e de crimes cometidos contra as pessoas. No decorrer da história, essa igreja, aliada aos europeus, exerceu a prática da escravização de negros e índios (indígenas). Essa igreja lançou várias pessoas na fogueira.

Quando eu morava no seminário, eu vi seminarista pegar na bunda de outro seminarista. Fui objeto de riso de seminaristas gays. Eu não sou contra os gays, mas alguns gostam de zombar de quem é heterossexual. A Igreja Católica está cheia de padres gays que não assumem essa condição. A Igreja Católica é lugar de gente camuflada. A pedofilia praticada por padres é destaque do noticiário internacional. Muitas pessoas já foram e continuam sendo vítimas do abuso de padres e religiosos. É claro que também existem pessoas boas nessa Igreja.

Sobre um direito:

Eu respeito o direito que as pessoas têm de se desmarcarem de uma publicação. No entanto, eu lamento muito que a Igreja Católica esteja atrelada a um partido político. Eu lamento o fato de padres agirem em nome de um grupo político e contra outro grupo. Eu lamento que a Igreja Católica seja lacaia dos poderosos.

Durante toda a história da humanidade, essa igreja foi conivente com as injustiças sociais e humanas. Exemplifico: a Igreja Católica cometeu erros graves contra a pessoa humana, através da escravização do negro e do índio. Essa igreja lançou várias pessoas na fogueira. Quem pensasse diferente da Igreja Católica era obrigado a deixar de pensar diferente ou a fugir de onde morava. Do contrário, era julgado e lançado na fogueira. Um exemplo muito conhecido foi o julgamento do cientista Galileu Galilei, que foi obrigado a renunciar à ciência para não contrariar a detentora da verdade. Galileu comprovou a teoria de Copérnico, segundo a qual o Sol é o centro do universo.

As implicações dessa teoria:

Até a Idade Média, o mundo inteiro pensava que a Terra fosse o centro do universo. Ora, se a Terra era o centro do universo, o papa, que era o representante de Deus na Terra, tinha o direito de que tudo girasse ao redor de si mesmo (o papa). Se alguém aparecia com uma teoria que afirmava que a Terra não era o centro, as coisas, também, deixariam de girar ao redor do papa, e este perderia o seu poder. Ora, se a Terra saísse do centro do universo, o papa deixaria de estar no centro. A solução encontrada não foi rever aquilo no qual se acreditava, mas punir quem pensava diferente da Igreja Católica, que era a detentora do poder religioso, social, político e econômico. Além disso, a afirmação (literal) de que a Terra era o centro do universo está até na Bíblia. Muitos ainda interpretam literalmente a Bíblia. Que pena!

A Igreja Católica nunca foi a favor da liberdade de pensamento e de expressão. Quem pensa diferente é visto como louco e necessitado de psicólogo. Vou provar! Há poucos anos, em Pastos Bons, por fazer críticas ao prefeito anterior, alguns da cúpula da Igreja, que eram defensores desse governo, diziam que eu estava louco. Depois, esses mesmos indivíduos ficaram contra o governo que eu criticara. Isso não é contradição? Ah, em certa Praça de Pastos Bons, alguém que fazia parte do governo que eu criticava tomou o microfone da minha mão, em nome do grupo do qual ele fazia parte. Depois, esse dito cujo ficou contra esse governo que eu criticava.

É lamentável que uma igreja, que se diga defensora da verdade e do bem comum, se alie aos poderosos. É lamentável que essa igreja fuja da reflexão e não prepare seus líderes para bem exercerem a missão que essa igreja afirma ter. É lamentável que essa igreja se esqueça de sua missão, que é orientar as pessoas, e passe a desorientar. É lamentável que essa igreja seja defensora de um partido, quando, na verdade, ela tem a obrigação de ser livre como Cristo o foi. Cristo não se aliou a nenhum partido. Cristo não defendeu nenhum partido. Cristo não foi cúmplice das injustiças. Cristo é verdadeiramente livre. Quem se diz seguidor de Cristo tem a obrigação de agir tal qual Cristo agiu e age. Eis uma utopia!

Talvez aconteça alguma coisa indesejada com esta página do Facebook. Talvez esta página seja vítima dessa igreja que não quer que ninguém pense diferente dela. Eu não duvido das injustiças que essa igreja possa continuar cometendo contra as pessoas que pensam diferente dela. Hoje, eu agradeço a Deus a minha saída do seminário e a minha vida livre para pensar e agir.

É lamentável que a igreja se preste a um papel tão ridículo, que é estar em defesa de um partido político. Eu já vi, através do Facebook, alguns movimentos católicos se manifestarem em defesa de um partido. Essa igreja ainda usa o nome de Cristo para ficar ao lado do poder.

Não se esqueçam de que Cristo nunca esteve ao lado do poder. Ele foi um crítico do poder religioso e político. Por quê? Por que temos muita coisa para ser mudada.

O papel da Igreja Católica Apostólica Romana é orientar espiritualmente as pessoas; é ser formadora de consciência. Mas não se forma consciência ao lado de um partido, pois todo partido tem seu projeto. O projeto da Igreja deve ser o projeto de Cristo.

É lamentável ter uma igreja lacaia dos poderosos. Não sou contra os poderosos. Só não bajulo quem está no poder. Estude a história da humanidade, e você verá que essa igreja esteve sempre do lado do poder político. Durante muito tempo, ela foi o poder político. Cristo, porém, nunca fez parte do poder. Cristo nos ensina a analisar a sociedade e a tomar a atitude certa.

Eu lamento que um padre tenha se desmarcado de uma publicação minha no Facebook. É um direito dele. Todavia, isso mostra que essa igreja não quer que as pessoas vejam toda a realidade, mas apenas a parte que lhe interessa. Isso mostra o despreparo político e espiritual da Igreja católica, através do despreparo de seus sacerdotes. Isso mostra que essa igreja não quer que as pessoas vejam a verdade. Quer impedir que a realidade seja vista pelo maior número de pessoas possível. Quem não deve não teme. A Igreja católica Apostólica Romana é interesseira e injusta. Sempre o foi.

Será que esta página sofrerá alguma punição? Eu não duvido. Ou serei eu o punido? Kkkkkkkk. Vamos debater? Quem topa? Cuidado, eu sou louco!!! Vejam a minha prática social. Assim, essa igreja provará a minha loucura. A minha prática social é reprovável. O meu comportamento é reprovável.

Está dito!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 24/10/2014
Reeditado em 24/10/2014
Código do texto: T5010498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.