A UM AMIGO

Meu amigo Iran Gomes Brito, e se PT e PSDB se unirem novamente, como fizeram no passado? E se Lula ainda votar em Fernando Henrique, como já ocorreu em candidatura de Fernando Henrique para o Senado? E a união de PT e Collor atualmente? E a união de PT e Sarney atualmente? A união do PT com quem já apoiou a Ditadura Militar? O Sarney, por exemplo, era defensor da Ditadura Militar. Sarney já esteve com FHC também. O todo-poderoso do Maranhão se afastou de FHC já no segundo mandato deste; quando este mandato estava em crise. Você se lembra de que o Lula dizia que corrupto não subiria no mesmo palanque dele (Lula) e que corrupto não entraria no governo dele (Lula)? Será que Lula conseguiu cumprir essa promessa? É claro que não.

Meu amigo, por que Marina e Aécio não podem se aliar, mas o PT, tão defendido pela Igreja Católica, (sim, pela Igreja Católica, você é um dos representantes dessa igreja) pode se unir ao Sarney e ao Collor? Será que Aécio já roubou mais do que Collor? Será que Aécio já foi mais prejudicial ao Brasil do que Sarney? Será que Marina Silva já foi mais prejudicial a este país do que Collor e Sarney? Obs.: Eu não estou destacando quem roubou mais ou menos do que outro, pois todo roubo é roubo, mas o fato de Sarney e Collor terem sido prejudiciais a este país.

Meu amigo, não duvide de nada na política brasileira! Tudo depende dos interesses dos envolvidos e da circunstância. Meu amigo, o PT não é menos corrupto do que o PSDB. O PSDB não é menos corrupto do que o PT. Ambos são sujos. Ambos roubaram o povo. Será que somente um é sujo? Ambos são corruptos. Ambos são antiéticos.

Por favor, meu amigo, você é um homem inteligente. Não condene um sujo para defender outro sujo. Eu, sinceramente, tenho vontade de deixar de falar sobre política, mas não consigo, não posso, pois a sociedade em que vivemos é organizada pela política e desorganizada também pela mesma política. Sou um ser social.

O que dizer de tantos petistas que deixaram o PT? Cito alguns: Luciana Genro, Marina Silva, Bira do Pindaré, Domingos Dutra, entre muitos outros. Será que essas pessoas erraram ao saírem do PT? Não, meu amigo! Elas se revoltaram contra um partido que, na oposição, era o defensor dos bons costumes e da ética na política. Quando conseguiu o poder, esse mesmo partido fez tudo o que condenava nos outros; fez alianças que, antes, eram condenadas. Privatizou também, coisa que era demonizada pelo PT.

Sabe o que me deixa indignado, meu amigo, é ver pessoas inteligentes condenando um grupo político que privatizou a Vale do Rio Doce e, ao mesmo tempo, defendendo outro grupo político que privatizou portos, aeroportos, a Petrobras (esta foi roubada, os noticiários mostram isso, a Dilma, recentemente, confirmou o roubo).

Você se lembra da corrupção em vários ministérios? Você se lembra do mensalão? Você se lembra da Casa Civil no período do governo Lula?

Meu amigo, você é inteligente: não vejamos somente o podre ou o bem de um ou outro partido ou político. Na política brasileira, todo político é capaz de se aliar a outro, de cometer sujeira. Ou você pensa que não?

Para encerrar, conto-lhe um pequeno caso: certa vez, estando numa escola, em Pastos Bons, muito tempo antes da última eleição municipal, alguns professores e outros funcionários daquela escola diziam que dois grupos políticos não se uniriam nunca mais em Pastos Bons. Eu não sei se alguém daquela conversa se lembra do que eu disse: eu afirmei que tudo seria possível; que os dois grupos poderiam se unir novamente. O que aconteceu? Os dois grupos se aliaram novamente. Portanto, meu amigo, não duvide de nada na política brasileira. Na política que temos, tudo é possível.

Nesta eleição, meu amigo, eu não sei se votarei em alguém. Talvez eu vote em branco. No PT eu sei que não voto, ainda que eu reconheça que esse partido fez muito pelo Brasil, mas roubou muito também, além de jogar sujo. Ora, a política está muito suja. Os políticos são sujos. Qual é o melhor sujo?

Com esse exemplo, meu amigo, eu peço que você não seja ingênuo. Você, eu tenho plena certeza, é um homem muito inteligente. O mais importante, além disso, é saber que o amigo é um representante de Deus neste mundo. Não se deixe levar pelos sentimentos políticos do vulgo. Você é um líder enviado por Cristo. É você quem tem autoridade para ensinar e orientar o povo deste país.

Não vou debater com o amigo. Eu quis apenas me expressar, com respeito e amizade. Foi por causa da nossa amizade que eu me senti na obrigação de dizer isso. Talvez eu esteja errado e o amigo esteja certo. Eu poderei estar errado; é uma possibilidade. Você tem o direito de dizer o que quiser a esse respeito. Você tem o direito de replicar o que eu disse. Eu tenho certeza de que não vou debater com o amigo. Apenas irei ouvi-lo. O que eu tinha para dizer, eu já lhe disse.

O que me deixa indignado diante da política é ver pessoas apontando o dedo para um sujo, mas defendendo outro sujo. Qual é o melhor sujo? Não existe meio ético. Ou alguém é ético ou não é. Quem rouba 10 milhões de reais é ladrão. Quem rouba um centavo também é ladrão.

Um abraço, homem de Deus! Você é um líder de Cristo! Que Cristo seja o nosso conselheiro, o nosso orientador, para que possamos interferir adequadamente neste mundo!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 19/10/2014
Código do texto: T5004369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.