ANÁLISE DE CONJUNTURA
A análise de conjuntura consiste em um conjunto de ferramentas metodológicas que têm por objetivo estudar os atores sociais e as relações entre eles num determinado momento.
Ajuda a conhecer melhor a realidade cotidiana dos aspectos que quisermos focar (Política, Economia etc.). É uma “radiografia” da realidade no momento em que a observamos.
Partindo-se da delimitação do espaço e do tempo, selecionam-se os acontecimentos importantes, ou seja, os que possam afetar de modo significativo a realidade. Nem todo fato é um 'acontecimento'; para ser categorizado como acontecimento, o fato precisa ter relevância.
É preciso atenção quanto a credibilidade dos dados utilizados na análise, pois sempre há aspectos escondidos naquilo que nos é apresentado, principalmente pela mídia. Os meios de comunicação, no Brasil, não podem ser considerados efetivamente democráticos, antes são oligopólicos, pois estão estruturados como empresas privadas, livres de qualquer regulamentação e concentrados nas mãos de um punhado de famílias (Marinho, Civita, Abravanel, Saad, Frias, Macedo) que defendem posições hegemônicas, ou seja, repercutem o pensamento dos 'donos' da mídia e de seus patrocinadores. Seu principal produto - a informação - chega ao público consumidor como notícia elaborada de modo a 'vender' a ideologia da classe dominante. Isso significa que, a grosso modo, a escolha dos fatos noticiados, ou dos assuntos comentados é basicamente a mesma, ou seja, a midia hegemônica estabelece a agenda e a pauta do que a sociedade saberá ou não, manipulando a opinião pública.
O fato de o Congresso Nacional até hoje não se ter ocupado da regulamentação da Constituição Federal (CF/88) no que diz respeito a Comunicação Social impossibilita na prática o exercício daquilo que deveria ser um direito de todos os cidadãos: a liberdade de expressão. Assim, se à mídia é facultado mentir livremente sem qualquer sanção, aquele que pretenda fazer uso de informações fidedignas deverá redobrar o cuidado, buscando validar seus dados em várias fontes distintas.
O pressuposto da Análise de Conjuntura é a correção de rota preservando o funcionamento do sistema e, desse ponto de vista, tem caráter conservador.
‘COMO SE FAZ ANÁLISE DE CONJUNTURA’, livro de Herbert José de Souza, VOZES/IBASE, 1987 apresenta toda uma metodologia que nos permite compreender bem a questão. Ao final, para aqueles que pretendam aprofundar-se na compreensão do tema, está uma relação de referências bibliográficas. Resumidamente:
PONTOS QUE DEVEM SER SUBMETIDOS À ANÁLISE
Acontecimentos; Cenários; Atores; Relação/Correlação de Forças; Articulação entre Estrutura e Conjuntura.
1. ACONTECIMENTOS
Identificar os mais relevantes ocorridos num certo período de tempo.
2. CENÁRIOS
A trama (social e política) se desenvolve em determinados espaços (cenários).
3. ATORES
- Individuais: Sujeitos que representam (para a Sociedade/comunidade) um projeto, ideologia, reivindicação, promessa, denúncia etc.
- Coletivos: Classe social, categoria social ou grupo; Instituições (Sindicatos, Partidos políticos, ONGs, Jornais, Rádios, Emissoras de TV, Igrejas etc.).
Protagonista(s): desempenha (m) ou ocupa (m) o primeiro lugar (ou lugar de destaque) num acontecimento.
4. RELAÇÃO/CORRELAÇÃO DE FORÇAS
- Confronto, Coexistência ou Cooperação (dinâmica própria/ muda rápido).
- Domínio, Igualdade ou Subordinação.
Às vezes permite avaliação quantitativa (p.ex.: número de votos numa eleição).
5. ARTICULAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E CONJUNTURA
Estrutura é a relação com a história, o passado, relações sociais, econômicas e políticas estabelecidas num processo relativamente longo.
Conjuntura (Dados, Acontecimentos, Atores). Ponto de vista do poder dominante (lógica do poder) ou do ponto de vista da oposição, dos movimentos populares etc.
6. OBJETIVO(S) - ESTRATÉGIA - TÁTICA
Estratégia é o conjunto de forças, de meios, de elementos visando alcançar um ou mais objetivos;
Tática é meio, ferramenta (uma etapa para realizar a finalidade estratégica pretendida).
REFERÊNCIAS/ FUENTES
http://es.scribd.com/doc/29333895/Como-Hacer-Un-Analisis-de-Conyuntura
http://www.dignidadeducativa.org/pdf/analisisdecoyuntura.pdf
http://www.urb-al3.eu/uploads/descargas/Tema3_1.pdf
http://cespad.org/taxonomy/term/3 (buscar Guia Metodológica para hacer analisis de coyuntura desde los espacios locales)
http://www.pocholepratti.org
http://incep.org
http://www.oecd.org
http://www.ihu.unisinos.br (buscar Cepat – análise de conjuntura)
http://www.eclac.cl
http://tinku.org
http://osal.clacso.org (buscar OSAL informes de coyuntura)
A análise de conjuntura consiste em um conjunto de ferramentas metodológicas que têm por objetivo estudar os atores sociais e as relações entre eles num determinado momento.
Ajuda a conhecer melhor a realidade cotidiana dos aspectos que quisermos focar (Política, Economia etc.). É uma “radiografia” da realidade no momento em que a observamos.
Partindo-se da delimitação do espaço e do tempo, selecionam-se os acontecimentos importantes, ou seja, os que possam afetar de modo significativo a realidade. Nem todo fato é um 'acontecimento'; para ser categorizado como acontecimento, o fato precisa ter relevância.
É preciso atenção quanto a credibilidade dos dados utilizados na análise, pois sempre há aspectos escondidos naquilo que nos é apresentado, principalmente pela mídia. Os meios de comunicação, no Brasil, não podem ser considerados efetivamente democráticos, antes são oligopólicos, pois estão estruturados como empresas privadas, livres de qualquer regulamentação e concentrados nas mãos de um punhado de famílias (Marinho, Civita, Abravanel, Saad, Frias, Macedo) que defendem posições hegemônicas, ou seja, repercutem o pensamento dos 'donos' da mídia e de seus patrocinadores. Seu principal produto - a informação - chega ao público consumidor como notícia elaborada de modo a 'vender' a ideologia da classe dominante. Isso significa que, a grosso modo, a escolha dos fatos noticiados, ou dos assuntos comentados é basicamente a mesma, ou seja, a midia hegemônica estabelece a agenda e a pauta do que a sociedade saberá ou não, manipulando a opinião pública.
O fato de o Congresso Nacional até hoje não se ter ocupado da regulamentação da Constituição Federal (CF/88) no que diz respeito a Comunicação Social impossibilita na prática o exercício daquilo que deveria ser um direito de todos os cidadãos: a liberdade de expressão. Assim, se à mídia é facultado mentir livremente sem qualquer sanção, aquele que pretenda fazer uso de informações fidedignas deverá redobrar o cuidado, buscando validar seus dados em várias fontes distintas.
O pressuposto da Análise de Conjuntura é a correção de rota preservando o funcionamento do sistema e, desse ponto de vista, tem caráter conservador.
‘COMO SE FAZ ANÁLISE DE CONJUNTURA’, livro de Herbert José de Souza, VOZES/IBASE, 1987 apresenta toda uma metodologia que nos permite compreender bem a questão. Ao final, para aqueles que pretendam aprofundar-se na compreensão do tema, está uma relação de referências bibliográficas. Resumidamente:
PONTOS QUE DEVEM SER SUBMETIDOS À ANÁLISE
Acontecimentos; Cenários; Atores; Relação/Correlação de Forças; Articulação entre Estrutura e Conjuntura.
1. ACONTECIMENTOS
Identificar os mais relevantes ocorridos num certo período de tempo.
2. CENÁRIOS
A trama (social e política) se desenvolve em determinados espaços (cenários).
3. ATORES
- Individuais: Sujeitos que representam (para a Sociedade/comunidade) um projeto, ideologia, reivindicação, promessa, denúncia etc.
- Coletivos: Classe social, categoria social ou grupo; Instituições (Sindicatos, Partidos políticos, ONGs, Jornais, Rádios, Emissoras de TV, Igrejas etc.).
Protagonista(s): desempenha (m) ou ocupa (m) o primeiro lugar (ou lugar de destaque) num acontecimento.
4. RELAÇÃO/CORRELAÇÃO DE FORÇAS
- Confronto, Coexistência ou Cooperação (dinâmica própria/ muda rápido).
- Domínio, Igualdade ou Subordinação.
Às vezes permite avaliação quantitativa (p.ex.: número de votos numa eleição).
5. ARTICULAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E CONJUNTURA
Estrutura é a relação com a história, o passado, relações sociais, econômicas e políticas estabelecidas num processo relativamente longo.
Conjuntura (Dados, Acontecimentos, Atores). Ponto de vista do poder dominante (lógica do poder) ou do ponto de vista da oposição, dos movimentos populares etc.
6. OBJETIVO(S) - ESTRATÉGIA - TÁTICA
Estratégia é o conjunto de forças, de meios, de elementos visando alcançar um ou mais objetivos;
Tática é meio, ferramenta (uma etapa para realizar a finalidade estratégica pretendida).
REFERÊNCIAS/ FUENTES
http://es.scribd.com/doc/29333895/Como-Hacer-Un-Analisis-de-Conyuntura
http://www.dignidadeducativa.org/pdf/analisisdecoyuntura.pdf
http://www.urb-al3.eu/uploads/descargas/Tema3_1.pdf
http://cespad.org/taxonomy/term/3 (buscar Guia Metodológica para hacer analisis de coyuntura desde los espacios locales)
http://www.pocholepratti.org
http://incep.org
http://www.oecd.org
http://www.ihu.unisinos.br (buscar Cepat – análise de conjuntura)
http://www.eclac.cl
http://tinku.org
http://osal.clacso.org (buscar OSAL informes de coyuntura)