POR QUE VOTO NA MARINA SILVA PARA PRESIDENTE DO BRASIL!
Sou um cidadão brasileiro. Não escondo o que eu penso, o que eu sinto, nem o que eu sou. Vivo de acordo com aquilo em que eu acredito. Não digo nada que não esteja de acordo com a minha vontade, com os meus princípios, com os meus sentimentos e com a razão.
Não voto no PT. A Dilma é petista. Logo, não voto na Dilma. Além disso, não voto na Dilma porque ela não foi capaz de melhorar muitos aspectos sociais deste país.
Por que não voto no PT? Por várias razões. Primeira: o PT de hoje não tem os mesmos princípios e valores que adotava e defendia quando ele era um partido de oposição. O PT demonizava as privatizações que eram feitas pelo PSDB. Logo que assumiu o governo, o PT privatizou muito mais: portos, aeroportos, estradas, entre muitas outras privatizações. Agora, esse partido não usa mais a palavra “privatização”, mas a expressão “concessão à iniciativa privada”, o que significa a mesma coisa. Não sou contra as privatizações. Sou contra a contradição do PT. Esse partido não é digno de confiança.
Outra razão: Lula afirmava: “No meu governo, corrupto não entra; no meu palanque, corrupto não sobe”. Eu pergunto: quando foi que vimos mais corrupção no Brasil? Em qual governo vimos mais corruptos? Foi no governo do Lula, dentro do partido dele. Eu não estou dizendo que os outros partidos e governos não sejam nem tenham sido corruptos. Eu não sou ingênuo. Pelo menos, imagino que eu não o seja. O que eu digo é que o Lula e o PT fizeram o que eles condenavam nos outros. Fizeram o que diziam que nunca iriam fazer. Isso é contradição.
O Lula foi contra o Plano Real. Algum petista tem a imprudência de dizer que não?
Outra razão para não votar no PT, nem na Dilma, que é do PT: pessoas morrem nas filas de espera nos hospitais públicos do Brasil. Muitos passam anos esperando por um atendimento psiquiátrico. Nesta última semana, a BAND mostrou essa triste realidade brasileira. Ademais, pessoas pobres morrem à espera de um tratamento de câncer. Quando vão saber que estão doentes, não têm mais tempo para esperar. Só uma consulta dura meses e anos. Isso não é invenção; é uma triste realidade. Eu pergunto: quantas pessoas de sua cidade ou município, que não sejam ricas, você já viu serem curadas de um câncer? Talvez você diga que nem uma. Por quê? Se essas pessoas tivessem a oportunidade de fazerem exames periódicos e oportunidade de receberem o tratamento adequado, será que elas não teriam possibilidade de cura? Será que todas teriam morrido? Nem todo tipo de câncer é incurável. No entanto, se a pessoa não tiver o tratamento no momento certo, ela não sobreviverá a essa doença.
O Brasil não tem segurança e faltam muitas moradias. Pessoas são obrigadas a morar nas ruas por não terem onde morar. Pessoas são jogadas fora de prédios pela polícia. Os confrontos entre traficantes e policiais não param no Brasil. Traficantes dão o grito em favelas brasileiras; são eles que mandam. Até nas pequenas cidades, a insegurança toma conta das pessoas. Rio de Janeiro e Salvador são dois exemplos de cidades onde a violência não tem trégua. Os assaltos acontecem a toda hora do dia e da noite.
No país que temos, crianças entram no mundo das drogas muito cedo; adolescentes são viciados. Jovens se prostituem por falta de oportunidades. A educação é uma das piores do mundo.
Não estou afirmando que o PT não tenha feito nada pelo Brasil. Reconheço a verdade. É a verdade que todo ser pensante busca. Reconheço que muitas pessoas saíram da miséria e da pobreza através dos programas de transferência de renda do governo petista. Reconheço as oportunidades de estudo que muitas pessoas tiveram e têm. Não posso nem quero deixar de ver as realizações desse governo. No entanto, não podemos e nem devemos negar que o povo foi roubado pelo governo do PT. O povo foi muito mais roubado do que beneficiado por esse governo. Nem preciso mencionar o mensalão. Um petista apaixonado poderá dizer: mas o PT não foi o único a fazer parte do mensalão. Concordo. No entanto, o mensalão foi criado por pessoas do PT para beneficiar esse partido.
No governo petista, através de projetos e obras ineficientes, muito dinheiro público foi objeto de desperdício; foi jogado no lixo. O prazo para a conclusão de determinadas obras não foi cumprido. Basta lembrar a transposição do Rio São Francisco que já tem anos de atraso.
O ENEM tem sido objeto de muitos erros. Eu poderia citar muitos outros exemplos. Mas vou parar por aqui. A lista é muito grande.
Por que voto na Marina Silva para Presidente da República Federativa do Brasil! Eis as razões racionais e objetivas!
Não acredito que a Marina faça um governo sem erros. Não sou inocente. Não voto na Marina pelo fato dela ter sido muito pobre e por ter passado fome. Não voto na Marina pelo fato dela ter sido vítima da malária e da hepatite. Essas não são razões para que se possa votar em alguém.
Eu voto na Marina Silva porque eu sei por onde ela passou; o que ela defendeu; o que ela rejeitou; o que enfrentou na qualidade de cidadã.
Quando eu fazia a 8ª série do Ensino Fundamental, num livro de Língua Portuguesa, na parte sobre cidadania, eu tive, pela primeira vez, contato com a história de Marina Silva. Fiquei sabendo, naquele tempo, sobre a luta dela ao lado de Chico Mendes. Essa mulher está presente como exemplo de cidadã até nos livros didáticos. Eu, como gosto muito de livros, ainda guardo esse livro de Língua Portuguesa. Eu não o devolvi à escola. Ainda guardo até os meus cadernos do Ensino Fundamental Maior ao Ensino Superior. Lembro, ainda, que o trabalho dessa política brasileira, em defesa do meio ambiente, é reconhecido e elogiado internacionalmente. Até prêmio ela já recebeu.
Eu voto na Marina Silva porque ela fala por mim. Ela responde às perguntas que lhe são feitas como se eu as estivesse respondendo. Ela sabe enxergar o bem que foi deixado por cada governo. Ela não faz oposição vulgar; ela assume uma postura. Ela não briga pelo poder. Ela luta por ideais. A Marina Silva sabe ser forte e flexível, dependendo da circunstância.
Por que voto na Marina! Voto nessa política brasileira em virtude da democracia. Todo país democrático vive de alternância no poder. O PT, sabemos, já deu a sua colaboração. Agradecemos ao Lula e à Dilma. No entanto, numa democracia, não se tolera um único grupo administrando o poder do povo. A democracia é feita de mudanças e de alternativas, de tentativas.
O PT foi capaz de resolver alguns problemas. Entretanto, o mesmo PT mostrou-se incapaz de solucionar problemas essenciais dos brasileiros. Não podemos e não devemos condenar ninguém. Por isso, não devemos nem podemos condenar o PT. Ele foi muito importante. Todavia, temos o direito de optar por uma mulher que se mostra preparada para governar o Brasil. Ela não será a solução para todos os problemas. Ninguém conseguirá sê-lo.
É importante afirmar que a Marina Silva é uma opção de defesa do desenvolvimento sustentável; de conciliar desenvolvimento e defesa dos bens naturais. Ora, sem estes é impossível viver.
As pesquisas mostram qual é o perfil dos eleitores da Marina Silva. Esta mulher tem os eleitores mais esclarecidos do Brasil. Os jovens esclarecidos votam nela. Não sou eu que digo isso. São as pesquisas.
Eu não posso ficar calado. Tenho um papel social a ser bem desempenhado. Nestas eleições, o meu voto é da Marina Silva, mesmo sabendo que ela corre um grande risco de perder esta eleição. Em 2010, eu votei nela. É dela o meu voto. Se ela for eleita, e não resolver o que ela se propõe a resolver, eu votarei em outra pessoa. Além disso, se for eleita, ela não se candidatará à reeleição. Marina é contra a reeleição.
Numa democracia, não podemos agir da mesma forma como agimos num relacionamento pessoal, com a pessoa que amamos e com quem vivemos. Um casal precisa se perdoar, se compreender, se respeitar e se amar. Na democracia, porém, não podemos continuar insistindo com um governo que não deu certo.
Está na hora de mudar. Se Marina não fizer o que promete, temos o direito de votar noutra pessoa. É assim que se deve viver uma e numa democracia: optando, mudando, procurando novas soluções para a solução dos problemas.
A Dilma e o PT não merecem uma nova chance. Eles já tiveram 3 oportunidades, 3 chances: 12 anos. Quem precisa de uma nova chance é o povo: votando em alguém que é uma possibilidade de melhoria do Brasil.
Tenha um bom voto!