ARTIGO – Política - PETROBRAS – Sujeira – 14.09.2014
 
 
ARTIG0 – Política - PETROBRAS – Sujeira – 14.09.2014
 
 
No depoimento do ex-diretor da área internacional da empresa que era orgulho dos brasileiros, a PETROBRAS, doutor Nestor Cerveró, o mundo todo tomou conhecimento ao vivo e em cores, através da transmissão dos trabalhos da CPI pelo Congresso Nacional, que existe uma decisão estatutária, segundo o depoente, que permite à empresa convocar os envolvidos nos esquemas de escândalos para fazer um curso por ela patrocinado, a fim de treiná-los a propósito das respostas a serem dadas quando das indagações dos parlamentares que integram essas comissões mistas.
            Somado a isso tudo o fato de que os envolvidos receberiam antecipadamente o resumo das perguntas dos deputados e senadores, acompanhado das pertinentes respostas, claro que outra não poderia ser a nossa dedução de que se trata de um procedimento contrário ao bom nome da empresa e do nosso país, que nada mais é do que o resumo de administrações infelizes tanto dos últimos presidentes do Brasil; da própria empresa petrolífera e também dos ministros das minas e energia, que podem estar enfronhados até o pescoço nesse verdadeiro mar de lama que suja a bandeira nacional. E acima de tudo, até ex-integrantes da diretoria foram convidados, isso com diárias e ajuda de custo a cargo da empresa, além de honorários advocatícios. Mas o doutor Cerveró dissera que isso é estatutário e ninguém pode contestar.
            Pra quem não se lembra, doutor Cerveró foi um dos responsáveis pela aquisição, com prejuízo, pelo nosso país, da refinaria de Passadena, nos Estados Unidos, que a Dilma concordou em adquirir, mesmo sabendo que era mau negócio para o Brasil e para a empresa. O interessante é que agora estão falando que já é bom negócio, pois passara a dar lucro, numa conversa sem maiores explicações, porquanto com o preço exorbitante que pagamos por um litro de gasolina nem derramando dinheiro fora a empresa poderia dar prejuízo.
            E a minha tristeza foi ainda maior quando ele, depoente, apesar de não ter se negado a responder às perguntas o fez de maneira atabalhoada, desviando o foco e dizendo que não conhecia nem “a” nem “b” na diretoria da empresa. Imagine que a residência em que ele morava, cujo aluguel valia cerca de R$ 20.000,00 mensais, pois localizada em praia chique do Rio de Janeiro, apenas lhe foi cobrada a bagatela de R$ 3.500,00 por mês, num benefício que não caiu do céu, mas que lhe fora dado por um antigo amigo por nome Melo, que também estaria em débito com a justiça, em face desses descalabros da PETROBRAS. E ainda teve deputados/senadores que com o maior descaramento agradeceram a presença desse cidadão, dizendo que ele poderia dormir tranquilo, pois era homem de bem. E se ele é homem de bem, os do mal seríamos nós e os próprios políticos que o interpelaram.
             Para completar, esse cidadão respondeu que acha perfeitamente normal e ético o fato de se desfazer de seu patrimônio em pleno andamento da CPMI, cujas apurações podem até  levar os responsáveis à indisponibilidade de seus bens, coisa que é pública e notória. Essas doações podem a qualquer tempo ser anuladas pelo poder judiciário, disso não restam dúvidas.
            Esse escândalo de pagamento de propina a grandes autoridades, denunciado pelo diretor Paulo Roberto Costa, que ainda alegou haver mais gente a ser denunciada por conta da “premiação” que a ele fora prometida, poderá ainda causar muita estupefação, porque ele tem a palavra livre e pode incluir quem bem quiser, mesmo que com a finalidade de prejudicar esse ou aquele candidato nas próximas eleições de outubro. Sendo que as denúncias, a meu pensar, estão mais para piorar a posição da doutora Dilma no panorama eleitoral, que antes era completamente favorável a ela, mas que no momento a conversa é outra.
Fico por aqui. Meu abraço.
 
Ansilgus.
A foto é do doutor Cerveró, na CPMI, que também poderá dar em pizza.
ansilgus
Enviado por ansilgus em 14/09/2014
Reeditado em 15/09/2014
Código do texto: T4961817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.