ARTIGO – Política – Pesquisas Eleitorais – 13.09.2014
 
 
ARTIGO – Política – Pesquisas Eleitorais – 13.09.2014
 
 
Estamos estupefatos com o comportamento da mídia brasileira, que quer porque quer ver a Dilma retornar ao palácio do planalto, e na realidade todo mundo, por mais ininteligente que seja sabe dos motivos primordiais que conduzem essa campanha contra os candidatos adversários. Dinheiro não é, claro, mas simplesmente porque a doutora Dilma tem sido a mais expressiva presidente de todos os tempos do nosso país, numa campanha imposta pelo senhor Luiz Inácio, que consegue levar todo mundo na maior enrolada possível.
            Sobre o assunto, até a Empresa Jornal do Comércio, cuja emissora de rádio está na frente de  todas as pesquisas de audiência no ramo, a tomar pelas últimas edições dos programas do Geraldo Freire e do Ednaldo Santos, estão com tendências governistas, porquanto só colocam para ser entrevistadas pessoas do lado da situação, e tem tal de doutor Maurílio, das terras de Limoeiro, que não fala duas frases sem colocar a Dilma na dianteira. Esse cidadão é doutor, é ateu e faz questão de dizer, até por que não tem medo de enfrentar o fogo dos infernos. Eu o conheço do reduto do Coronel Chico Heráclio, quando tentava ser prefeito de Limoeiro, todavia não vingou. Mas que é um homem inteligente, de qualidade, comunista fervoroso, isso ele o é.
            Para mim, considero essas pesquisas encomendadas por gente que tem interesse na prorrogação do mandato da atual presidente, e anda atacando a Marina Silva, colocando palavras na boca da candidata, que deveria nem dar ouvidos e retrucar, mas tão somente conduzir seus discursos e suas entrevistas elogiando a sua colega de disputa, apenas dizendo que o povo não é nem cego, nem surdo e nem mudo, estando por dentro das situações dos escândalos que colocaram o nosso país no fundo do poço, inclusive sobre a queda de patrimônio da PETROBRAS, que outro dia, a fim de ajudar a amenizar o quadro das exportações, enviou uma carga de petróleo para ela mesma, embora isso seja inacreditável.
            Sobre as pesquisas, quero dizer que, na minha ótica, não têm muito sentido, porquanto é quase claro que uma encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria, certamente vai beneficiar a candidata oficial, até porque o doutor Armando Monteiro, candidato a governador de Pernambuco, da turma da Dilma, foi presidente dessa entidade por algum tempo). É uma associação forte, cujo orçamento chega a superar o de alguns estados menores da federação. O mesmo se pode dizer das encomendadas pela Rede globo de Televisão, porquanto as propagandas do governo são responsáveis por grande parte de seu faturamento.
            A meu pensar essas pesquisas deveriam ser precedidas de: a) pedido de autorização do tribunal respectivo; b) de quem é o patrocínio, e qual é a relação que o patrocinador tem com os candidatos e a mídia; c) qual a estimativa de gastos e como serão pagos. E só depois disso, se realmente cumpridas às exigências, permitir a divulgação somente até quinze dias antes das eleições, porque elas influem e muito na decisão dos eleitores, no caso do voto útil, que é aquele em que a pessoa vota em quem já está na frente para dizer que votou no eleito.
            Uma coisa que não me passa despercebida é o fato de poderes como o TSE, a OAB, o Ministério Público Federal e outros fazerem propaganda na mídia à custa do cidadão brasileiro, dizendo o que todo mundo já sabe, ou seja, que o brasileiro deve exercer o seu direito (?), que no fundo é uma obrigação sujeita a multa pelo descumprimento.
            Outra coisa que me chamou a atenção foi dizer-se que o povo está comprando todos os exemplares dos jornais locais, não podendo os jornaleiros nem atender aos clientes antigos com suas reservas, segundo foi aventado no programa da manhã do radialista Geraldo Freire. Isso deve ser conversa pra bois dormirem, porque pobre não compra jornais e a classe média pouco o faz; o que deve estar ocorrendo é que partidos interessados estão adquirindo todos os exemplares muito antes de serem enviados aos jornaleiros.
Fico por aqui.
Ansilgus.
ATUALIZAÇÃO - Palavras de doutora Dilma à imprensa na data de hoje: "Eu sei perfeitamente que esta eleição é uma eleição muito dura, nesta eleição tem muito ódio. Tem gente com muito ódio. Tem gente também que usa a desinformação, que usa a mentira. Nós temos de responder ao ódio com a esperança. Temos também de responder a mentira com a verdade".  Pergunta-se, por que guardar tanta mentira dos governos de Lula e dela, ao negar que nada sabiam dos escândalos do “mensalão” e da “PETROBRAS”?
ansilgus
Enviado por ansilgus em 13/09/2014
Reeditado em 15/09/2014
Código do texto: T4960348
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