Um pouco sobre Estado Laico

Vou dar uma "paletada" sobre um pouco do que eu compreendo como sendo "Estado Laico". De uma forma sucinta, estado laico é o estado não apenas que não tenha "participação da religião no estado", mas antes disso, que permite livremente, com liberdade e proteção, qualquer manifestação religiosa (crença) por parte das pessoas que vivem nele.

O que isso quer dizer, é que um grupo de pessoas, ou um individuo, pode ter e defender qualquer crença, desde que tal crença não fira os direitos do que é um estado laico e democrático. Por exemplo, a crença do "nazismo" é incompatível com um estado democrático, porque a própria crença "nazista" exige o findar do estado democrático -- os dois conceitos não podem "existir" num mesmo espaço portanto.

Contudo, países extramente liberais, como os Estados Unidos, por defenderem acima de tudo o direito de "liberdade" dentro do estado democrático, permitem que crenças como as nazistas existam dentro de seus estados -- mas como vimos, democracia e nazismo não podem coexistir enquanto conceitos.

Continuando, um país democrático e laico tem que "Defender o direito individual e de grupos, cuja crença não firam o próprio conceito de laicidade e democracia", melhor ainda, desde que a pessoa respeite as crenças alheias.

Mas isso não quer dizer porém "Tornar o estado Ateu". Aliás tornar um estado ateu é torná-lo "religioso", dogmático e acima de tudo antidemocrático.

Por exemplo, Um estado ateu obriga as pessoas que vivem nele a ter somente uma crença e modifica toda a estrutura social. Basta se olhar exemplos de como foi a URSS, a China Comunista (de MAO e sua Revolução Cultural) e a atual Coreia do Norte -- perseguições, muitas mortes e inclusive o povo russo tinha de esconder que era Cristão Ortodoxo.

Para resumir e terminar, um estado democrático e laico é garantidor de quaisquer crenças individuais que não firam a própria constituição do estado enquanto tal. E será que países europeus iriam querer tirar as cruzes de suas bandeiras?

Só uma pergunta para brincar mesmo.