ARTIGO – Política -- O debate na BAND – 27.08.2014
 
 
ARTIGO – Política - O debate na BAND – 27.08.2014
 
 
Esperou-se com muita ansiedade o primeiro debate entre os candidatos presidenciáveis às eleições deste ano. Expectativa geral, até mesmo com vistas ao desempenho dos três concorrentes que são tidos como principais, tratamento que para mim é discriminatório, desleal e não ajuda em nada. Todavia, que me permitam dizer, os olhos estavam muito mais voltados para a atuação da Marina Silva, que substituiu ao doutor Eduardo Campos, que falecera naquele desastre que não constava do programa, isso pelo menos para os membros do PSB. O comportamento do Aécio, também era muito aguardado, assim como o da doutora Dilma, eis que está querendo se reeleger.
            Mas, abrindo parênteses, já estão espalhando país afora que a aeronave que transportava a equipe do PSB, no dia 13 do mês andante, pertencia a “laranjas” de firma inexistente, e até apresentam a relação dos que contribuíram para a aquisição do jatinho “Cessna”. Penso que vão terminar apurando que o tal avião pertencia ao candidato falecido ou que a ele teria sido emprestado pelos reais donos. Ao que parece, o proprietário seria um cidadão comum, que reside numa favela daqui do Recife, segundo li na internete. Há possibilidade até mesmo de em caso de não ser descoberto/resolvido o verdadeiro nome do dono da posse indireta do avião, de a candidatura da Marina vir a ser contestada, sob alegação de fraude à Justiça Eleitoral. Claro que a proprietária “de direito” é a fabricante Cessna, e o dono “de fato” são aqueles que fizeram a operação de “leasing”, uma modalidade de arrendamento que é utilizada em negociação de aeronaves, na qual o bem fica na posse física (no caso o avião) do arrendatário, enquanto que o arrendador permanece com o domínio do respectivo bem. Para simplificar: É o mesmo que ocorre quando uma pessoa resolve ao invés de comprar um automóvel fazer um arrendamento (leasing), que tem algumas vantagens, quais sejam a dedução das despesas na declaração de imposto de renda.
 
Avião da campanha do PSB


            Todavia, voltando ao debate, ficou muito claro que o desempenho da candidata do PSB levou ampla vantagem sobre os demais, eis que na sua sobriedade respondeu a todas as indagações a que fora submetida, sem ao menos alterar sua voz, embora haja contestado algumas afirmações aqui e acolá dos participantes. Acho que a ex-senadora se preparou adequadamente para o encontro, tendo procurado fazer debate e não combate. De 2010 a esta data nota-se melhor postura da nortista das terras do Acre.
            O discurso do doutor Aécio, que me desculpem seus assessores, não encantou aos telespectadores, salvo quando ele entrou pra valer ao indagar da Presidente Dilma sobre os casos de corrupção na PETROBRAS. Limitou-se a atual primeira mandatária do país, que entende da empresa como ninguém, porquanto dela fora Presidente, exerceu o cargo de Ministra da Casa Civil no governo Lula, e agora é que deve estar mesmo por dentro do que se passa na petrolífera que já foi uma das líderes mundiais no setor. Agora, entretanto, sua situação na comunidade dos produtores desse hidrocarboneto e investidores do mercado, não é tão bem vista como antigamente. A candidata fugiu do assunto, passando a discorrer sobre o Pré-Sal, sua produção e a promessa de que em dois anos esses campos abaixo da camada de sal oceânica estarão produzindo mais de três milhões de barris por dia. E assim fica o dito pelo não dito, o processo contra o diretor que está preso não anda; fala-se numa hipótese de “delação premiada”, aquela que dá ao indiciado o direito de fornecer dados até agora desconhecidos pelas autoridades, mas que incriminam os responsáveis pelos delitos.
            Mas o povo queria ouvir também das possibilidades de o petróleo baixar de preço, em face da grande produção, ao invés de se continuar com a atual política governamental de acompanhar os valores internacionais, que são em dólares, prejudicando nossa economia e explorando os consumidores de gasolina e outros derivados. Como se sabe, na Venezuela, por exemplo, nossa vizinha da América do Sul, um litro de gasolina custa menos de dois centavos de dólar, significando dizer que com cerca de cinco reais pode-se encher o tanque dum automóvel.  Mas as autoridades de lá, talvez aceitando conselhos de nações como a nossa, já pensam em mandar elevar o preço desse bem tão procurado e necessário à movimentação de qualquer país.
            Afirmo sem medo de errar que a presidente gaguejou e se perdeu em algumas respostas, limitando-se muito mais a dizer o que seu governo fez, assim como prometer atingir níveis inalcançáveis nos setores discutidos, não chegando sua presença a empolgar nem a gregos nem a troianos.
            Durmo com um rádio de pilha por baixo do travesseiro. Pois bem, desde a madrugada de hoje que uma emissora de rádio daqui vem divulgando as pesquisas que estavam em vigor mesmo antes do debate, ou seja: Dilma com 34%, Marina com 29% e Aécio com 19%. O que se quer saber é justamente o resultado das enquetes após a discussão, até porque a mídia divulgando dados atualizados estará ajudando ao povo, e não o deixando confuso, mesmo por que uma informação desatualizada muitas vezes repetida torna-se praticamente verdadeira. O povo deve ter cuidado com os noticiários de rádio, televisão, internete, e quaisquer meios de comunicação, a fim de que não seja ludibriado, principalmente quando a empresa tem penetração em todo o território nacional.
            Outra providência que se recomenda é no que toca a debates na TV, porque nas eleições de 2010, o último deles foi o principal responsável pela eleição da doutora Dilma. É que fizeram uma seleção de alguns brasileiros de vários recantos do país, isso com passagens e estada devidamente pagas no Rio de Janeiro (imagine como ficaram deslumbrados esses nossos irmãos que moram distante e que nunca sequer pensavam em conhecer a cidade maravilhosa!), ficando cada um deles com a missão de fazer as perguntas. A assessoria do doutor José Serra cochilou de maneira imperdoável nessa jogada fenomenal.
            Como a Marina garantiu que se eleita iria escolher técnicos de alta qualidade profissional e moral, seja lá de quais partidos forem, quero opinar no sentido de que assim ela começa a raciocinar como pessoa inteligente e que poderá sim ser eleita e até mesmo dirigir os destinos do país. Um dono de banco não precisa ser especialista em serviços bancários para a empresa obter êxito; assim como o dono de uma firma que fabrica avião não tem necessidade de saber soldar as peças, parafusar ou mesmo ser piloto de aeronaves.
Vou ficando por aqui.
Ansilgus
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 27/08/2014
Reeditado em 29/08/2014
Código do texto: T4938725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.