"O POVO DE DEUS"? ISRAEL X PALESTINOS E O OLHAR CRISTÃO OCIDENTAL
Hoje algo me deixou ainda mais com um “pé atrás” sobre o real propósito dos novos cristãos, aqueles que condenam sistemas “caducos” de religião, e que fazem o “novo” caducar ainda mais. Por exemplo, a declaração de uma pessoa que si diz cristã, Jane Silva, que preside a Associação Cristã de Homens e Mulheres de Negócios e a Comunidade Brasil-Israel, que ao se reportar ao protesto diplomático do Brasil pelo massacre Israelense em Gaza disse: "Quando o governo fala mal de Israel, fala mal de nosso Jesus. E Israel tem o direito de se defender e de existir." Será que se fosse o próprio Jesus Cristo ele estaria apoiando a morte (de crianças, mulheres, idosos e civis desarmados) da maneira como é conduzida neste conflito? Punir terroristas é uma coisa, agora atacar escolas, hospitais e pontos de órgão internacionais como a Cruz Vermelha é outro! Penso que isto também é terrorismo, em uma linguagem mais antiga HOLOCAUSTO, ou estou enganado?
Bom para completar a pastora Jane Silva arrematou que caso o Brasil atenda grupos que pedem o rompimento das relações diplomáticas com Israel, os maiores prejudicados seriam fiéis brasileiros. "O governo estaria punindo os próprios brasileiros”, pois: "Só lá podemos ver o túmulo onde Jesus foi sepultado, onde ressuscitou, caminhar pelas ruas pavimentadas de milagres. Quando voltamos, logo começamos a programar a próxima visita."
Logo, por esta “graça” vale a pena silenciar a tudo e a todos. E para as crianças, idosos e mães palestinas diremos: "Nós amamos o povo palestino e temos orado pelas mães palestinas, os idosos, crianças” (Jane Silva). Mas a morte pode ser compensada com tais orações? O grande “profeta” Silas Malafaia ao se referir à posição do governo brasileiro quanto aos ataques israelenses, citou uma passagem bíblica segundo a qual "a nação que amaldiçoa Israel também é amaldiçoada".
Lembro-me de outra passagem Bíblica do primeiro testamento (Antigo Testamento), já que estes gostam muito de usá-lo de má fé para apoiar seus planos inescrupulosos, onde Isaías diz:
“Ouvi a palavra de Iahweh, chefe de Sodoma, Prestai atenção a instrução do nosso Deus, povo de Gomorra! Que me importam os vossos inúmeros sacrifícios? Diz Iahweh. Estou farto de holocaustos de carneiros e da gordura de bezerros cevados; no sangue de touros, de cordeiros e de bodes não tenho prazer.
Quando vindes à minha presença quem vos pediu que pisásseis meus átrios? Basta de trazer-me oferendas vãs: Elas são para mim incenso abominável.
Lua nova, sábado e assembleia, não posso suportar falsidade e solenidade! Vossas luas novas e vossas festas, minha alma as detesta: Elas são para mim um fardo; estou cansado de carrega-lo. Quando estendeis vossas mãos, desvio d vós meus olhos; ainda que multipliqueis a oração não vos ouvirei.
Vossas mãos estão cheias de sangue: Lavai-vos, purificai-vos! Tirai da minha vista vossas más ações! Cessai de praticar o mal, aprendei a fazer o bem! Buscai o direito, corrigi o opressor! Fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva! Então, sim, poderemos discutir, diz Iahweh:
Como se transformou em prostituta, a cidade fiel? Sião, onde prevalecia o direito, onde habitava a justiça, mas agora, povoada de assassinos. Tua prata transformou-se em escória, tua bebida foi misturada com água. Teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; todos são ávidos por subornos e correm atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, a causa da viúva não os atinge.” (Isaías 1, 10 – 18; 21 – 23)
A partir disto fico a pensar sobre o que é verdadeiramente combater o mal, e com maior temor fico a refletir qual a imagem de Deus criada por estes que se dizem “profetas” e “profetisas” e que apoiam o inverso daquilo que se trata o real proposito cristão: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dar a vida por seus amigos” (João 15, 12 – 13). Mas parece que a amizade e/ou fraternidade aqui é pautada na morte.
Referências:
Líderes evangélicos saem em defesa de Israel e criticam Dilma. Disponível: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/533991-lideres-evangelicos-saem-em-defesa-de-israel-e-criticam-dilma#.U_ARBOhUm1g.email Acessado em: 17/08/2014.
Bíblia. Bíblia de Jerusalém. 7ª impressão. São Paulo: Paulus, 2011.