Ser Humano? Isso existe ?
O homem é classificado por algumas pessoas como “ser humano”. Com todo respeito, não concordo. Ainda estamos muito longe de sermos considerados “seres humanos”. Se consultarmos os dicionários, encontraremos os seguintes sinónimos de “humano” : sensível à piedade, compassivo, solidário, participativo, mostra-se humano com os seus semelhantes, vivencia e incentiva a alteridade.
Fazemos isso ? Praticamos isso ? Incentivamos isso ? Ensinamos isso aos nosso filhos e nas escolas ? Somos reles animais e ainda nem saímos da selvageria e da barbárie que nos circundavam quando ainda vivíamos nos tempos da caverna. Os animais selvagens matam para comer e para proteger o seu território. Nós matamos por PRAZER, por ganância, por raiva e por ignorância.
Um ser humano, no sentido verdadeiro da palavra, faria o que assistimos hoje na Palestina ? Um massacre covarde e avassalador ? Um “ser humano” faria o que russos e ucranianos fizeram com os passageiros da Malaysia Airline ? Um “ser humano” faria o que os americanos fizeram e fazem no Iraque e no Afeganistão ? Um “ser humano” seria responsável pelo massacre covarde de milhares de cristãos, na África ? Paramos por aqui, para não sermos enfadonhos.
Não, não somos “seres humanos". Somos “bichos” e os exemplos acima e a história nos confirmam tudo isso. Mesmo assim, de vez em quando surge entre nós um bom exemplo de “ser humano” para não esquecermos a nossa vocação. Eventualmente, convivemos com uma Madre Teresa de Calcutá; um Mahatma Gandhi ; um Chico Xavier.
Mas o nosso convívio diário é com gente da pior espécie : Wladimir Puttin, George Bush, Benjamin Netanyahu, Fidel Castro, Hitler, Stalin e outros bichos. Ser humano ? Isso não existe !
Leandro Cunha –julho/2014