HOUVE UM TEMPO...
Houve um tempo em que homens envolvidos com a nossa política de governo nos orgulhavam - Hoje testemunhamos o contrário.
Esse trecho, à seguir, extraído do livro "Rui: Pequena História de uma Grande Vida, escrito por Cecília Meireles, nos trazem um exemplo extraordinário de homem comprometido com o nosso país e com a humanidade.
"E quando chega o momento de afirmarem que as grandes potências devem governar o mundo, Rui, modesto representante de um país quase desconhecido, investe com a tese de que todas as nações são iguais.
Iguais? Como? Então países enormes, que ocupam todo um continente podem ser comparados a outros, deste tamanho, que nem se veem no mapa? – Não estará este embaixador equivocado?
Não o queriam ouvir, a princípio, e já não o podem deixar de ouvir, agora. E fala em francês, em inglês, - responde a tudo, pronta e luminosamente...
O telegrafo, trepidante, espalha pelo mundo o nome do Brasil que de repente se impôs àquele Congresso, graças a inteligência e ao idealismo do seu embaixador.
Foi o centro da Conferência: foi o cérebro do mundo: ainda uma vez, ensinava a pensar."