Nota de Esclarecimento- Sobre o Analfabetismo Político

Já dizia o Saudoso Roberto Campos, que no Brasil, a burrice tem um Passado Glorioso e um Futuro Promissor. A Julgar pelo que acontece hoje em dia, esta Promessa já é FATO CONSUMADO.Um Famoso Presidente já disse que não precisou estudar muito para chegar aonde chegou, e foi muito aplaudido por isto.

Os Sintomas da "Burrice", atinge tanto as chamadas elites, como grande parte da população.Se antigamente. o Estudo era porta de entrada para o ingresso na Administração pública, hoje, basta ser um bom Ator, ou iletrado, ter boa aparência(independente da essência)para ser bem votado.A População acaba deixando se levar apenas pelo carisma destes indivíduos sem levar em conta o Caráter ou mesmo o nível Cultural dos Mesmos.

Outro sintoma do Problema se revela quando se acusa a Mídia de sempre Manipular a opinião Pública. Ora, só se manipula a opinião de um Povo que não pensa, não gosta de Ler,que não pesquisa. Logo, de quem é a culpa, mesmo?

Ouço, ás vezes, dizerem que "todo Político é corrupto", que "Todos são iguais", porém esta idéia não encontra eco na realidade. Com todo respeito a liberdade de expressão, mais é outro sintoma da "burrice", expressa por Campos.Vale ressaltar, que a Praga da Corrupção, bem antes de ser um Problema Político, é SOCIAL. Quando prometo, e não cumpro, tomo emprestado e não devolvo, quando compro e não pago, o que estou fazendo, é contribuindo para que esta praga se dissemine. E para quem acompanha os fatos, sabe que a grande maioria dos Brasileiros, se enquadram nesta Triste realidade. Votar Nulo ou Branco, só alimenta o Problema da Corrupção, além de ser um desserviço á Democracia, que foi conquistada por preço de sangue por nossos irmãos. Afinal, para quem não sabe, Política é a Arte de governar em prol do bem comum, e torna-se um dever de cada cidadão, acompanhar o desempenho de seu candidato o qual votou, e, dependendo deste, até mesmo reelêge-lo.

A Palavra -chave é ACOMPANHAMENTO.DISCERNIMENTO.

No exato momento em que focalizássemos mais a nossa atenção em fatores como a informação e Educação Moral e Cívica,e, em seguida, divulgar, a compartilhar e em votar quem compartilha com os mesmos valores, teríamos uma grande virada em nossa cultura Política.Não falo de perfeição, mais de um esforço conjunto na busca e no cultivo destes valores. Alguém diria que isto não existe,mais é um outro sintoma da "burrice", pois se fôssemos mais firmes em nossos ideais, obteríamos mais êxitos em nossos propósitos.

Longe de querer erguer aqui qualquer bandeira Partidária, não deveríamos esquecer, que ,nos últimos 20 anos, do ponto de vista econômico, o Brasil, mudou, e para melhor.Quem não se lembra da inflação, nos anos 80, que corroía o bolso do nosso povo? O que não mudou, foi a consciência de muitos Brasileiros, que só aprendeu a criticar, e nunca valorizar o que já feito,e conquistado.

Concluindo minha reflexão, precisaríamos, rever nossos conceitos,ter Consciência Política,que não se adquire só na cobrança de Direitos, mais no cumprimento de Deveres.Não devemos esquecer que nosso desdém para com essas questões, só alimenta a ignorância, pois quando dize- mos que não gostamos de Política, naturalmente, seremos,dirigidos governados,ou traídos, pelos que gostam.

Optaremos por acordar? Ou permaneceremos "eternamente deitados, em um Berço extremos de Miséria ou ignorância?" Quem sabe, se fortalecemos a minoria, com mais Informação, não seremos maioria que atue com mais Razão ? Só assim, a "burrice", expressa por Roberto Campos ficaria só na História, e deixaria de ter, entre nós um Presente Promissor e Glorioso.Fica a Dica.

ELIAS OLIVEIRA
Enviado por ELIAS OLIVEIRA em 11/06/2014
Reeditado em 18/07/2014
Código do texto: T4841489
Classificação de conteúdo: seguro