Empédocles de Agrigento.

Empédocles de Agrigento.

493-430 a.C.

Sua Filosofia foi uma tentativa de conciliação de várias tendências, imaginava que cada uma das correntes era detentora de parte das verdades.

Portanto, um homem eclético, sua teoria favorecia em direção à formulação de um grande processo de síntese, para sua época histórica.

O desenvolvimento do materialismo dos Jônios, o idealismo panteísta dos Eleatas e a dialética de Heráclito, o desejo era aproveitar as partes do pensamento de cada sistema que refletisse a verdade.

Para Empédocles existia uma leia na natureza, imutável ligada ao mecanismo do desenvolvimento químico da natureza da matéria, as coisas não têm lógicas nas suas origens por não estarem nelas mesmas o fundamento da evolução, na perspectiva do entendimento tradicional, o que significa que existe uma procedência química na natureza de cada coisa analisada, caminho pelo qual entende a evolução.

Nada existe em si, a vida incluindo o homem, origina de outras espécies inferiores, apenas os mais aptos sobrevivem a evolução, denominava dos mais aptos.

Princípio posteriormente herdado por Darwin, ma formulação da sua teoria da Origem das Espécies, sua relação com mundo químico procedente à natureza animal.

A Teoria da evolução da forma pensada por Darwin, a não é verdadeiramente original por parte do grande naturalista.

A ideia de evolução por seleção natural vem exatamente da formulação de Empédocles, pensou pela primeira vez que o homem não foi criado pelos desígnios de Deus.

O que imaginou a partir da sua teoria epistemológica, as substâncias originais combinavam-se por misturas diversas de outros organismos químicos, nas trocas de qualidades na determinação da evolução das coisas complexas.

Para ele existem dois fundamentos que se unem cosmicamente e separa ao mesmo tempo, a realidade do ódio e do amor, tudo se constroem se nessa perspectiva.

No entendimento de um mundo fundamentado por princípios idealistas, os filósofos eleatas acabaram justificando as estruturas sociais do seu tempo, do mesmo modo a forma de Estado, defendendo naturalmente as classes superiores.

Ao fazer a defesa que na natureza nada muda, diferentemente afirmava que no mundo social político também não haveria mudança, portanto, estabelecia relações políticas conservadoras.

A sociedade não muda, não pode mudar, tudo que foi definido no princípio está perfeitamente correto, com efeito, a lógica das coisas, será eterna.

Isso significa que o mundo está absolutamente pronto, a vontade de Deus, desse modo, a política também não pode sofrer nenhuma alteração.

As concepções de Empédocles e de outros filósofos do seu tempo, não têm maiores considerações a respeito da mudança política, o que significa as proposições de seu tempo, não foram além das ideologias impregnadas no momento histórico.

Só com Heráclito, que a Filosofia grega sofre suas estruturas de modificação, com o desenvolvimento da doutrina, possibilitou uma nova ordem para compreender o mundo, pela sua historiografia do movimento, o que seria considerada de dialética.

As forças da natureza e das relações sociais fundamentam na compreensão das contradições e por meio delas a superação das velhas condições, a sociedade visada em defesa de todos e não apenas os que detêm tanto o poder econômico, como também o político.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 08/05/2014
Reeditado em 08/05/2014
Código do texto: T4799103
Classificação de conteúdo: seguro