A Reforma Protestante e a Reforma Católica

Há 503 anos, Martinho Lutero abraçou a Reforma Protestante. Ele se cansou da manipulação da fé e corrupção. Assim, desafiou o papado. Mas, afinal de contas como tudo começou?

Movimento iniciado em 1517, na Alemanha, pelo teólogo alemão Martinho Lutero (1483-1546), que originou as igrejas protestantes. Lutero defendia a supremacia da Bíblia sobre a tradição, se opunha à venda de indulgência (simonia) papal, aboliu a confissão obrigatória, o jejum e o celibato clerical. Para ele, o fiel alcança a salvação pela fé, não pelas obras.

Em 1521, Lutero se nega a voltar atrás em suas idéias e afixa as 95 Teses na porta da igreja, em Winttenberg, na Alemanha. Em seguida, ele é excomungado pelo papa Leão 10º. Para Lutero a salvação (ou justificação) deriva da graça divina e não das obras humanas, a fé é o caminho para os cristãos que desejam alcançar o perdão de seus pecados e a salvação. Critica a infabilidade do papa.

Com o apoio da nobreza alemã, o luteranismo difunde-se rapidamente pela Europa. Assim, o poder eclesiástico é substituído pelo do Estado, a liturgia é simplificada, o celibato clerical é anulado, e acaba o culto às imagens. Segundo o reformador, a nova doutrina tinha como base a carta do apóstolo Paulo aos romanos. As ideias do reformista atingem vários países: Suíça, Inglaterra, França, Escócia. Hoje, existem cerca de 700 milhões de adeptos que seguem as ideias de Lutero. No Brasil, eles são cerca de 25 milhões.

REFORMA ANGLICANA

Em 1534, o rei Henrique 8º, decretou o fim da Igreja Católica na Inglaterra. O motivo foi a não aceitação do papa Clemente 7º em anular seu casamento com Catarina de Aragão, para poder casar-se com Ana Bolena. Diante dessa situação, Henrique 8º declarou-se chefe da igreja na Inglaterra. Assim, ele submeteu o poder religioso à sua autoridade.

REFORMA CALVINISTA

Teve início em 1534, na França, com as pregações do teólogo e reformador João Calvino. Mais radical que Lutero, Calvino defendeu a tese de o homem nascer predestinado à salvação ou à condenação. Considera-o livre de todas as proibições não explicitadas nas Escrituras, o que torna as práticas do capitalismo lícitas, em especial a busca pelo lucro (usura), condenada pela Igreja Católica. Para o teólogo, o homem deve buscar o lucro por meio do trabalho e de uma vida regrada, que, também, são formas de louvar a Deus.

REFORMA CATÓLICA - reação e reafirmação dos dogmas da igreja

Reforma - ou Reforma Católica - é o nome que se dá ao movimento de reação da Igreja Católica à Reforma. À época, a igreja se serviu dos Concílios para deliberar a sua interpretação oficial sobre assuntos relacionados à fé. Entre eles: disciplina eclesiástica, costumes, doutrina. Foi isso o que ocorreu no Concílio de Trento (1545-1563), que reafirmou a liturgia – rituais - e promoveu uma edição do catecismo católico e condenou com expulsão aqueles que negam as indulgências. (RS)

SAIBA MAIS SOBRE A REFORMA

LUTERANISMO: segue as ideias de Martinho Lutero; não aceita a autoridade do papa; propõe uma relação direta entre Deus e os fiéis, dispensando, portanto, a necessidade da intermediação dos sacerdotes, como acontece no catolicismo; não aceita todos os sacramentos defendidos pela Igreja Católica; defende que a fé é fundamental para a salvação da alma, e não as “boas obras”, como defende o catolicismo; incentiva a leitura dos textos sagrados como meio de manutenção da fé.

CALVINISMO: segue as ideias de João Calvino; tem muitas posições em comum com o luteranismo, principalmente no que se refere à condenação de ideias e práticas do catolicismo. Defende a doutrina da predestinação, segundo a qual somente Deus tem o poder da salvação das almas, sendo que os homens já nascem com seu destino traçado pelos desígnios divinos. Tem mais, Calvino valorizava o lucro (prosperidade) e o trabalho, que por sua vez agradava muito a burguesia.

ANGLICANISMO: manteve a maioria das ideias e práticas do catolicismo (como rituais religiosos e sacramentos). Não aceita a autoridade do papa; o celibato sacerdotal não é uma obrigação. O chefe da Igreja Anglicana é o monarca inglês''.

NAS QUESTÕES OBJETIVAS ABAIXO, MARQUE UM X

Lembre-se que ao entregar as respostas das questões abaixo, use letra Maiúscula. Dê uma à outra resposta, deixe espaço de duas (2) linhas. Você pode colocar as respostas no mesmo lado da folha.

1.Sobre a Reforma Protestante ocorrida na Idade

Moderna, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas sentenças abaixo.

( ) A Reforma Protestante foi um movimento de caráter religioso que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno.

( ) O sistema feudalista estava agora dando lugar às Monarquias Nacionais que começam a despertar na população o sentimento de pertencimento e colocam a Nação e o rei acima dos poderes da Igreja.

( ) Entre um dos fatores de grande relevância que assinalaram esse período de transformações podemos destacar o novo contexto econômico do período.

( ) Pode-se dizer que Martinho Lutero foi o único expoente da Reforma Protestante após a Idade Média.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A)V, F, V, F.

B)V, V, V, V.

C)V, V, V, F.

D)V, F, F, F.

2.No século XVI, a Europa foi abalada por reformas religiosas que levaram a uma quebra da hegemonia católica no mundo ocidental. As críticas procuravam expurgar do cristianismo práticas e idéias que, aos olhos dos homens do século XVI, não podiam mais continuar a regular a vida de milhões de pessoas.

Sobre a reforma protestante no século XVI, analise os itens a seguir:

I. Um dos seus principais líderes e idealizadores foi Martin Lutero. Entre as propostas de Lutero, estavam a eliminação da maioria dos sacramentos católicos e a extinção do celibato para o clero.

II. Martin Lutero tinha o objetivo de implantar, na sociedade europeia, reformas religiosas que tivessem, também, profundo impacto nas estruturas sociais, diminuindo as desigualdades e as hierarquias sociais.

III. A Reforma Anglicana, ocorrida na Inglaterra, teve, entre suas motivações, o interesse de confiscar as terras da Igreja em território inglês, assim como diminuir o poder da Igreja na Inglaterra e fortalecer a centralização política.

IV. Calvino pode ser considerado o teólogo do capitalismo, pois sua doutrina legitimava o lucro e valorizava o trabalho os quais favoreciam os princípios da burguesia.

Assinale a opção correta.

A) Somente o item I é verdadeiro.

B) Somente os itens I, II e III são verdadeiros.

C) Somente os itens I e III são verdadeiros.

D) Somente os itens II, III e IV são verdadeiros.

E) Somente os itens I, III e IV são verdadeiros.

3.A Reforma religiosa propagou-se rapidamente por toda a Europa e mobilizou toda a sociedade, provocando desde rebeliões camponesas até guerras prolongadas entre estados, assim:

a) A venda de indulgências precipitou a Contra-Reforma.

b) Contra a comercialização da fé, Calvino difundiu suas 95 teses.

c) A Reforma permitiu aos príncipes alemães se apoderarem dos bens da Igreja.

d) O Anglicanismo pregava a predestinação e reforçava a rigidez doutrinária e moral.

e) O Concílio de Nicéia decidiu pelo fortalecimento dos tribunais de inquisição para combater o protestantismo.

4. No Concilio de Trento (1545-1563), a Igreja Católica, adotou um conjunto de medidas com vistas à Restauração da Igreja Católica e ao combate à Reforma Protestante, buscando:

A) reafirmar as práticas do protestantismo no sentido de cooptar os protestantes insatisfeitos

B) reafirmar a doutrina e práticas católicas que eram condenadas pelos protestantes

C) afirmar a liberdade de casamento dos padres e a escritura da Bíblia em língua vulgar

D) restabelecer o movimento das Cruzadas contra os princípios e avanços dos protestantes

E) condenar a criação de instituições católicas como a Companhia de Jesus.

5.Para o teólogo abaixo, o ser humano deve buscar o lucro por meio do trabalho e de uma vida sem excessos.

(a) Lutero.

(b) Calvino.

(c) Henrique 8º.

(d) TSF.

6.Em 1530, foi redigida a “Confissão de Augsburgo” com as teorias como “sacerdócio universal”, “livre interpretação da Bíblia”, “abolição do celibato clerical”, “salvação pela fé” e “crítica à infalibilidade do papa”. Essas ideias deram base ao

(A)calvinismo.

(B)anglicanismo.

(C)luteranismo.

(D)puritanismo.

(E)asceticismo.

7.Sobre a Reforma Protestante, é correto afirmar:

a) a Reforma foi um movimento religioso e econômico, iniciado na Itália e que se expandiu por toda a Europa durante o século XVI;

b) a venda de indulgências pelos dominicanos, ligados aos banqueiros, foi o motivo inicial da ruptura entre Lutero e a Igreja;

c) a oposição dos príncipes alemães foi fato decisivo para a expansão do luteranismo pela Europa;

d) avanço do protestantismo, representado na França pelos huguenotes, que tinham como princípio a constituição de um Estado laico, sem a presença da Igreja, e submetido aos interesses feudais;

e) as igrejas luterana e calvinista surgiram em consequência da contra-reforma (contrarreforma) Religiosa.

8.Assinale a alternativa correta a respeito da Reforma religiosa.

(A) Teve apoio do Papa, pois a Igreja necessitava reestruturar-se.

(B) Foi um movimento que atingiu apenas a elite letrada da época.

(C) Não ocasionou influência sobre a formação das economias modernas.

(D) Restringiu-se à Igreja Luterana na Alemanha e Anglicana na Inglaterra.

(E) Seus princípios não baseavam-se na Bíblia e no cristianismo.

9. A partir da leitura dos textos abaixo, identifique corretamente o momento histórico ao qual se referem.

“Assim que a moeda no cofre cai, a alma do purgatório sai.”

“Quantos pecados mortais se cometem em um dia, quantos em uma semana, quantos em um ano, quantos em uma vida inteira? São quase infinitos e por eles deve-se pagar uma pena infinita nas chamas do purgatório. Porém graças a estas indulgências, podereis ganhar, de uma vez por todas, perdão total desses castigos.”

“É certamente possível que, quando a moeda tilinta na caixa coletora, a cobiça e a avareza aumentem; mas a salvação depende apenas da vontade de Deus.

a) Consolidação do Cristianismo na Alta Idade Média.

b) Formação das Monarquias Nacionais na Baixa Idade Média.

c) Renascimento Cultural.

d) Crise do Antigo Regime.

e) Reforma Protestante.

10. (Modificada) Quando Lutero, monge agostiniano, defendeu, em 1517, as 95 teses afixadas na Igreja de Wittenberg criticando a Igreja católica romana e sua doutrina, caracterizou-se o conflito entre segmentos da Igreja. Esse momento foi decisivo para a cisão da Igreja católica, pois

(A) não criticou a venda das Indulgências, determinada pelo Papa Leão X, intensificando a revolta camponesa com pilhagens de bens da Igreja.

(B) não defendiam os luteranos a redução dos sacramentos e criticavam a secularização dos bens da Igreja, apoiando as revoltas camponesas.

(C) os camponeses não se rebelaram contra a Igreja católica e invadiram e pilharam seus bens, recebendo apoio dos senhores feudais e de Lutero.

(D) Lutero não apoiou a revolta camponesa contra a Igreja católica e criticou a secularização de seus bens com o apoio dos Príncipes e dos senhores feudais.

(E) as doutrinas luteranas difundidas desencadearam grande agitação entre camponeses e senhores feudais que pretendiam se apropriar dos bens da Igreja.

11.Sobre a Reforma Religiosa, assinale as alternativas corretas:

I. A reforma religiosa no século XVI, iniciada na Itália, se expandiu para toda a Europa, difundindo um dos principais fundamentos da teologia luterana que consiste na salvação do homem pelas boas obras.

II. Com a “Paz de Augsburgo” (1555) ficou definido a liberdade dos príncipes protestantes de imporem sua religião aos seus súditos.

III. Um dos principais motivos da ruptura entre Lutero e a Igreja Católica foi a venda das indulgências pelos dominicanos.

IV. O Calvinismo teve influência no desenvolvimento de vários países, pois o êxito pessoal para os calvinistas é um sinal de predestinação.

a) I, II e IV são alternativas corretas;

b) I, II e III são alternativas corretas;

c) II, III e IV são alternativas corretas;

d) I, III e IV são alternativas corretas;

e) Todas as alternativas estão corretas.

12.Pode-se afirmar, corretamente, que a Reforma

a)foi um movimento de contestação religiosa à Igreja Católica, não tendo

nenhuma implicação política nem econômica.

b) não interferiu nas condições geradas na Europa do século XVI pelo desenvolvimento do comércio, pela ascensão da burguesia e pelo renascimento.

c) foi o movimento que rompeu a unidade religiosa da Europa ocidental, dando origem a novas Igrejas Cristãs.

d)valorizava Deus, a fé e o desprezo às coisas terrenas, porque não era materialista, mas, sim, pregadora do fanatismo de predestinação e da submissão do homem a Deus.

13.A Reforma Religiosa, surgida na Alemanha no século XVI, foi um dos marcos da passagem do feudalismo para o capitalismo. Sobre esse movimento, é correto afirmar que:

a) teve início com o monge Martinho Lutero, que contestava a venda de indulgências pela Igreja Católica e defendia que a fé era o elemento fundamental para a salvação do indivíduo.

b) foi um movimento da Igreja Católica que visava combater o protestantismo que avançava na Europa e culminou com a perseguição aos inimigos da igreja pelo Tribunal do Santo Ofício.

c) foi um movimento iniciado por Calvino em 1517, após publicar 95 teses que atacavam a Igreja Católica, o poder do Papa, a venda de relíquias e o culto aos santos.

d) foi um movimento de cunho religioso, econômico e social, iniciado por John Wycliffe que condenava o acúmulo de capital como forma de obtenção do paraíso celestial.

e) teve início com a tentativa da Igreja Católica de combater as heresias de grupos como os albigenses e cátaros, que desafiavam o poder papal e alguns dogmas da Igreja Católica.

14. A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs, dentre as quais destacam-se a luterana, a calvinista e a anglicana. A despeito das características que conferem especificidade a cada uma delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. Um desses elementos é a:

a) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.

b) ausência de hierarquia eclesiástica.

c) tolerância em relação às demais religiões cristãs.

d) afirmação da primazia da Igreja sobre o Estado.

e) crítica às estruturas sociais vigentes.

15.Em 1545, o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, uma reunião de bispos e autoridades, que tinha por finalidade, EXCETO

a) reafirmar todos os dogmas e práticas ritualísticas vigentes na Igreja Católica.

b) criar seminários para uma formação mais rigorosa do clero, corrigindo-lhe os abusos.

c) reorganizar o Tribunal da Inquisição, como forma de guiar os fiéis no cumprimento dos dogmas católicos.

d) fortalecer a hierarquia da Igreja Católica, sem no entanto confirmar a supremacia papal.

e) definir que somente a Igreja Católica tinha o poder de interpretar a Sagrada Escritura.

16.Leia o texto abaixo para responder à questão. “Em 1545, tinha início o Concílio de Trento, e a cristianização das populações de ambos os lados do Atlântico tornou-se um dos pontos de honra de seu programa.” Laura de Mello e Souza. Inferno Atlântico. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 23. Adaptado. O Concílio de Trento foi

(A) um conjunto de propostas voltadas à retomada de valores pagãos clássicos.

(B) um cisma dentro do catolicismo, que provocou o surgimento da Igreja Católica Ortodoxa.

(C) uma reação da Igreja Católica Romana às críticas da época e ao avanço do protestantismo.

(D) um espaço de denúncia da corrupção e dos problemas internos da Igreja Católica Romana.

(E) uma tentativa de restabelecer a unidade entre cristãos, judeus e muçulmanos. .

17.Em 1545, o papa Paulo III convoca o Concílio de Trento, que tem por finalidade o que afirma a seguir, EXCETO:

a) fortalecer a hierarquia da Igreja católica, sem no entanto confirmar a supremacia papal;

b) Adotar medidas mais firmes no sentido de corrigir os abusos entre o clero;

c) Confirmar os dogmas e as práticas ritualísticas vigentes na Igreja Católica;

d) Reorganizar o Tribunal do Santo Ofício, como forma de guiar os fiéis no cumprimento dos dogmas religiosos;

e) Garantir a manutenção da Sagrada Escritura, definindo que somente a Igreja tinha o poder de interpretá-la.

18.Sobre a Reforma e Contra-reforma é incorreto afirmar que:

a) O calvinismo propôs a doutrina da predestinação à salvação ou à condenação;

b) A Contra-reforma, conhecida também como reforma católica, significou a reação católica às ideias reformadores protestantes;

c) A Contra-reforma utilizou o Tribunal da Inquisição, o Index, o Concílio de Trento e a Companhia de Jesus para combater o protestantismo;

d) Uma das principais consequências da reforma anglicana na Inglaterra foi a apropriação dos bens da Igreja Romana pela Coroa Britânica;

e) A primeira reação da Igreja Católica às reformas protestantes foi realizar uma revisão da doutrina católica, propondo a tolerância às diversas correntes protestantes e o fim da Santa Inquisição.

19. Sobre a Reforma Protestante ocorrida na Idade Moderna, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas sentenças abaixo.

( ) A Reforma Protestante foi um movimento de caráter religioso que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno.

( ) O sistema feudalista estava agora dando lugar às Monarquias Nacionais que começam a despertar na população o sentimento de pertencimento e colocam a Nação e o rei acima dos poderes da Igreja.

( ) Entre um dos fatores de grande relevância que assinalaram esse período de transformações podemos destacar o novo contexto econômico do período.

( ) Pode-se dizer que Martinho Lutero foi o único expoente da Reforma Protestante após a Idade Média.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A. V, F, V, F.

B. V, V, V, V.

C. V, V, V, F.

D. V, F, F, F.

20. A Cultura Moderna se afirmou com as Reformas Religiosas, que consistiam em:

A) Crítica à Igreja Católica reivindicando a afirmação dos valores feudais para combater as rebeliões camponesas.

B) Crítica à Igreja Católica especialmente a respeito da venda de indulgências e mercantilização da fé.

C) Crítica ao Protestantismo que submetia a igreja aos regimes feudais.

D) Avanço do Calvinismo representado pelos alemães como defesa dos valores espirituais.

E) Afirmação da superioridade dos valores materiais sobre os espirituais.

21. Em 1530, foi redigida a “Confissão de Augsburgo” com as teorias como “sacerdócio universal”, “livre interpretação da Bíblia”, “abolição do celibato clerical”, “salvação pela fé” e “crítica à infalibilidade do papa”. Essas ideias deram base ao

(A)puritanismo.

(B)anglicanismo.

(C)calvinismo.

(D)luteranismo.

(E)asceticismo.

22. No meio de pestes terríveis, de repetidas guerras e de aflitivas lutas civis, numa Europa Ocidental e Central abalada por brutais reviravoltas da conjuntura econômica, a Igreja de Cristo parecia navegar à deriva para o abismo. Mas o século XVI viu-a recuperar-se e, ao mesmo tempo, quebrar-se e mostrar à luz do dia o escandaloso espetáculo de ódio entre os seus filhos. (DELUMEAU, J. A Civilização do Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984.)

O texto acima refere-se à conjuntura do seguinte processo histórico:

(A) Iluminismo

(B) Liberalismo

(C) Reforma Religiosa

(D) Revolução Filosófica e Científica

23. A sociedade europeia do contexto da passagem do Medievo para a Modernidade até meados do século XVI sofreu de uma forte angústia coletiva, resultante de uma série de acontecimentos trágicos e de uma postura de afastamento da Igreja Católica dos fiéis, que precisaram de novos suportes para seus medos e receios. Esta resposta deu-se inicialmente com o Humanismo, movimento de intelectuais que aspiravam uma religião mais simples, sem tantos dogmas, buscando a imitação de Jesus. Contudo, mostrou-se insuficiente, por não esclarecer as dúvidas dos cristãos quanto às suas angústias. Estas respostas vieram a partir de outro movimento contemporâneo ao Humanismo, com ideias muito próximas a este em alguns aspectos, mas essencialmente muito díspar: a Reforma.

Disponível em: http://www.historia.ufpr.br/. Acesso em: 9 dez. 2013 (adaptado).

A Reforma, conhecida também por Reforma Protestante, teve entre seus reformadores dois nomes de maior destaque, que conseguiram, de fato, o rompimento definitivo com a Igreja Romana. Foram eles:

A) Martinho Lutero e João Calvino.

B) John Wiclif e João Calvino.

C) Jonh Huss e Girolamo Savonarola.

D) John Wiclif e Martinho Lutero.

E) Girolamo Savonarola e Martinho Lutero.

24. O movimento de reação da Igreja Católica que decidiu combater as mudanças do protestantismo ficou conhecido como:

a. Sinodo

b. Reforma Calvinista

c. Contra-reforma

d. Reforma Religiosa

e. Reforma Anglicana

25.Na Alemanha do século XVI, teve início, em meio a uma série de transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que assinalaram o período de transição entre a sociedade feudal e a moderna, a Reforma Religiosa.

Dentre as principais causas da Reforma Religiosa, NÃO é possível assinalar:

A) A elaboração de um conjunto de preceitos com os pontos fundamentais da doutrina católica, destinado a garantir a unidade da fé católica e a disciplina eclesiástica.

B) A crise interna à Igreja, que era caracterizada pelo comportamento imoral de parte do clero em algumas práticas, como a simonia (venda de objetos sagrados) e a venda de indulgências.

C) A ascensão da burguesia possuidora de uma nova mentalidade vinculada à ideia de lucro e que encontrava obstáculo na defesa do preço justo e na condenação da usura pela Igreja Católica.

D) O surgimento de um sentimento nacionalista a partir do fortalecimento das monarquias nacionais, que definiam as

fronteiras e centralizavam o poder nas mãos do rei.

26. Ele foi o responsável pela implantação da Igreja Anglicana na Inglaterra. Motivo: recusa do papa em anular seu casamento com Catarina de Aragão.

(a) papa Clemente 7º.

(b) rei Henrique 8º.

(c) Martinho Lutero.

(d) João Calvino.

(e) TSF.

27. (ADAPTADA) Ele sujeitou o poder espiritual ao seu poder. Isso se deu em função de motivos pessoais. Referimo-nos a:

(a) papa Clemente 7º.

(b) rei Henrique 8º.

(c) Martinho Lutero.

(d) João Calvino.

(e) papa Paulo III.

28. “Embora a origem da Reforma de Lutero se deva a uma experiência pessoal, ela refletiu, na verdade, o estado de espírito comum a muitos seguidores da Igreja Romana. De fato, a iniciativa da livre interpretação da Bíblia deve ser compreendida como mais uma das muitas manifestações típicas do individualismo do homem renascentista.” (Carmem Peris, Glória Vergés e Oriol Vérges, EL RENACIMIENTO. Barcelona: Parramón Ediciones, s/d, p.32)

A Reforma Protestante fez parte do processo de transição da Idade Média para a Idade Moderna e teve na religião seu alvo principal. A partir do que foi dito acima podemos dizer que a Reforma religiosa foi:

a) A livre interpretação da bíblia levou ao surgimento de diversas igrejas que renegavam a necessidade das obras e da fé absoluta em Deus como forma de organização da sociedade

b) A manutenção do estado de espírito do catolicismo presente na manutenção pelos reformadores dos principais dogmas da igreja romana como a infabilidade do papa e o culto a virgem Maria.

c) Um amplo movimento de mudanças sociais na medida em que alterou hábitos e costumes da época, integrando dois contextos: o das modificações ligadas ao desenvolvimento do comércio e seus efeitos e o do processo de centralização monárquico, que deu surgimento ao Estado moderno.

d) Um processo de transformação espiritual que teve repercussões em outros setores da sociedade como a expansão marítima ibérica que levou a religião de Lutero para o novo mundo.

29. A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica contra o surgimento das religiões protestantes, no qual ela estabeleceu uma série de ações, dentre as quais a criação de um braço com vistas à expansão do catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, ele foi o principal responsável pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático. Estamos falando da:

A) Ordem de São Bento.

B) Ordem dos Frades Menores.

C) Ordem dos Pregadores.

D) Companhia de Jesus.

E) Opus Dei.

30. A Reforma Luterana de 1517 reacendeu o debate a respeito da crise da Igreja Medieval. É representativo(a) dessa crise

a) o conflito com os muçulmanos pela Terra Santa.

b) a venda de indulgências.

c) a canonização de Joana D'Arc, considerada uma herege.

d) a tradução da bíblia do latim para o grego.

e) o espírito renascentista que buscava lançar as bases da Teologia da Libertação.

31. Se um homem muito rico e empreendedor, pretendendo comprar uma boa fazenda, leva emprestada de um vizinho uma parte do capital, por que razão aquele que empresta não poderá tirar algum lucro do rendimento, até que haja recebido todo o dinheiro de volta?

(CALVINO, João, apud DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira/Edusp, 1989. p. 304.)

O francês João Calvino, fugiu para a Suíça, onde passou a divulgar suas ideias, dando origem a uma nova corrente religiosa. As ideias de Calvino fundamentavam-se na predestinação absoluta, segundo a qual todos os homens estão sujeitos à vontade de Deus – uns serão salvos e outros condenados. Ainda segundo Calvino, a riqueza, fruto do trabalho, seria um dos sinais de salvação.

Assinale a alternativa correta.

a) A doutrina calvinista estava de acordo com as pregações da Igreja medieval, segundo a qual a pobreza era sinal de salvação da alma.

b) A doutrina calvinista confirma a luterana, quando afirma que o homem se salva pela sua fé.

c) Calvino pregava que o homem se salvaria pela sua fé e pela realização de obras religiosas, daí a preocupação dos protestantes calvinistas com a construção de igrejas monumentais.

d) Para o religioso francês Calvino, a riqueza era um pecado, sendo fundamental o homem manter-se pobre e a serviço de Deus.

e) A doutrina calvinista agradou a burguesia, que encontrou nela uma justificativa para a sua riqueza.

32. O Concílio Trento (1563) organizou a reação católica, ou Contrarreforma, definindo alguns pontos fundamentais da moral católica. As medidas adotadas da doutrina cristã frente ao aparecimento e crescimento das igrejas protestantes no século XVI. Quais das medidas abaixo constituíram pontos fundamentais da Contrarreforma?

I- A afirmação da Tradição, ou seja, as interpretações dos padres da Igreja, papas e concílios, que, juntamente com as Escrituras, constituíam os fundamentos da fé cristã.

I- A reorganização do Tribunal da Inquisição ou Santo Ofício na Itália, que ficou encarregado de combater a Reforma, e a redação de um Índex, catálogo de livros de leitura proibida aos fiéis.

III- A confirmação dos dogmas e práticas rituais católicas, tais como: a presença real de Cristo na Eucaristia, a salvação pela fé e boas obras, e os sete sacramentos, além do culto à Virgem e aos santos.

(A) Apenas I.

(B) Apenas III.

(C) Apenas I e II.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

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