A Família é uma Instituição Religiosa?
Vamos parar pra pensar um pouco no assunto. Primeiro, que é família? Vamos conceituar como 'a menor porção de uma comunidade'. Comunidades surgiram, a priori, por necessidade e aprendizado do homem em deixar sua atitude nômade. Comunidades floresceram primeiro com o aumento das mesmas, e segundo, com o aumento da possibilidade de sustentação das mesmas. Logo, para aumento da comunidade é preciso que haja:
1 - Mulheres para o óbvio.
2 - Mulheres para a possibilidade de melhor comunicação das mesmas.
O papel fundamental da presença e continuidade de comunidades humanas, (aumento da prole, manutenção das mesmas e óbvia comunicação) se deu, a priori, pelas mulheres. Sem mulheres, não há como ter aumento de prole. E julgo que com elas têm um vocabulário maior que os dos homens, elas ajudaram na comunicação e portanto, manutenção das primeiras comunidades.
Como comunidades são formadas por longos vínculos familiares -- sanguíneos ou não -- as mulheres tiveram grande importância nas mesmas. Isso é notado pelo fato de os primeiros deuses serem femininos: Nix e Tiamat são prova disso. Depois com as comunidades estabelecidas, o homem por ser mais forte e em geral prover a caça e a defesa delas, passaram a estabelecer voz de comando. Somente, por primeiro, pela força.
Mas e as pequenas aglomerações formadoras das comunidades? -- Vínculos sanguíneos ou não. Os primeiros, como mãe e pai -- não há para aonde correr. E mesmo que nas primeiras comunidades (indígenas por ex) se note que todas as mulheres ajudem a criar as crianças, e todos os homens trabalhem para sustentação da caça e defesa das mesmas, com o real crescimento das mesmas, os vínculos primeiros e segundos tendem a se estabelecer e por fim formar as famílias.
Logo, a priori, se formam as comunidades por necessidade de enfrentamento, sustento e último coerção do mundo. Depois as famílias se fixam como núcleos da comunidade. Isso quebra a ideia de famílias primeiro, comunidade depois.
Contudo, sendo as famílias a menor porção das mesmas, sem famílias há o primeiro estado de comunidade, coisa que hoje só em comunidades hippies. Aliás, coisa que AINDA hoje só em comunidades indígenas mesmo.
Resposta: A priori NÃO. A família é uma instituição própria da necessidade das comunidades pelo seu crescimento contínuo. Formou-se por laços sanguíneos (ou não) e vá lá, emocionais. Tem mais coisa aí, mas o politicamente correto está batendo na minha porta. Um dia toco no "há mais ai".